domingo, 21 de fevereiro de 2016

TA NA HORA DE VOLTAR, E AGORA?


Uma das perguntas que mais recebo por e-mail ou inbox é como fazer a carta pedindo a readmissão. Muitas pessoas não sabem o que escrever - sim, e isso não é pecado, afinal, se o processo é burocrático dá-se a impressão que a carta também deva ser - ou como funciona todo o procedimento. 

Então vamos lá... 

Quando devo mandar a carta?

Não existe um período específico. Alguns irmãos estabelecem o período de 1 ano erroneamente por causa de uma orientação no livro dos anciãos, que recomenda que uma vez por ano os anciãos devem examinar a lista de desassociados e dissociados da congregação e devem visitá-los para saber se desejam retornar e receber ajuda para isso.   Assim, muitos anciãos achavam que esse deveria ser o período mínimo da disciplina. Entretanto cartas e estudos semanais de A Sentinela tem mostrado que esse pensamento está errado e muitas desassociações ocorreram com até 07 meses de desassociação. Mas são casos raros. Com menos de 6 meses nem sonhe. Um período regular que eu sugiro a encaminhar sua primeira carta é que seja a partir de 9 meses desassociado.

 O tempo de retorno vai levar em consideração 4 fatores, não necessariamente na mesma ordem, a saber:

1. Motivo da desassociação
2. Repercussão na congregação e/ou na comunidade.
3. Assistência regular às reuniões
4. Genuíno arrependimento.


Motivo

Alguns irmãos costumam dizer que não existem pecados grandes e pecados pequenos, que todos são pecados diante de Deus, numa interpretação errada das palavras de Jesus em Lucas 16:1, mas estão errados. Nos dias de Israel, Jeová estabeleceu cerca de 600 leis que incluíam punições em vários níveis para os diversos pecados cometidos. 

É obvio que uma pessoa que foi desassociado, seja por fornicação, roubo, homicídio ou idolatria, só pra citar alguns, terão tratamentos diferentes para seus casos. 


Repercussão 

O desassociado era bastante conhecido na comunidade ou tinha privilégios na congregação? Foi cometido por um ancião, servo ministerial ou pioneira regular ou especial, o qual se deu mais responsabilidades e serviam como representantes da congregação? (Luc. 12:47, 48)

Seu erro repercutiu negativamente vituperando o nome de Jeová perante a vizinhança, comunidade ou cidade? Se sim, ela terá um peso bastante significativo no momento da readmissão, para não se dá a entender que a Organização de Jeová acobertou ou banalizou o erro. 


Assistência regular


A assistência regular é item obrigatório. Não dá pra ir na reunião um mês achando que vai voltar em seguida, não adianta ir um dias sim, e dois não. Não dá pra ficar visitando congregações nesse período. Se tiver aula ou trabalho durante a semana, comunique ao corpo de anciãos. Se for viajar, comunique também. Se você não for regular às reuniões dificilmente será recomendado a voltar.


Arrependimento

E finalmente o ponto principal, o genuíno arrependimento. O livro dos anciãos orienta:

O genuíno arrependimento e o desvio do proceder errado - não a atitude de outros ou simplesmente o tempo decorrido - são os principais fatores determinantes ao decidir quando a pessoa pode ser readmitida. (1 Cor. 5:1, 11-13; 2 Cor. 2:6, 7) 

E o arrependimento está muito além de chorar diante dos anciãos. Ela envolve mudar o procedimento errado,  seu comportamento circunstancial e a forma de pensar. 

Por exemplo, um homem que foi desassociado por fornicação estará demonstrando arrependimento se sempre for visto cercado de mulheres, e pior, se estiver namorando com uma não cristã? Uma pessoa que foi desassociada por bebedeira ou conduta desenfreada estará demonstrando arrependimento se sempre é vista em festanças ou bebendo em barzinhos com amigos do mundo? Seu modo de vida vai determinar se você está realmente arrependida ou quer apenas voltar para poder se relacionar com os amigos e parentes que deixou pra trás. 

Uma amiga me perguntou se ela poderia fazer uma tatuagem? Poder pode, você pode tudo. Mas pergunte-se, o que uma tatuagem poderia fazer para você quando voltar e tiver que ir num passeio seja na praia, no clube ou num rio? Será que te deixará constrangida perante os irmãos? Poderia fazer com que as pessoas tivessem um conceito/atitude errada sobre você? São questões que devem ser analisadas. 



Pronto, hora de mandar a carta!


Se analisou todas as circunstancias e acha que é hora de voltar, escreva sua carta e entregue aos anciãos. O livro dos anciãos é claro quando orienta: 

"Ao passo que não se deve precipitar em readmitir pessoas desassociadas, deve-se dar atenção a um pedido de readimissão."  

Dessa forma, sua carta será lida e considerada pelo corpo de anciãos de qualquer forma. Gosto de usar uma frase muito comum: o NÃO você já tem, ore a Jeová para conseguir o SIM.

A orientação segue:

Os anciãos devem ter certeza de que passou tempo suficiente para que a pessoa desassociada prove que sua afirmação de arrependimento é genuína. (it-1 p. 210) Leve em conta o quadro geral de sua vida. Evidencia este agora que ela está arrependida? (w77 1/9 p. 536) 

Isso não significa que os anciãos vão investigar sua vida minuciosamente. A recomendação é bem clara quando diz que eles devem levar em consideração o "quadro geral" de vida. Nos casos onde não haja evidências aparentes de que o desassociado continua no erro, não é dever do ancião servir como policial investigativo e fazer uma devassa minuciosa na vida da pessoa. Se aparentemente não há nada que desabone a conduta, este deve ser readimitido.


O que escrever na carta?


É uma carta simples, pode ser escrita à mão ou impressa, onde você expõe em poucas palavras o seu arrependimento e o desejo de voltar a ser Testemunha de Jeová. Em alguns casos, pode até descrever as mudanças ou ações que fez para mostrar que realmente deseja isso. 

Não use formalidades e nem um linguajar culto demais. Pode soar falso. 

Não é necessário descrever minuciosamente as coisas de errado que fez enquanto estava desassociado. Isso é irrelevante e desnecessário pelo motivo óbvio: Se fez/faz algo de errado, porque está tentando voltar a ser Testemunha de Jeová?  

Algumas pessoas quando são desassociadas tem a falsa impressão de liberdade ou então entram num processo de revolta, se deixando cair no mundo e fazer todo tipo de coisa errada. O que fazemos aqui fora é obra do deus ao qual nós escolhemos ser entregues. (João 14:30)

Somente depois, quando caímos em si e vemos que nossa vida tá uma merda é que começamos a fazer as mudanças necessárias para voltar. Então esse período negro não é necessário mencionar e nem os anciãos estão interessados, pois no momento em que fomos desassociados, deixamos de ser Testemunhas de Jeová.  

A nossa carta deve conter apenas os nossos sentimentos e as ações que demonstram o nosso desejo de voltar a adorar a Jeová junto à sua congregação.

A carta deve ser entregue a qualquer um dos anciãos de sua congregação, mesmo que esteja numa congregação nova. 


Entreguei minha carta, e agora?

Agora é só esperar. A carta é analisada pelo mesmo corpo de anciãos que participou de sua comissão judicativa. Não é simples pois eles precisam se reunir especificamente para este fim, e às vezes a atividade secular ou outras necessidades da congregação, acabam atrapalhando. (Sim, existe uma congregação para se cuidar e o mundo não gira ao seu redor). 

A resposta pode demorar, mas se passar duas semanas procure o ancião a quem você entregou sua carta e pergunte. Eles são obrigados a dar uma resposta, seja ela positiva ou negativa. 

Se você mudou de congregação, dê mais tempo a eles, porque neste caso a carta é encaminhada ao corpo de anciãos de sua antiga congregação. Às vezes, em caso de ter mudado de cidade,  a carta é enviada pelo Correio e já sabemos como funciona nossa querida instituição, não é?


Puxa, a resposta foi não. 


Não se desanime. Recebemos muitos "não" na vida e nem por isso desistimos. Primeiro procure fazer uma auto avaliação sincera. Será que mudei mesmo? Será que meus amigos de trabalho, da escola, da vizinhança me vêem como uma pessoa cristã mesmo não sendo mais Testemunha de Jeová?

Se a sua resposta for sim, aguarde uns dois meses e mande outra carta novamente. 

Se ainda assim for negativa, neste caso, você pode procurar ou escrever, ao Superintendente de Circuito de sua região, explicando os fatos e o desejo de retornar à Organização, ou em último caso, escrever diretamente à Betel. Os irmãos irão procurar os anciãos da sua comissão judicativa para entender quais os motivos eles não aceitam seu retorno, e se acharem que está havendo um julgamento parcial, irão entregar seu caso para ser analisado por uma nova comissão judicativa indicada pelo Superintendente de Circuito.




116 comentários:

  1. Você já mandou a sua André? Se sim, quantas vezes? Se não, até quando vai adiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já faz 2 anos desde 2014 que estou tentando ser readmitido, porém, o corpo de anciãos foi mudado ou trocado por outros anciãos, e os novos membros na segunda comissão pediram para min esperar, mas estou esperando desde de setembro de 2015 e no começo deste mês de abril de 2016 mandei outra carta e até agora não recebi respostas dos mesmos! o que faço? alguém pode me ajudar??

      Excluir
    2. Eu quero voltar pra Jeová porquê eu estou com saúde dos caminhos dele quero somar minha filha os caminho de DEUS Jeová.esto vastda à muito tempo,eu quero voltar pro caminhos Jeová.falar com irmã me,sonha na minha.no íntimo,eu quero voltar Deus sinar a minha filha os caminhos dos Deus Jeová e ou segundo que espero.

      Excluir
    3. Anônimo que comentou dia 7 de Agosto vou deixar meu e-mail evangogumelo@hotmail.com

      Excluir
    4. Ola pessoal. Estou desassociada a um ano e 1 mês devido a fornicacao com um publicador não batizado da minha congregação . Faz um mes que enviei minha carta e ainda nao me deram respostas, por que sera ? Me afastei do traste e conheci um irmao maravilhoso que me Estendeu a mão, ele também perdeu privilégios mas esta querendo retornar. Estamos querendo retornar agora em 2018, progredir e namorar pra casar em 2020. Compramos o nosso apartamento ja. Sera que eu preciso casar pra conseguir ser readmitida ? Eu quero ser readmitida para fazer o meu casamento, por isso estamos colocando metas. Mas isso me impede ? E outra.. o ancião me culpabilizou em uma reuniao por ter feito aquele publicador cair, sendo que ele já era todo torto, eu fui o último fator que derrubei, mas ele já usava maconha, se masturbava, via pornografia... dai eu tirei satisfação educadamente com esse ancião. Sera que se ele levar pelo lado pessoal eu posso ser prejudicada ?

      Excluir
    5. Eu esperei os anciãos me chamarem .. fiquei frequentando bastante daí eles me chamaram pra conversar

      Excluir
  2. E voce Pascoal Naib? Quando vai se arrepender de seus erros como apostata e voltar para Jeová?

    ResponderExcluir
  3. Andre vendo as portagens o do seu blog cheguei a conclusão que faz uns 5 anos que está nessa situação. Ou estou enganado. Já passei por isso há 15 anos e demorou meses para voltar. Porque não voltou ainda? Já que estamos raspando o Armagedom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA, Sabe tenho algumas dúvidas sobre se estamos assim tão próximos ao Armagedom. Não, pelo menos, do nosso ponto de vista. Analisando bem, ainda faltam alguns acontecimentos relevantes ocorrerem, como por exemplo: A GRANDE TRIBULAÇÃO, que provavelmente será um período considerável, o rei do norte entre outros. Eu acredito que não irei alcançar tudo isto, devido a minha idade. Pode ser que alguma coisa, mas não tudo.

      Excluir
    2. Neuzamaria bom dia,
      essa sensaçao de que esta demorando muito , nos nao podemos estar anciosos com isso , e sim estar caminhando junto com a organizaçao , a cena do mundo esta mudando rapidamente ,

      Excluir
  4. eu já tenho quase 3 anos tentando voltar ,nesse congregação novo eu tenho 7 meses,ja escrevi a carta e e os ancião da minha congegação nova disse que ia se reunir com os outros anciãos que me desassociaram e isso já vai fazer 2 meses,perguntei ao coordenador da congregação que estou assistindo e ele disse que eles não tem prazo para responder,o que eu faço agora?alguém poderia me informar se eu posso fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se ainda assim for negativa, neste caso, você pode procurar ou escrever, ao Superintendente de Circuito de sua região, explicando os fatos e o desejo de retornar à Organização, ou em último caso, escrever diretamente à Betel. Os irmãos irão procurar os anciãos da sua comissão judicativa para entender quais os motivos eles não aceitam seu retorno, e se acharem que está havendo um julgamento parcial, irão entregar seu caso para ser analisado por uma nova comissão judicativa indicada pelo Superintendente de Circuito."

      ;)

      Excluir
    2. nessa nova congregação os anciãos daqui já informaram os anciãos da minha congregação original o meu desejo de voltar ,os anciãos que me desassociaram não deram retorno ainda(isso já tem mais de um mês)e se eles decidirem não me readmitir e os anciãos de onde estou assistindo tambem não quizerem me readmitir eu posso fazer isso que vc falou?

      Excluir
  5. A comissão que decide pela readmissão ou não da pessoa é a que cuidou do caso originalmente. O papel da comissão local é puramente avaliar a situação atual da pessoa e fornecer informações à comissão original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor voce pode me informar quanto tempo pode levar para as duas congregações considerarem a recomendação para readmissão? como é isso e como funciona isso? por favor me ajude e me oriente sobre essa parte por favor.

      grato!!!

      Excluir
    2. no final de tudo como é a reunião com a comissão original depois que a congregação faz a recomendação da readmissão para os mesmos?

      Excluir
  6. Olá André, faz 9 anos que estou desassociado... frequentei as reuniões ininterruptamente por mais de 1 ano, me esforçei (não foi fácil nem logrei 100% de êxito) em várias áreas. Até pensei por um momento que dessa vez voltaria, mas não foi.
    Durante esse tempo me associei com outros desassociados, inclusive fizemos arranjos para ir juntos para assembleias e congressos. Em determinada ocasião a gente era um grupo de 12 desassociados que motivava uns aos outros.
    Daquele grupo 8 ou 9 já foram readimitidos.
    Mudei de cidade e perdi contato com eles.
    Fui morar em SP com minha tia, comecei a falar de Jeová para ela e o marido... alguns vizinhos se envolveram na conversa que varava a madrugada.
    Hoje minha tia e o marido estão se preparando para o batismo no próximo Congresso Regional. Uma das vizinhas já estuda a Bíblia tem 1 ano e meio!
    Outro dia estava no ônibus quando vi um rapaz preparando seu estudo da Bíblia. Ele me disse que já era publicador não-batizado por 1 ano, mas tinha medo de ser batizado, pois poderia se desviar e decepcionar Jeová.
    Expliquei que ele já sabia o que é certo, e até já falava de Jeová para as pessoas, e por isso não devia se esquivar do batismo por medo do procedimento da desassociação. Se um dia viesse a falhar, podia contar com Jeová para se levantar.
    O rapaz se emocionou e falou que iria considerar o assunto em oração.
    Tenho prazer em falar de Jeová, e não perco ocasiões importantes como: Celebração, Congresso e Reunião Especial.
    Defendo o Povo de Jeová em qualquer situação...
    Mas confesso que eu mesmo não consigo voltar para meu Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor "Sempre Ligado"...rsrsrs...Gostei do Nick...

      Então, eu me identifiquei MUITO com seu comentário. Estou desassociado há 15 anos, mais ou menos.

      Nesse tempo já consegui "batizar" uns 3... E meu irmão é o último que coloquei na Organização de Jeová, estando eu desassociado.

      Meu irmão tornou-se publicador na ultima semana... Ou seja, eu SEI que essa é a religião verdadeira, eu também a defendo mas tenho meus "espinhos" na carne e tals que me impedem ou me desmotivam de prosseguir...

      Nesses 15 anos fora eu li material dos aBÓSTAtas; li sobre Beth Sarim...Sobre TJ e Maçonaria...Etc etc etc.. Conheço TODOS os argumentos aBÓSTAtas e conheço TAMBÉM o outro lado da história, conheço a VERDADE sobre a organização de Jeová... Sei que os aBÓSTAtas MENTEM ou, no máximo, contam MEIAS VERDADES... Ou manipulam informações deixando-as com aparência de REAIS... Digo isso com PROPRIEDADE!!! São QUINZE ANOS fora da Organização e pesquisando TUDO!!! hahaha...

      Há alguns meses resolvi voltar; dessa vez COM TUDO!!! Ainda mais agora que meu irmão tornou-se publicador (o primeiro da família depois de mim) e "resolver as questões" entre mim e Jeová...

      Sabe o que me ajudou e tem ajudado muito, amigo?

      1- Ler a bíblia todo dia (mesmo que seja passagens isoladas, não corridas).
      2 - Esporadicamente falar de jeová para outras pessoas (na oportunidade, apesar de sempre ter feito isso)
      3 - Ir às reuniões (TODAS) e, o mais importante;
      4 - O-RA-ÇÃO!!!!

      Sim, ORE!! Cara, converse com Jeová e não tenha vergonha não. Diga a real pra Ele.. Diga TUDO que se passa... Seja respeitoso, claro, porém FALE TUDO, apesar de Ele já saber... A oração tem sido fonte de grande ajuda para mim...

      O resultado??? Até maio deste ano espero (e creio que estarei, pois falei com um ancião no último sábado), estarei de volta!!!

      Não desiste, amigo!! NÃO HÁ VIDA LONGE DE JEOVÁ!! A FELICIDADE É RELATIVA E PASSAGEIRA.. ACREDITE!!

      Prov 17:17; 18:24

      :)

      Excluir
    2. Parabéns Rafael! Jeová é misericordioso ele vai te ajudar a se levantar, foque em Jeová, independente das circunstâncias e pessoas, mesmo dentro da organização, perceba a mão dele te levantando, Jeová quer você de volta e realmente eu falo por experiência própria, já fui do mundo, é felicidade passageira e relativa, acrescento ainda, ilusória.Abraço

      Excluir
    3. Entendo perfeitamente o q acontece com vc

      Excluir
    4. Vc pecou e se arrependeu, buscou ajuda e está esperando. Pra Jeová v já voltou, para a Associação, não depende de vc, e sim de quem estar na dianteira.

      Excluir
  7. Jeová é a única fonte de vida e felicidade. Muito bom meus amigos! Pela teocracia viveremos e ela sempre defenderemos! Não desistam e não desanimem a maior virtude da organização é manter as portas abertas. Teremos o grande privilégio de assistir o fim da religião e o mundo terá que reconhecer o escravo de Deus! Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, querido André
    estou acompanhando os últimos acontecimentos em nosso país e a conclusão a que eu estou chegando, é que por aqui está para começar a nossa grande tribulação. Prepare-se amigo, porque o negócio vai ser feio. abraço

    ResponderExcluir
  9. Eu posso ser readmitido e continuar sem falar com as Testemunhas de Jeová?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Mas vão te perguntar, o por que?

      Excluir
    2. Correndo o risco de ser desassociado novamente, porque irão alegar que você está evitando a irmandade.

      Excluir
    3. É muito complicado essa nossa forma de pensar. Existem sempre vários tipos de problemas envolvidos em um retorno para a organização. Casos de quando não queremos conversar com os irmãos é super normal,( achamos sempre que estamos sendo julgados por eles) mas não devemos esquecer de que quando voltamos para Jeová, é pra ele que voltamos e que o mandamento dele é bem claro ( amar o próximo) isso inclui uma luta muito grande com nós mesmos, de que muitas vezes e paranóia da nossa cabeça, armadilhas de satanás para que não venhamos a conseguir voltar. Aos poucos vamos vencer esses obstáculos. Eles vão vir conversar com a gente, e nós, aos poucos vamos nos soltando. lembrando que somos disciplinados através da Bíblia a odiar as atitudes erradas contra Jeová e não as pessoas( isso faz com que pensamos que estamos sendo julgados) Se alguém, tanto irmão quanto readmitido não entender isso, entao nosso esforço para Jeová é em vão.

      Excluir
  10. Oi amado
    não escreveu mais nada? está sem inspiração? volta e meia dou uma passadinha por aqui. Estou sentindo falta de teus artigos. Abração

    ResponderExcluir
  11. Creio que o incentivo que o André faz no seu blog tem por objetivo acalmar sua consciência, de estar fazendo "alguma coisa" em prol da verdade, pois infelizmente ele não tem o desejo de retornar a organização. TALVEZ tenha se acostumado ao usufruto do pecado, mas seja como for não tem real desejo de voltar a ser uma Testemunha de Jeová. Mas obviamente que a consciência que é treinada pela bíblia o acusa e de algumas formas ele tenta acalmar... Seja por criar caso com os procedimentos da organização, seja pelo incentivo a outros para que se empenhe em voltar a verdade. Queira Jeová nosso amoroso Deus que de tempo dele cair em si e voltar em quanto é tempo favorável para isso.

    Lucindo Neto

    ResponderExcluir
  12. Entreguei minha carta e vou ter uma comissão de readmissão amanha com os anciãos e estou nervoso, pois morro de medo se eles me perguntarem coisas do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles irão lhe perguntar sim. Os anciãos são curiosos e querem saber de todos os detalhes que lhe levou a ser desassociado. Vá por mim. Já fui ancião e sei bem disso.

      Excluir
    2. É, porque existem mais de 47 mil anciãos no mundo e todos são incheridos e gosta de se meter na vida dos outros, como você... [Ironic Mode Off]

      Voltando à Sala de Justiça: É possivel que os anciãos perguntem algo para verificar se você fez mudanças necessárias na sua vida, mas nada que seja constrangedor. Se por acaso, pela imperfeição de alguns, como o do comentarista acima, você pode dizer respeitosamente que não se sente à vontade de responder sobre coisas do passado pois entende que se trata de um erro que deve ser esquecido, e que o você deseja neste momento é voltar a servir a Jeová. Jah bless you.

      Excluir
  13. Eu posso mentir na minha comissão de readmissão. Não quero falar sobre os motivos que fui desassociados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade. Eles não estão preocupados com os motivos de sua desassociação; mas os motivos de sua vontade de retornar à Organização de Jeová.

      Excluir
    2. a congregação local vão recomendar minha readmissão para a congregação que me desassociou...quero saber quanto tempo poderá levar isso? e o que falta mais para isso acontecer?...obs...já se passaram 1 semana e as duas congregações são da mesma cidade.

      Excluir
    3. Se for pra começar mentindo, já começa mal, então é melhor voce aguardar mais um pouco. Voce tem que temer a Deus e não a homens e Deus odeia a mentira. Lembra o que fala os textos de Lucas 16:10 e João 8:44?

      Excluir
    4. "A resposta pode demorar, mas se passar duas semanas procure o ancião a quem você entregou sua carta e pergunte. Eles são obrigados a dar uma resposta, seja ela positiva ou negativa." ;)

      Excluir
    5. recebi a resposta esta quarta feira que passou, a congregação que me desassociou entrou em contato comigo na congregação atual e marcou para eu reunir com eles na semana que vêm quinta feira...estou tão ansioso, como será essa reunião?

      Excluir
    6. eles me deram uma posição após fazerem a recomendação de readmissão para a congregação que me desassociou, a congregação que me desassociou vão reunir comigo esses dias, a resposta é positiva ou negativa?

      Excluir
    7. Voce tem 99% de chance de ser readimitido

      Excluir
    8. nossa!!! mesmo? estou tão ansioso... obrigado pela ajuda!!!!!

      Excluir
    9. caramba mano tto na mesma situação os anciãos da minha comissão se reuniram comigo e me disseram que deliberaram a resposta mas que não podia me dar resposta naquele momento mas so com a comissão da CG que estou frequentando

      Excluir
    10. 99% de ser readmitido não existe. Os anciãos da congregação que estou atualmente fizeram a recomendação p comissão original e simplesmente a comissão original nem fez questão de ser reunir cmg e já deu resposta negativa. Isso pq estou há 1 ano desassociado.

      Excluir
  14. olá querido André
    sabe que eu imaginava que voce iria escrever algo, após o falecimento do artista , que dizem que era TJ. Eu na verdade não o conhecia muito, alem de uma única musica dele "PURPLE RAIN"
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prince foi muito, mas muito mesmo, discreto como Testemunha de Jeová. Não há muito o que falar disso. Por isso não falei. Rsrsrs

      Excluir
    2. E será que este Artista era mesmo TJ?

      Excluir
    3. Tudo indica que sim, há inclusive um vídeo publicado pelos anciãos da congregação dele mencionando algo. Mas como disse lá em cima, Prince sempre buscou a discrição. Pontos pra ele.

      Excluir
  15. Bom Dia! Alguém sabe informar o número de congregações APENAS NA CIDADE DE SÃO PAULO?
    Arrisco em dizer que tem entre 1.300 e 1.500 congregações.
    Em Fortaleza, por exemplo, a obra tem uns 50 anos e já conta com 110 congregações.
    Na capital Paulista a primeira reunião pública do Povo de Deus foi em junho de 1923, quando a cidade tinha uns 600 mil moradores, hoje tem 12 MILHÕES!

    ResponderExcluir
  16. André, o que muda na vida das mulheres que são mães ou futuras mamães, ter uma data própria pra homenageá-las? Eu sou mãe e avó. Nunca tive que esperar um dia especial para ser lembrada ou mesmo ganhar carinho e amor e até presentes dos meus filhos por ser tal pois isto tenho praticamente em todos os dias, e isto é que vale. E sabe, acho ridiculo isso de datas de dia das mães, dos pais e outras

    ResponderExcluir
  17. André, eu darei o meu toba se vc não for um apóstata.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite André hoje entreguei minha primeira carta, acabei de chegar da reunião essa postagem me ajudou a me qualificar de volta como uma serva de Jeová, e a esperar pra mandar a carta quando eu realmente estivesse preparada. Quando eu tiver a reposta volto aqui. Muito obrigada. Thaís Matos - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  19. Ola André dia 21 fará 3 meses que estou desassociada. Ja mandei minha primeira carta e sábado os anciãos vieram falar comigo que estou de parabéns nao perco as reuniões entro na hora do cântico e saio depois da oração final. Que eles estão me observando e estão gostando do resultado, q é estou dando a meia volta. Gostaram da carta que escrevi e eles sabem que estou realmente arrependida pq foi eu que me entreguei. Pq ninguém sabia oq eu fiz de errado. E me disseram que era pra mim esperar mais um pouco q e cedo para eu retornar mas quando foi decidido que seria desassociada eles me disseram que dependeria de mim para voltar que poderia ser em 4 meses 6 meses ate 8 meses que ia depender de mim mostrar que realmente estou arrependida. E orar muito pra Jeová me perdoar. E é o q mais faço. Eu não sabia oq escrever pedi ajuda a um amigo e ele nao me ajudou pq ele tmbm nao sabia.entao orei a Jeová que me ajudasse a escrever a carta e depois disse escrevi a carta e esperei dar 2 meses para entregar.ontem eu estava triste e com a consciência pesada msm ter me entregado mas pq trai Jeová entao orei a Jeová que ele me perdoa-se e que me ajudasse a voltar logo pra organização pq la é o meu lugar. Nao no mundo. E depoid disse eu comecei a escrever a 2 carta.se você ler vc chorar pq nao fui eu q escrevi foi Jeová. E sei que Jeová terá compaixão comigo e me ajudará a voltar logo. Porque Jeová ja me perdôo. Então acredito que temos chances de voltar antes dos 7 meses.

    ResponderExcluir
  20. Oi boa noite....cometo pecado já alguns anos.continuo indo a reunião, só deixei de pregar estou inativo a mais de um ano....sei que irei ser desassociado....os anciãos sempre me procura pós reunião pra conversar mais ainda não tive coragem pra me confessar.afinal de contas tenho atração por homens e é muito difícil conseguir controlar tão desejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se confessar vai ser desassociado e pior ainda, você ficará tachado como homossexual por eles mesmo que você volte um dia. Então é melhor você evitar este constrangimento e se dissociar, assim ninguém precisa saber de sua condição sexual. Ou se você ainda quiser manter a amizade com pessoas de lá continue assim, inativo. Ninguém precisa saber o que você faz em sua vida pessoal.

      Excluir
    2. Cara, não escute o conselho do amigo aqui em cima. Se dissociar é algo bem pior que a desassociação. Quando vc é desassociado, Jeová está te disciplinando. É um ato de amor por parte dele. Ele quer que você limpe sua vida para ter os benefícios de ser um cristão fiel. Mas quando você se dissocia, é como se vc estivesse falando pra Jeová que não quer mais ser um servo dele. Aí estará dando as costas pra ele. Isso é grave.
      E vc continuar inativo não vai melhorar a situação. vc vai continuar pecando, tendo uma conciencia pesada e se a Grande Tribulação chegar, você estará perdido. Então, melhor a fazer é confessar seu erro primeiramente a Jeová e depois aos anciãos. Você vai ser desassociado sim, mas depois de um tempo poderá sentir a alegria de ser readmitido e ter uma consciência limpa perante Jeová!

      Excluir
    3. O dissociado também pode ser readmitido da mesma forma do desassociado amigo. ele não precisa se expor pra ninguém. O próprio Jeová sabe do coração dele. Não tem necessidade de contar pra ninguém, o único que precisa saber de nossa vida é Jeová.
      Grande Abraço

      Excluir
  21. Olá André! Boa tarde! Entreguei minha carta aquase um mes atrás com 11 meses de desassociada. A resposta foi Não depois de 40 dias de espera (confesso que chorei muito as escondidas... quis ser forte na presença da comissão). Não sei se foi porque me divorciei e tive relativo contato com minha mãe que é Testemunha fe Jeová! Meu ex também era Testemunha de Jeová, mas no casamento agoa como se não fosse (em aguns aspectos). Decidi me separar. 4 meses depois de divorciada eu mandei a carta, será que foi isso? Porque de resto estou nos passos...
    Um abraço e seu blog tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada situação exige uma análise diferente e infelizmente não estou por dentro dessas análises. O que posso dizer é o seguinte. Se houver possibilidade, procure saber porque os irmãos acharam que você ainda não está pronta pra voltar. Se não responderem, não desanime. Daqui a 30 dias mande outra carta, e se a resposta for não, escreva pra Betel ou procure o superintendente de circuito pedindo auxílio.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção André! Mandei minha segunda carta dia 06/09 e ainda estou no aguardo da resposta. Vamos ver se vai. Eu conto aqui cono foi!
      Abraços!

      Excluir
  22. Olá,estou desassociado à 1 ano e meio. Os sentimentos são idênticos aos que quando se perde alguém na morte, primeiro o choque,depois a revolta e depois, se formos humildes,a aceitação. Confesso que na altura da revolta cometi muitos erros. Mas depois caí em mim depois de ver a porcaria que estava e está a minha vida. então estou agora a tentar mudar.irei aguardar mais 7 meses. No entanto tenho uma questão que gostaria que fosse respondida,uma vez que não encontro a resposta e como estou desassociado não posso ter ajuda de ninguém. Se estivermos nos a esforçar em fazer a vontade de Jeová,podemos sobreviver à grande tribulação mesmo desassociados?

    ResponderExcluir
  23. Olá, boa noite! Desculpe, você é um dissociado e dá conselho para alguns volta? Não entendi! Poderia me explicar? Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Sim. Sou inativo há 8 anos, e há 2 anos estou desassociado. Entrementes, continuo adorando a Jeová como único Deus verdadeiro, e tendo a certeza que as Testemunhas de Jeová é o caminho correto. E ajudo a desassociados que querem voltar. Não bugue por causa disso. Que Jeová te abençoe.

    ResponderExcluir
  25. Oi Pessoal tudo bem? Eu me chamo Isaac, e... bem não sou desassociado, ainda estou na organização. Entretanto, tenho um certo vicio q me atormenta a anos, e sinto que logo logo serei expulso. Mas estou com muito medo, não sei o que fazer. Ja entrei em desespero. Voces podem me ajudar?
    BENÇÃOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaac, depende do seu vício meu brother. Vicios são sempre ruins pra você mesmo, mas às vezes do ponto de vista de Jeová não sejam graves. Ter vicio de assistir séries por exemplo - como eu - talvez não seja recomendado, mas não te qualifica a ser desassociado; mas ter vicio no sexo, pode lhe levar à fornicação, e aí... entendeu? Precisando de ajuda, tamos aí.

      Excluir
  26. Vai fazer um ano no final de Janeiro que fui desassociado e estou crente em mandar a carta, sei oque escrever mais ou menos, mas oq colocar no final da carta é oq me deixa em duvida. Oque devo escrever no final da carta?

    e outra pergunta:

    Eu moro com a minha mãe, eles vão procurar falar com ela perguntando se mudei ou como está meu proceder??

    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreva o que vier do coração. Quanto menos formal for sua carta, melhor. Só uma dica: escreva à mão. Muitos anciãos são idosos, velhos e antigos e não estão acostumados com a modernidade.

      Se sua mãe for cristã, possivelmente; se não for, eles não vão procurar. Mas isso não faz diferença, né? Afinal sua conduta e mudanças pra voltar a servir a Jeová é independente disso. ;)

      Excluir
  27. Olá meu chamo Alessandro Lemos. Fui dissociado no ano de 2000 pelo motivo que eu estava me envolvendo com uma mulher que eraramente testemunha de Jeová. E hoje graças a Jeová eu tenho uma família com essa pessoa ela é nossos filhos estudam a Bíblia é ja estou com aproxinadamente 3 meses participando das reunioes com frequencia. Minhas dúvidas são : POR QUER DURANTE TODO ESSE TEMPO NUNCA TIVE UMA VISITA DOS ANCIOES DE MINHA CIDADE? E QUAIS OS PROCEDIMENTOS QUE DEVO FAZER PARA SER READMITIDO?

    ResponderExcluir
  28. Estou disassociado a 3 anos, nesses 3 anos nao frequentava a reunião. Mais agora em outubro tive coragem pra voltar para casa de Jeová. Estou muito arrependido, sei que nao vou ser readmitido agora mais a minha pergunta e o que estou precisando de ajuda é que eu trabalho a noite um dia SS um dia nn ai eu reveso os dias que eu vou por exemplo quando eu trabalho terça eu vou quarta e quando vou folgar na terça ai eu vou na terça sera q assim eu consigo voltar? Me ajude pf


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anciãos de sua congregação precisam saber dessa particularidade. Após a reunião, converse com eles.

      Excluir
  29. Olá a todos,fui desassociada por imoralidade, mas confessei meu erro e frequento as reuniões, faz 8 meses que fui desassociada.Queria mandar a carta mas estou com medo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, espera mais um pouco. Continue firme. Quando fizerem 12 meses, mande sua primeira carta. Se precisar de ajuda pra redigí-la, me procure.

      Excluir
  30. Boa noite Andre e parabéns pelo seu blog.
    Bem, amanhã quinta feira, será dado o anúncio de minha desassociação. Não questionei ela,pra falar a verdade, me sinto melhor agora, pois, o que adianta estar dentro da congregação, e se sentir mal consigo mesmo, sabendo que
    tudo o vc faz, não é aceitável a Jeová? Infelizmente me envolvi tanto com o mal uso da internet, que infelizmente me viciei na pornografia e na frequencia em salas de bate papo de conotação sexual, de todo tipo.
    Fui amorosamente ajudado pelos anciãos por quase 3 anos. No início, tudo ia bem, mas infelizmente tinha recaídas, até que por fim, acharam necessário me desassociar, mas me incentivaram muito a retornar o quanto antes.
    Amanhã darão o anúncio. Com certeza estarei na reunião, mas não vou ter coragem de ficar até o final, por motivos óbvios.
    Mas, o que mais me apavora, é ter que encarar a congregação depois, já que é do meu mais profundo desejo, não perder nenhuma reunião sequer.
    Pra mim é apavorante saber como os irmãos vão me ver, como vão me encarar. Mas, como não devo nada pra ninguem, exceto pra Jeová, meu desejo sincero é continuar indo às reuniões, encarando esta desagradável situação.
    Espero muito em Jeová ter forças suficientes para não ter recaídas, e sim, fazer todo empenho pra retornar o quanto antes.
    O mesmo desejo a todos aki, nesta mesma situação. Será que no meu caso terei que esperar muito tempo, até anos, pra poder voltar, ou se depender de mim, até o final deste ano, poderei ter esta oportunidade?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, quanto aos irmãos te encarar, esqueça, eles não vão te encarar. E sinceramente essa vai ser a parte mais dolorosa, você estará sozinho. Os irmãos fingirão que você não existe, e isso pode fazer surgir em você um sentimento de rejeição. Lute contra isso!

      Não perca reuniões e evite criar intimidade com pessoas do mundo; essas duas coisas são cruciais para para te desanimar.

      Bem, antigamente algumas pessoas conseguiam voltar com até 7 meses, mas uma nova orientação do Escravo orienta os irmãos a estender esse prazo. Uma dica? Quando fizer 9 meses, mande sua primeira carta. Possivelmente será recusada, mas demonstra seu desejo de voltar. Quando fizer exatos 12 meses, mande a segunda. E o que precisar, estamos aqui.

      Excluir
  31. se eu entregar direto na congregação que fui desassociada sera que a resposta e rapida ou demora tbem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Unknown, se você estiver frequentando outra congregação, melhor entregar para os anciãos desta; porque um dos requisitos para retornar é frequentar regularmente, fato que os anciãos antigos não poderão atestar. Além disso, o acompanhamento de uma "segunda opinião" é sempre importante, para o caso de detectar, digamos, um pouco de má vontade dos anciãos de sua antiga congregação.

      Excluir
  32. Não caiam nas Armadilhas do Diabo
    Caros amigos e irmãos sinceros e de coração puro. Por favor, não caiam nas armadilhas de satanás a ponto de serem desassociados. Depois do mal estar feito, o peso de um coração contristado e o preço a pagar pelas consequências pode ser caro demais e as vezes insuportável.
    Batizei-me com TJ em 1998. Na ocasião conhecia uma moça que era pioneira regular e eu, novo na fé, logo decidimos namorar e casar. Com pouco mais de cinco meses de namoro estava casado e acreditando ter acertado no prêmio da mega da virada, pois, tinha encontrado a verdade, conhecido uma jovem linda e fiel e com ela teria uma Família Feliz, que por sinal era o livro que estudamos quando éramos noivos e casados.
    Ora, só que as coisas não aconteceram como eu imaginava que poderia, pois aprendi que o fato da pessoa ser pioneira regular, amar a Jeová e ter várias qualidades, ainda assim era humana e imperfeita. Logo nas primeiras semanas, problemas de personalidade surgiram e se juntaram aos meus e aquilo que aprendemos nas reuniões, de fato, nunca foi aplicado em nosso casamento.
    Com a chegada da internet, sempre que estava brigado com minha esposa, me refugiava vendo pornografia no computador e a cada nova briga, afundávamos mais e mais no orgulho.
    Frequentava as reuniões e me sentia culpado, quando por volta de 2002 relatei aos anciãos o que ocorria e minha terrível luta para vencer minhas fraquezas e ainda lidar com uma esposa extremamente orgulhosa e não disposta a acordos (2Tim 3:3)
    Aconteceu que esfriamos eu e ela e paramos de ir as reuniões em 2003. Continuávamos juntos tendo breves momentos de paz e muitos de desentendimentos, quando em 2005 voltamos a frequentar as reuniões.
    Eu tentava me manter forte, mas sempre que tinha problemas em casa, me refugiava baixando arquivos pornográficos de tudo quanto tipo de porcaria as escondidas.
    Como voltamos, qual não foi minha surpresa nessa ocasião, quando minha querida esposa, teve que confessar aos anciãos e depois a mim que havia se envolvido com outra pessoa no período em que se afastou de Jeová.
    Fiquei arrasado, chorei muito e sem forças. Ela me pediu perdão e naquele momento, entendi que parte da culpa pela queda dela se devia a minha conduta e por não ter cuidado das necessidades espirituais da minha família e sendo assim, me humilhei perante Jeová, assumi essa culpa e decidi perdoar. Eu não poderia julgá-la e condená-la sendo tão pecador quanto.
    Depois disso, nossa vida ficou melhor por um breve período, mas depois, voltou tudo a acontecer, pois eu não mudava e ela apesar de desde então ter pegado firme e não vacilado mais nas reuniões, continuava com arrogância e orgulho acima do normal e nada do que eu fazia era o suficiente pra ela, chegando ao ponto de em 2008 ela durante o discurso publico, dizer que eu não precisava ir mais as reuniões por causa dela. Resultado: me levantei e fui embora na mesma hora e nunca mais fui as reuniões regulares.
    Nesse período, por várias vezes fiquei flertando com o adultério e sabia que era questão de tempo. Ela não se importava mais se eu saia sozinho, o que estava fazendo ou com quem estava e um dia acabei saindo com uma mulher.
    Senti-me muito mal, pois sabia que não era o que eu queria, pois apesar de tudo, amava minha esposa.
    A nossa situação foi piorando cada vez mais, até que no início de 2015, tendo uma filhinha de três anos, decidimos nos separar, fato que ocorreu no mês de junho, faltando um dia pra completar 18 anos de casados.
    Depois de um mês, conversei com ela e disse que voltaria a frequentar as reuniões e que eu estava arrependido e iria servir a Jeová junto com ela e minha filha. Ela aceitou e voltou pra casa.
    Ora, mas eu tinha muitas questões pendentes com Jeová e apesar de ir as reuniões, não me sentia a vontade nem mesmo para orar. Os meus pecados queimavam como brasas sobre minha cabeça.

    ResponderExcluir
  33. ...Nesse período, fiz o possível para reconquistar a confiança e o amor da minha esposa, mas infelizmente, ela continuou distante e desmotivada com o casamento e eu novamente parei de ir as reuniões.
    Quando chegou novembro, uma noite acabei conhecendo uma jovem e decidido a por um ponto final nessa situação, joguei tudo pro alto e me envolvi com ela.
    Logo, confessei pra minha esposa, que eu tinha outra pessoa e que agora iriamos nos separar de vez.
    Fiquei por uns 40 dias me encontrando com essa moça e já fazendo planos de construir outra família com ela sem importar com mais nada. E achava que estava bem, com uma mulher atenciosa, amorosa e alegre, totalmente diferente da minha esposa Cristã.
    Ora, mas quem aprende as verdades bíblicas sobre Jeová, ainda que tropece mil vezes sentirá o peso da consciência atrás de si. Era o que estava acontecendo comigo e logo procurei os anciãos para relatar o fato e dizer que eu queria ser DISSOCIADO, visto que nada mais poderia ser feito pra mudar minha situação.
    Depois de alguns dias, dois anciãos me procuraram e explicaram que eu não deveria ser dissociado, pois envolveria virar as costas para organização e tudo se tornaria mais difícil. Eles perguntaram se eu não queria um prazo para repensar, o que prontamente aceitei.
    Bom, acabei passando pela comissão e fui desassociado em meados de dezembro. Nesta hora, o peso e a dor caíram como uma pedra gigantesca sobre meus ombros, pois todas as pessoas, todas, que tinham amizade comigo se afastaram.
    Senti-me sozinho e abandonado, pois sabia que nem com minha esposa, que agora estava revoltada eu poderia contar.

    Quando fui caindo na real do que estava fazendo, bateu forte a angústia, amargura, vergonha e depressão.
    Senti-me totalmente sem forças e chorei muito. Nos dias que se seguiram, não consegui fazer nada a não ser ficar em casa amuado, tristonho e chorando arrependido.
    Mas de toda experiência ruim, os sinceros de coração podem tirar forças para seguir adiante e entender que depois de uma forte tempestade, haverá de vir um dia de sol, num momento de breve lucidez, vi que precisava fazer algo pra mudar isso.
    Eu não poderia abandonar a única tabua de salvação que me restava: o pouco do amor que restara a Jeová nosso Deus. Não poderia prosseguir no erro.
    Nessa hora, imediatamente, comecei a tomar medidas para restabelecer minha fé e se possível salvar minha alma.
    Naquela semana, me arrumei e fui pra reunião e outra congregação . Na semana seguinte, cortei totalmente a relação com a moça que conhecera e que era opositora, explicando que ...

    ResponderExcluir
  34. ...não queria aquilo pra mim e que até eu resolver minha situação, eu ficaria sozinho e que nem mesmo minha esposa seria boa companhia até eu estar na fé de novo.
    A noite, ajoelhei e derramei meu coração a Jeová. O arrependimento e a enorme vergonha por todos os anos de pecados me fizeram sentir um traste sem valor. Naquela hora, vi quanto orgulho eu mesmo tinha acumulado em meu coração. Quanta arrogância morava em mim. A autoconfiança, pois achava que quando eu quisesse eu consertaria tudo e voltaria pra Jeová. Entendi que tudo isso levaram a minha ruina e o pior, ao fim do meu casamento com uma mulher que apesar de tudo ainda amava. Agora, estava entregando ela de mão beijada pra ter o direito de procurar outro.
    Amigos, tem sido uma luta no ultimo mês que se passou.
    Chamei minha esposa e expliquei longamente o meu arrependimento e o desejo de ser perdoado e tê-la de volta. Claro, que ela não aceitou, mas disse que estava agora em dúvida sobre os sentimentos dela e que precisaria de tempo pra pensar.
    Desde então, frequento todas as reuniões regularmente e tenho orado muito pelo perdão de Jeová para tantos erros.
    Estou profundamente amargurado com o caminho que deixei as coisas seguirem e tenho certeza que se tivesse corrigido no inicio, não estaríamos com uma família e um casamento esfacelado e marcado pela dor e sofrimento.
    Agora, só me resta pagar o preço pelo meu grave erro e esperar que no tempo certo, nosso bondoso Deus, possa me aceitar de volta e se for da vontade Dele, também retirar o orgulho do coração da minha esposa amada e quem sabe restaurar nosso casamento.
    Por isso, irmãos, corrijam o proceder enquanto há tempo, pois a dor e o preço a ser pago é muito alto.
    Procure um ancião maduro, confesse seus pecados, peça ajuda e jamais deixe que o orgulho te leve à ruina.
    Oro a Jeová rogando por proteção e entendimento todos os dias e a todo o momento desde então. Abandonei totalmente tudo que me fez tropeça e cair tão gravemente.
    Agora, no momento em que escrevo essas palavras, me sinto bem, mas ainda passo por momentos de extrema angústia e apreensão diante do que pode ocorrer e espero em Deus ter todas as forças necessárias para superar esse momento tão difícil, pois tudo que quero e retomar minhas atividades teocráticas e obter a misericórdia e o perdão do nosso Deus.
    Que Jeová abençoe a todos e em especial aos que precisam de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu espero que vc esteja cada dia melhor. Que logo seja readmitido, bom ouvir teu relato o desejo de voltar pq por muitas vezes pensei em sair não sei como é não ser testemunha de Jeová cresci testemunha de Jeová.
      Imagino como tem sido difícil para vc.
      Tbem passei por uma separação , há cinco anos , já solicitei divórcio continuo na organização , mas o ex marido que era Servo Ministerial não é mais testemunha de Jeová. Ele foi meu primeiro e único namorado. Foram três anos de namoro , noivado e 12 de casamento temos duas filhas lindas. Trabalhávamos arduamente construimos nossa casa ajustamos nossas finanças, conseguimos uma boa estabilidade.
      Através de bons contatos eu conseguir bom emprego para ele no crediamigo Banco do Nordeste.
      Antes ele fazia bicos, lá se destacou tornou se o melhor acessor de credito do nordeste vindo a ganhar prêmios , seus proventos ficaram na casa de seis mil mensais , compramos carro enfim eu gerênciava uma agência do Sicoob , mas fiz concurso para educação , no intuito de trabalhar apenas um turno e me dedicar mais as filhas e ao serviço de campo , fui aprovada fiquei aguardando chamada e sempre combinando com ele , o marido , porém apesar de termos uma vida confortável eu sempre dedicada ordeira em casa , não recebia da parte dele atenção e cuidados as vezes me queixava para ele que não me dava justificavas , não me explicava o pq. Não deixava eu usar o carro eu tinha que usar transporte público ou andar a pé enquanto ele tinha um corola e uma moto e não deixava eu comprar carro dizendo ele que não tinha necessidade de dois carros. Não brigavamos , vivíamos em paz sempre fui submissa e acreditava no que ele sempre dizia q era cansaço do travalho. Com o tempo se tornou orgulhoso e arrogante começou a oprimir seus colegas de trabalho.
      Coisas começaram a acontecer dentro de casa , vidros se quebravam do nada , ele sofreu dois acidentes de moto felizmente não machucou muito, outro dia a moto estava estacionada um carro perdeu controle a moto ficou debaixo do carro , logo em seguida ele resolveu trocar o carro achou o comprador mas antes de entregar o carro resolvel fazer uma viagem e no dia seguinte entregaria o carro.
      No entanto eu estava em casa de licença maternidade e recebi a ligação dele dizendo q estava tudo bem com ele , mas que havia acontecido um acidente.O carro capotou várias vezes , perda total!
      Penso que se algo assim fosse comigo eu iria refletir e tentar me corrigir, acertar meu passo , procurar ajuda.
      Digo isso pq logo depois tudo veio a tona , ele era adúltero e já havia vivido varios relacionamentos extraconjugal, alguns duraram mais de três anos , com colegas de trabalho. Ele consegui esconder muito bem!Sempre teocrático, não faltava reunioes, exceto qdo viajava , era um excelente orador, discursos bem preparados.

      Excluir
    2. Até mesmo no trabalho congregação , família , inclusive a dele , cuja mãe e nossa irmã também.
      Eu fiquei sem chão devastada não conseguia entender como tudo aquilo podia acontecer!
      Veio a desassociação, eu o perdoei resolvi manter o casamento porque até então eu só sabia de um caso ,ainda não sabia de todos como comentei acima.
      Esse caso exposto era com uma colega de trabalho de outra cidade , eles haviam rompido e ele foi visitar essa cidade a trabalho comentou com um colega sobre seu romance com essa mulher, só que não sabia que esse rapaz era testemunha de Jeová mas o rapaz sabia que ele era TJ, então deixou que ele continuasse a conversa e logo após se identificou. Como ele ficou ? Nem preciso descrever , o irmão então disse para ele confessar aos anciãos e a esposa que lhe daria 8 dias , se não ele teria que falar.
      Ele não teve coragem. Então o irmão fez o que tinha q ser feito.
      Lembro me de perceber mudanças no comportamento dele , mais atencioso preocupado, sem sono , mas como sempre eu cuidava mais, lhe enchia de mimos , cuidados ...
      Ele escreveu uma carta para mim contando apenas esse caso , não teve coragem de olhar nos meus olhos , até hj! Saiu de casa e foi viver com outra mulher mais jovem que ele ,havia conhecido a dois meses , ela com 19 anos ele com 40.
      Ela tinha um namorado o deixou por ele. Tiveram uma filha que está com nove meses.
      Moram na mesma cidade.
      Quando eu o perdoei fiz muito esforço para não tocar no assunto em casa.Assim fiz , agir com sabedoria , mesmo sofrendo. Mas ele frio , triste não me olhava mais, um cristal quebrado.Ele ainda foi algumas reuniões, mas não estava ali! Orei a Jeová e pedi sua ajuda pq eu estava fazendo o que podia para ajudá-lo mas algo estava estranho ele não se esforçava.Então pedi que Jeová mostrasse o que meus olhos não viam. Acreditem foram apenas cinco minutos e minha oração foi atendida , meu celular tocou e uma mensagem de voz gravada a dias atrás foi liberada , nesta ligação tudo ficou esclarecido.Ele ligou para mim , a ligação foi para caixa de mensagem então ele achou q havia desligado o telefone e em outro celular ligou para a amante ouvi toda gravação ...tremia todo meu corpo passei mal ...vcs não fazem ideia tudo que é viver isso!
      Tirei algumas lições de tudo isso
      Jeová não deixa nada encoberto.
      Não me abandonou , senti sua mão protetora o tempo todo apesar da dor , que chegava a ser física , acreditem.
      Bem, o concurso chamou próximo a vencer o prazo ,tomei posse trabalho perto de casa tenho mais tempo , minhas filhas precisam muito de mim , Jeová faz tudo no tempo certo!
      Tempo para sorrir tempo para ...tempo para tudo! Não estamos atrasados nem adiantado cada um com seu relógio.
      Ainda vivo alguns conflitos , não e fácil ser cristã , divorciada na flor da idade , sempre cuidei da aparencia.
      Me sinto só ...ainda pretendo casar novamente , so não é fácil rs nas congregações são poucos varões.
      Ainda enfrento infelizmente o preconceito de alguns na congregação , por ser divorciada jovem e me cuido muito bem , frequento academia ...fiz cirurgia plástica , algumas irmãs parecem que me vêem como ameaça rsrs,se afastaram
      Muitos frequentavam a minha casa , fazíamos churrasco enfim ...continuo em oração ,mas muitas vezes sinto minha fé diminuir.
      Ele nunca me pediu perdão , fala para outros que carrega um fardo muito pesado , que se arrependeu que nunca veio me pedir perdão porque não consegue se perdoar ...

      Excluir
  35. Gostei muito do blog não e fácil passar pela desassociaçao.😓

    ResponderExcluir
  36. Olá boa tarde, já enviei minha carta e já tenho reunião marcada com eles, estou nervoso e ao mesmo tempo muito feliz mas gostaria de saber o que geralmente é abordado numa reunião com desassiado que quer voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles querem saber como estar sua vida principalmente no quesito espiritual, se estar lendo a bíblia, as revistas se marca as reuniões se envolveu em algum pecado grave e principalmente se você realmente estar reconhecendo que sua atitude trouxe vitupério a Jeová e que você lamenta muito por isso.

      Excluir
  37. Boa tarde!
    Fui desassociado em outubro do ano passado. Realmente foi uma dor insuportável. Mas com a ajuda de Jeová continuo indo as reuniões. Não deixei de ir a nenhuma reunião desde que fui desassociado. Tenho lutado muito mas tive recaídas, e sempre levantar de uma recaída é o mais difícil. Mas continuo fazendo estudo pessoal, lendo a bíblia e fazendo pesquisas.
    O que eu digo pra quem se encontra na mesma situação que eu. Nunca desistam de fazer a vontade de Jeová. Tudo no mundo parece atrativo é bom demais. Mas no final das contas satanás vai te usar, fazer você perder tudo e te jogar fora.
    Um texto que me ajudou muito e tem me ajudado é o texto de Apocalipse 2:5 “‘Portanto, pense no quanto você caiu, arrependa-se e pratique as ações que praticava no início. Senão, virei a você e removerei o seu candelabro do lugar dele, a menos que se arrependa"

    Então pensem em quanto nós caímos. Pense e se arrependa. Eu sempre analiso que hoje eu sou muito mais infeliz do que quando eu servia a Jeová. Às vezes caimos no pecado achando que aquilo é o mais importante na vida mas depois que se dá conta nada disso era tão importante.
    Amigos vamos lutar juntos e não desistam! Porque Jeová jamais desistirá de nós.

    ResponderExcluir
  38. Olá pessoal.
    Já faz um ano e sete meses que fui desassociado. Neste tempo todo, nunca perdi as reuniões, e nem um único dia de Congresso e Assembléia. No entanto,ainda tive várias recaídas em meus pecados que me levaram a ser desassociado, uma vez que ficaram bem arraigados em meu coração. Estou atualmente sofrendo muita pressão para mandar minha carta de readmissão, principalmente por parte de minha esposa e pelos anciãos da nova congregação que estou frequentando nestes últimos sete meses. Sinceramente não sei o que fazer. Por mais desejoso que estou de retornar à Organização de Jeová, me considero indigno pra isso, por conta do que aconteceu comigo. Por mim, esperaria muito mais tempo, mas sinceramente, não sei o que faço. Tenho muita vontade de escrever a carta de readmissão, mas sei que não estou apto para isso. O que devo fazer nestas circunstâncias? Grato.

    ResponderExcluir
  39. Meu caso é o seguinte, estava inativo a 12 anos, fiquei viuvo e acabei casando novamente com uma evangélica, quando resolvi voltar para Jeová ela me disse que se voltasse nós terminariamos o casamento, e foi o que ocorreu, voltei a Jeová e separamos, na congregação conheci uma irmã viúva, namoramos e casamos, acabamos dessassociados os dois, fazem mais ou menos uns 7 meses o ocorrido, estamos nos dando bem somos felizes, mas neste caso como vou expressar arrependimento se vamos mandar uma carta e ainda vamos continuar casados... aguardo resposta no meu e-mail arqpaulofortes@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Voltei pra jeová meus amigos :D
    Na proxima quinta (27/09/2018) será dado o anúncio da minha readmissão. Estou muito feliz. Não desistam vocês que foram desassociados, nem fiquem com raiva dos anciãos ou dos irmãos, pois eles so estao seguindo as orientações do escravo fiel que vem de Jeová. Foram 9 meses de muito sofrimento, teve dias que eu vou te falar viu... não foi fácil não em. Tem que querer muito, tem que amar muito a jeová. Eu nasci denovo! Que Jeová abençoe os esforços de vocês e os anciãos reconhecem o nosso esforço tambem.

    ResponderExcluir
  41. Gente por favor me esclareçam uma dúvida um desassociado pode bater palmas quando a congregação enviar o amor cristão ou após um discurso?

    ResponderExcluir
  42. Minha história com as TJ resumida e a seguinte :
    Em 2009 comecei o estudo com as TJ, na época minha mãe, minha irmã e meu irmão começamos a estudar, eu nunca havia ouvido falar das TJ comecei a estudar o livro “minha histórias bíblicas” depois de um tempo eu já estava a frequentar as reuniões, infelizmente meu irmão parou de estudar o que de fato me desanimou um pouco, mas entendo o motivo dele, e até hoje espero que ele volte.
    Em 2012 estava para terminar o livro “Mantenha-se no amor de Deus” e ainda não estava decidido a me batizei, visto que eu não havia progredido muito espiritualmente, minha mãe já havia decidido se batizar naquele ano.
    Eu frequentava as reuniões, gostava de está lá com pessoas que realmente se interessava em nós, se a gente estava bem , se estava acontecendo algo com a gente e etc...
    Eu comentava e gostava muito de preparar “A Sentinela” lia todas as revistas despertais, até o momento eu havia terminado o estudo do livro e espiritualmente minha fé estava fraca.
    Na escola eu era um aluno de prestígio,estudioso, um exemplo para os mais novos e talvez um dos melhores da escola, sempre me empenhava para tomar um 10 e ser melhor em tudo, já espiritualmente eu não me via forte para progredir.
    No ano de 2013 comecei a trabalhar no msm dia em que havia as reuniões de domingo, então eu chegava muito cansado do trabalho e não ia ao salão preferia ficar dormindo, e com isso minha espiritualidade e minha relação com Jeová foi desabando até que eu parei de ir nas reuniões(algo que eu gostava de mais, está com pessoas que realmente se interessa por você, não é em todo lugar que acontece(pode até acontecer, mas é com interesse) havia dias em que minha mãe não ia eu e minha irmã íamos, gostava de ir nos congressos e assembleias, mas por não buscar primeiro o Reino eu não ia, dava qualquer desculpa para não ir).
    Foi no ano de 2016 já indo dia sim dia não para as reuniões que eu parei de vez, eu havia abandonado a Jeová, visto que eu não queria pregar porque tinha medo de que algum colega de escola me vesse, e fizesse algo(pensamento de adolescentes com a mente fraca), eu não queria me matricular na escola do ministério, só queria ir nas reuniões comentar e fazer amizades visto que os irmãos querem somente o nosso bem, apesar de serem imperfeitos e errarem.
    No mês de outubro, já havia feito quase um ano que havia terminado a escola, eu sabia que muitos professores queriam que eu fizesse o Enem para fazer a faculdade, eu já não ligava muito para isso, visto que “o mundo está passando e assim também o seu desejo, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre” João
    Eu não queria progredir, não levava muito as coisas a sério, sempre fiz o máximo para fazer o que era certo perante a Jeová, sabia que ele queria que eu fizesse a vontade dele, mas não me sentia preparado, sabia que se um dia eu fosse batizado e que se eu cometesse 1 erro, eu perdia TUDO, TUDO que havia conquistado, visto que amava ir nas reuniões, amava a companhia dos irmãos, amigos de verdade eu sabia que eu tinha lá dentro, ao passo que eu estava me distanciando de Jeová e de sua organização eu via amigos meu progredir eles sempre me incentivando a progredir, mas eu sabia que se eu quisesse ser uma TJ de verdade, havia de fazer muitas mudandcas na minha vida.

    ResponderExcluir
  43. Em outubro de 2016 foi a última vez que fui em uma reunião, visto que eu precisava de trabalho, e eu tive que fazer uma escolha abrir mão das reuniões para realizar a minha vontade de trabalhar, aceitei um emprego e parei de ir nas reuniões, ao passo que minha mãe sempre teve a esperança de um dia eu voltar a Jeová,um dia, eu acreditei que minha irmã ia parar de ir nas reuniões, havia me enganado, ela progrediu, se tornou publicadora não batizada, e depois se batizou( fiquei muito feliz, por ela e espero um dia fazer a mesma coisa, fui no congresso no dia do batismo dela em 2017 em que o tema era “Nunca Desista” eu li o crachá com esta frase e fique bem triste pq eu sabia que eu havia feito o contrário eu havia desistido.
    Depois que comecei a trabalhar, minha vida mudou muito, acabei fazendo coisas que para Jeová sabia que era errado, mas depois eu pedi perdão e chorava porque sabia que eu estava errado.
    Às vezes eu ia nas reuniões com a minha irmã e minha mãe,devido o meu trabalho ocupar muito tempo.
    Este ano de 2018 eu resolvi no coração, e prometi para mim mesmo que ia voltar, só que ia progredir, depois de um tempo pedindo coragem a Jeová por meio da oração, eu resolvi ir em um salão do reino, e para minha surpresa encontrei minha ex instrutora que me elogiou e sempre tem me motivado a voltar, no tempo que fiquei de fora, 1 ano e 7 meses eu me considerava como uma “Testemunha de Jeová INATIVA” isso mesmo INATIVA mesmo sem ter progredido.
    Em agosto vloltei a frequentar as reuniões, em breve vou virar um publicador não batizado, e espero no futuro tornar público o meu desejo de me tornar uma das Testemunhas de Jeová que pra mim vai ser uma honrar levar teu belo nome.

    ResponderExcluir
  44. Chamo-me Miro, sou desassociado ha 10 meses e nao pratico nenhum tipo de pecado, gostaria de saber se o facto de ter relações de simples amizade (conversas) com outros desassociados pelo mesmo motivo de fornicacao, constitui um forte impedimento para ser readimitido?

    ResponderExcluir
  45. Chamo-me Miro, sou desassociado ha 10 meses e nao pratico nenhum tipo de pecado, gostaria de saber se o facto de ter relações de simples amizade (conversas) com outros desassociados pelo mesmo motivo de fornicacao, constitui um forte impedimento para ser readimitido?

    ResponderExcluir
  46. Fui desassociado em outubro de 2017 junto com minha noiva, e éramos os dois pioneiros regulares, passamos por uns bons baixos desde então, já estávamos a 10 meses de noivado, eu no começo me dei uma perdida, ela se manteve com uma assistência impecável as reuniões, ela me ajudou muito a colocar a cabeça no lugar e seguir em frente, todos os nossos planos iniciais não deram certo, depois que me coloquei nos trilhos e me manter firme nas reuniões e tentando sempre conversar com Jeová, vejo que ele está nos ajudando, por "n" motivos que eu jamais esperaria que fossem acontecer, enfim vamos nos casar na segunda semana de janeiro 2019, demorou mas tenho certeza que o único impencilho que atrapalharia nosso retorno não será mais considerado um impencilho, e na mesma semana enviaremos nossas cartas.
    A única conversa que tive com um ancião ele disse sobre o filho pródigo que sai da casa de seu pai, fez o que ele fez, mas quando retorna, seu pai está feliz ao recebê-lo de volta. Nós somos ovelhas amadas de Jeová. Lucas 15:4-7 "Que homem entre vocês que, tendo 100 ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as 99 para trás no deserto e vai em busca da perdida, até achá-la?  E, quando a acha, ele a põe nos ombros e se alegra.  E, ao chegar em casa, ele reúne seus amigos e seus vizinhos, e diz a eles: ‘Alegrem-se comigo, porque achei a minha ovelha que estava perdida.’ Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por causa de um pecador que se arrepende do que por causa de 99 justos que não precisam de arrependimento.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde! Já faz sete anos em que estou na desassociação.Eu tenho um relacionamento e moro com essa pessoa a 5 anos.Bom temos filhos e todos eles embora ser menores de 12 anos, já demostram desejos em servir a Jeová ,um deles já é publicador.Eu quero muito voltar.Eu passei a ir frequentemente nas reuniões, sempre estou orando pedindo orientação.Mas o meu problema é que a pessoa que convivo não quer casamento.A nossa vida familiar é unida é uma pessoa boa pra mim e nossos fillhos.Porem quando o assunto é casar a resposta é não.Eu não sei realmente que atitude tomar.Agradeço desde já e aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
  48. Ola... ja faz 1 ano e 3 meses que fui desassociado, Tenho desejo enorme de voltar! Mas ainda tenho certo receio de escrever a carta; Ja tentei voltar antes mas na epoca nao consegui, penso em escrever uma nova carta agora em Março..

    ResponderExcluir
  49. Entreguei minha carta fazem 6 dias, ainda não recebi resposta. Fui desassociada por imoralidade sexual e homossexualidade (fiz sexo a 3) e depois continuei praticando sexo com a garota e visto que eu SOU garota, não podia... Isso foi em 2017, fui desassociada em maio e fiz até setembro, nesse período fiz várias e VÁRIAS tattoos, em 2018 caí na real e comecei a querer voltar... Os anciãos perguntavam por mim, sempre procuravam notícias e desde que voltei a assistir as reuniões que eles sempre conversam com meus pais sobre o desejo de me ver de volta... Entreguei, quando for chamada posto aqui o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda a resposta, estou passando pela mesma situação e quero saber como foi

      Excluir
    2. Preciso de ajuda para escrever a carta 😢.estou a 1 ano e 5 meses..me dissociei...me arrependo tanto...

      Excluir
    3. Pry, não existe nenhum segredo em sua carta. Imagine que você está enviando uma carta pedindo desculpas ao seu pai, por ter cometido um erro. Ela não precisa ser extensa. Apenas informe o seu amor a Jeová e a Jesus Cristo, o que você sente ao estar força da organização e o seu desejo de voltar a adorá-lo. Não precisa de palavras bonitas, padrão ABNT... é uma cartinha simples. Que Jeová te abençoe e proteja.

      Excluir
    4. Obrigada,vou escrever ...que Jeova abençoe

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  50. Volte para Jeová! Um vídeo para desassociados.
    https://www.youtube.com/watch?v=lj65It2UVCw&t=10s

    ResponderExcluir
  51. Eu escrevi 4 cartas e levei um ano e quatro meses para voltar, durante todo tempo que estive dessassociado não perdia reunião, e preparava todas. Ate agora, ja faz 3 meses que fui readimitido não me deram privilegio de comentario ainda, falei com eles e não me deram resposta ja fa um mes...

    ResponderExcluir
  52. Me ajudem eu preciso,escrever uma segfunda carta e naoo seioq escrever,algm pode me ajudar???
    Ou esta cedo para escrever uma segunda carta...me ajudem

    ResponderExcluir
  53. Olá!

    Eu gostei de ver como vocês se estão preocupados em ajudar a todos que estão afastados de Jeová.

    Tenho um irmão de sangue, ele era servo ministerial, juntamente com outros foi desassociado por um pecado comum e muito grave(festanças e bebedeiras, e rolava fornicação e adultério até com algumas pessoas da congregação) foram desassociados todos e passa já um ano.
    Dois deles eram servos ministeriais, e o grupo abrangia 12 pessoas de 6 congregações.

    Dentre esses os que eram servos escreveram as suas cartas em 7 meses e o seu opedido foi negado, os anciãos disseram que ainda era cedo pela gravidade do pecado, pela popularidade do assunto e pelo tempo decorrido.
    Abriram espaço para que eles pudessem fazer isso numa outra altura depois de um tempo.

    Quanto tempo acham que devem esperar?
    Duas pessoas do grupo foram readmitidas depois de 9 meses mas os outros que tinham privilégios ainda não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que Jeová não espera. No momento do arrependimento dele, Jeová sob o sangue de Cristo Jesus já o perdoou. Infelizmente vivemos em tempos de algumas burocracias na congregação. Mas o mais importante é que eles continuem firme e forte: afinal de contas, Jeová e Jesus são os únicos que devemos agradar. :)

      Excluir
  54. Olá André...

    Estou desassociada há 10 meses, não perdi nenhuma reunião, estou de fato lendo mais a Bíblia, pesquisando mais.. e há dois meses venho tentando fazer a minha carta de readmissão.
    Será que você pode me ajudar? Eu tenho dificuldades apenas em iniciar a carta.

    Grata!!

    ResponderExcluir
  55. Eu sei que é um assunto voltado aos desassociados, mas queria saber do meu caso... Era publicadora não batizada e pedi pra não ser mais reconhecida como tal, contei algumas coisas sobre mim coisas erradas que fiz mas ocultei muita coisa... Então gostaria de saber se tenho que contar essas coisas que eu escondi quando quiser voltar? Podem me ajudar com essa dúvida?

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.

 PLURIBUS E O PARAÍSO Se você é um seriemaníaco, com certeza já deve conhecer "Plúribus", nova série da Apple+ (mais uma, né?). Se...