quinta-feira, 18 de agosto de 2016

"EU NUNCA ABANDONEI A JEOVÁ!"


"Ame a Jeová, seu Deus, 
de todo o seu coração, de toda a sua alma, 
de toda a sua mente 
e de toda a sua força."
- Marcos 12:30 


John Norton*, era um jovem adolescente Testemunha de Jeová do interior do Goiás, que foi desassociado pelos mesmos motivos que levam 90% a serem desassociados: Sexo.

Depois de um relacionamento conturbado na pequena cidade onde morava, os efeitos consequentes foram muito amargos - desassociação, má fama na congregação e um coração partido - Norton logo entrou em depressão mesmo assistindo as reuniões regularmente, por causa dos boatos e do "julgamento" que sempre ouvia nas entrelinhas. Um dia apareceu uma oportunidade louca na vida e ele decidiu pegar: trabalhar fora do Brasil, em Angola,  numa empresa petrolífera.  John Norton entrou nessa e há 3 anos continua desassociado, porque na região onde trabalha passa 6 dias no mar e o dia de folga raramente calha com os dias das reuniões de uma congregação que ele descobriu que fica numa cidade há cerca de 3 horas do alojamento onde dorme. Ainda assim, por meio do site JW.ORG Norton tem acesso a todas publicações e se mantém sempre atualizado, ora regularmente a Jeová, e prega constantemente na plataforma onde trabalha ao ponto de muitos conhecerem ele como "o TJ".

Mas Norton continua desassociado.

Certa vez ao esbarrar com um velho amigo no Facebook, ouviu ele dizer "Norton, volte a Jeová!" E ele respondeu, "cara, eu nunca abandonei Jeová!".

Empiricamente muitos desassociados que continuam amando a Jeová passam por essa situação. São poucos, pouquíssimos, mas passam. Talvez essa seja a maior dor de se estar afastado devido a um procedimento burocrático da organização: o de ser julgado como se tivesse abandonado a Jeová.

Para esses, vale à pena lembrar de alguns pontos fortes para sua fé.


1 Samuel 16:7

Jeová sabe o que ocorre dentro do seu coração. Se seu amor é verdadeiro, sincero, Ele será por você independente de onde esteja, inclusive, se desassociado.

Salmo 91:2

Você abandona Jeová quando deixa de crer que ele é seu refúgio, o único Deus verdadeiro, sua fortaleza. Jeová nunca abandona a aqueles que se achegam a Ele.


Salmo 25:14

Davi resumiu isso muito bem nesse salmo. O princípio da intimidade com Deus é o temor a Ele. Se você O teme, se você O considera como único Deus verdadeiro, se você O ama e segue Suas Leis e reconhece Cristo Jesus como seu salvador, aquele que nosso Pai nos deu para expiar por todos os nossos pecados, não será um processo burocrático que mudará sua condição perante a Deus. 


"E a questão da Organização?"


Nos dias de Israel, acompanhar a nação de "Abraão, Isaque e Jacó" era importante porque tinha sido a eles que Jeová estabeleceu um pacto e eram a eles que seriam diretamente beneficiados. Entretanto, a Bíblia nos traz vários exemplos de pessoas que temiam a Deus e não estavam necessariamente junto a eles.

RAABE

Essa garota não era uma santa; era uma prostituta e cananeia. Mas soube dos feitos de nosso Deus muito antes dos espias aparecerem em Jericó. E quando percebeu que Israel invadiria Jericó e por temor, não só passou a adorá-lo como ajudou os espias quando estes tiveram na cidade. "Não foi também Raabe, a meretriz, declarada justa pelas obras, depois de ter acolhido hospitaleiramente os mensageiros e os ter enviado embora por outro caminho?" - Tiago 2:25




Homem, rico, que morava na terra de Uz (hoje região da Arábia) e nunca conheceu pessoalmente seus primos distantes, ou seja, as 12 tribos de Israel. É possível, ainda, que tenha vivido no mesmo período em que Israel estava escravizado no Egito, nascido depois da morte de José e morrido antes que Moisés tenha recebido sua missão de salvar os judeus. Portanto, Jó vivia só, não acompanhava e nem fazia nenhum dos rituais previstos na Lei, ainda assim, Jeová discutiu com Satanás e disse pela sua conduta, se mostrou inculpe e reto, não havia nenhum humano com integridade igual à de Jó.  - Jó 1:8

ESTER

A Lei de Jeová sobre matrimônio era clara: eles deviam se casar apenas com membros de Israel, e parece que era costume, que procurassem especialmente dentre sua tribo, embora isso não fosse necessariamente ordenado. Era proibido o casamento com pessoas de outras nações. Entretanto, a jovem judia Hadassa, não só casou com o rei persa Assuero, como teve seu nome mudado e passou a conviver com a cultura e religiosidade da Pérsia.

Isso a transformou numa traidora ou desassociada? Não! É obvio que tudo isso foi movido por nosso Deus e resultou no livramento da morte pela nação de Israel numa das histórias mais românticas e bonitas da Bíblia, mas mostra que nem sempre as coisas ocorrem bonitinhas, arrumadinhas, como alguns acham que devem ser.

SANSÃO

Este, talvez, seja um dos juízes mais controversos que a nação de Israel conheceu. Sansão era Nazireu, mas fez um monte de coisas que os Nazireus - e por conseguinte, os servos de Jeová - não podiam fazer como tocar em cadáveres, se apaixonar e quase casar com uma filisteia, dormir em casa de prostitutas e por fim, ser um beberrão e matar muito, mas muita gente, e depois ainda se apaixonar novamente por outra filisteia e quase perder o favor de Jeová por causa disso.

Mas no fim, quando foi provado, Sansão mostrou que seus atos não correspondiam diretamente ao seu coração. Ele amava Jeová de todo o seu coração. E Jeová reconheceu isso. - Juízes 16:28


Onde quero chegar com os exemplos acima? Observem que nenhum deles estavam ativamente fazendo parte de um grupo, tribo, ou religião! Todos eles estavam debaixo da Lei mas não seguiram a Lei. E ainda assim se tornaram servos leais de Jeová, tendo a honra de serem usados como exemplos, tendo seus feitos registrados nas Escrituras - 1 Timóteo 3:16, 17.


"Não deixando de nos reunir"

Isso significa, então, que a partir de agora posso ficar livre e não preciso me reunir com as Testemunhas de Jeová? Claro que não! - Hebreus 10:24,25.


Ser Testemunha de Jeová não garante a salvação a ninguém, da mesma forma que não ser, não garante a destruição.


Observem que ao escrever aos hebreus, Paulo não estava atribuindo a reunião como um ritual obrigatório, mas exortando que isso seria importante para se manter atualizado e fortificado.

Os lobos, por exemplo, andam em bandos porque a força da matilha lhes garante a segurança e o fortalecimento necessário à sobrevivência. Mas se eles estiverem sozinhos, não deixarão de ser lobos, mas ficarão mais suscetíveis aos predadores. Da mesma forma não estar entre as Testemunha de Jeová (a organização) não o deixa de ser considerado um servo pelo próprio Jeová, se seu coração, suas atitudes e pensamentos ainda for para com Ele.

Mas estar sozinho pode te tornais mais suscetível aos predadores. Isso é fato! Por isso, a grande maioria dos desassociados, acabam continuando como desassociados, aqui fora, mesmo no fundo sabendo que estão se afastando de nosso Deus Todo Poderoso. Por isso é importante sim que você faça todo o procedimento para retornar a organização e deseje fazer parte da matilha, ou seja, de voltar a se reunir junto com outras pessoas que amam a Jeová, como você.

Mas se ainda assim, se você fez todas as mudanças necessárias na sua vida, seus atos, suas atitudes, e principalmente, o seu coração, não fique triste por não ter sua carta de readmissão aceita pela comissão judicativa de sua congregação. Talvez seja a forma e o momento de se reavaliar cada vez mais e fazer uma auto-análise sobre como anda sua vida.

Ter sua carta de readmissão recusada pela comissão judicativa não significa que Jeová tem lhe rejeitado. 

É claro que muitos querem voltar a falar com entes queridos, amigos importantes, deixar de ser visto com uma pária por outros irmãos que nos julgam indevidamente, voltar a fazer algumas atividades em grupo, inclusive participar de recreações. Mas lembre-se, se esse for seu objetivo principal, você está com o objetivo errado!

Talvez seja o momento de você continuar a se fortalecendo e fazendo uma auto-análise. E continuar fazendo mudanças em sua vida. Estar desassociado não é fator determinante pra sua condenação; mas sua mente, seus atos e seu coração é.  - Marcos 12:30

14 comentários:

  1. Que bom que vc voltou Andre...

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com você. Pelo que aprendi no livro "Conhecimento" e meu orientador que é ancião e pioneiro especial, me disse quem é desassociado, Jeová não escuta sua oração e muito menos será abençoado, e menos ainda será ressuscitado. O que você falou difere do que eles ensinam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente vou aprendeu do seu instrutor, porque o livro Conhecimento não trata desse assunto voltado aos desassociados. Além disso ele foi substituído pelos livro "O que a Biblia ensina" que está em hamonia com tudo que eu falei lá em cima.

      Mas vou te responder de uma forma melhor, usando a Bíblia. Leia 2 Cro 33:1-13 e me diga o que você entendeu e que tipo de relação você faria com desassociados. Espero que veja como nosso Deus Jeová é um Deus maravilhoso. Abraços.

      Excluir
    2. A bíblia é clara. Testemunha de Jeová não deve nem menos dar um oi para tais pessoas.
      Quem é desassociado não tem nenhuma relação com Jeová e muito menos com seus servos. Mas ele poderá reestabelecer sua relação somente quando for anunciado sua readmissão da tribuna.

      Excluir
  3. Ao anonimo acima (29/08): Você conseguiria apresentar uma prova bíblica de que Jeová não houve a oração de um desassociado? Vc enaltece seu instrutor "pioneiro e ancião", mas mostre-nos na bíblia sua afirmação.

    ResponderExcluir
  4. Já que a Bíblia é clara, poderia me explicar onde diz que "desassociado não tem nenhuma relação com Jeová"?

    ResponderExcluir
  5. Um desassociado é um servo de Jeová que pecou gravemente e não demonstrou arrependimento e devido a isto precisa ser disciplinado por Jeová. Eu ouvi uma ilustração que cabe bem ao caso, é como um pai que coloca um filho de castigo, o objetivo óbvio é de que o filho pense sobre o que fez e possíveis consequência dos seus atos, se os irmãos ou a mãe vão brincar com o filho de castigo, pode ser que o filho não pense em seus atos ou até minimize seus erros. Quando o desassociado aprende com a disciplina ele volta a ter uma relação aprovada por Jeová, penso que este momento só Jeová o escrutinador de corações é que verdadeiramente sabe quando a disciplina surtiu o efeito possível, aos anciãos cabe analisar as mudanças que EVIDENCIAM um possível arrependimento.

    Lucindo Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola pessoal lembrem " Davi é um grande exemplo de alguém do passado que foi afastado, por ele nunca deixou de orar a Jeová pois ele saia qu Jeová é um ouvinte d oração. Portanto nunca as nunca deixem de orar. Façam o que puder para estarem nas reunioes. Nao percam de vista o amor que Jeová tem por vcs. Aprendi quando fizeram a comissao que Jeová odeia o pecado que cometi, mas ele me ama entao por que desistir. continuem, lembre-se do que o Diabo fez com a gente quando estavamos na organização, ele so nos desprezava, entao por que ficar do lado de quem nos humilhava? Jeová sempre foi amoroso conosco.

      Excluir
  6. Bem, já que esse é o tema, é com muito prazer que gostaria de dividir com você, André e demais irmãos (desassociados ou não), que visitam aqui: VOLTEI!!!

    Bem, pode parecer simples pois, todo ano, milhares de pessoas voltam. Mas, no meu caso é especial para mim, pois estive 14 anos longe de Jeová (sim, no meu caso longe de Jeová e, CONSEQUENTEMENTE, longe da Sua organização visível).

    Mas, em 07/09/2016, tive o imenso prazer de ouvir ouvir o anúncio do meu retorno. Eu pensei que nunca mais seria possível retornar, pois foram muitos anos longe de "casa". Nesse tempo, me envolvi com a religião falsa. Me tronei evangélico e me associei a sites e blogs de aBÓSTAtas. Li sobre "datas erradas", "imagens ocultas", "pedofilia" e outros milhares de argumentos INFUNDADOS e/ou MISTURADOS COM MEIAS VERDADES ( que é pior que mentira e se assemelha muito a Satanás), a respeito de Jeová e de sua organização. A apostasia tentou, mas não foi comigo que conseguiram enganar...hehehe... Inclusive, quero deixar meus agradecimentos a você, André, que foi um dos precursores em me ajudar a voltar. Conheci seu blog há uns 3 anos e meio e nele comecei a tomar as "primeiras doses" contra o veneno da "aBOSTAsia" (ou dissidentes, como eles gostam de ser chamados). Sou grato a Jeová por ter permitido minha volta e ter esclarecido as duvidas que eles incutiram em mim por um tempo.

    Sou grato também a sites independentes de irmãos como por exemplo o Queruvim (Tradução do Novo Mundo Defendida), A Verdade é Lógica (Facebook e Youtube) Apologista da Verdade (Facebook e Blog), que contribuíram MUITO para me ajudar a limpar do veneno que impregnou em mim por um tempo. Me envergonho diante de Jeová por ter feito coisas erradas nesses 14 anos fora. Mas, o que mais me arrependo ( E ME ENVERGONHO) é, por algum tempo, ter dado ouvido a apostasia e ter engolido goela abaixo, ensinos tão básicos que aprendemos na Bíblia (inferno de fogo NÃO existe; alma morre; Paraíso será restaurado na Terra, etc.) Esses ensinos bíblicos são tão básicos, tão claros. Como pude me deixar levar e engolir tudo isso por algum tempo??

    Bem, isso não importa mais. Sou grato a Jeová Deus por ter tido misericórdia de mim e me atraído de novo, esclarecendo e limpando minha mente de toda a sujeira que a aBOSTAsia (sim, é isso que eles são), empurrou em mim por certo tempo.

    André, mano, agradeço a você também pela ajuda com matérias edificantes e espero vê-lo aqui dentro em breve, mermão...

    Aproveito a chance para dizer àqueles que, de alguma maneira, foram infectados pela aBOSTAsia (dissidência com ego ferido), que não tem problema. Dúvidas são normais. Tenham. Porém, não esqueçam que a fonte de onde elas surgem (dissidência), é a mais suja possível. lembre-se também que Jeová, o DONO DO UNIVERSO, o Todo-POderoso e Supremo Criador, NÃO CONCEDE AUDIÊNCIA A APÓSTATAS, segundo o livro de Jó, então porque NÓS devíamos? Segue:

    "Em sua defesa, Jó mostrou que Deus não concede audiência ao apóstata (Jó 13:16), e mostrou também o estado de desesperança daquele que é cortado em apostasia. (Jó 27:8; veja também a declaração de Eliú em Jó 34:30; 36:13.)"

    Em suma, queridos irmãos e amigos, 14 anos longe de Jeová e com toda esperança de retorno esgotada, desapareceram quando anunciaram meu retorno em 07/09/2016. Estou de volta. E por tudo que passei, por todos os lugares que andei (pentecostalismo, aBOSTAsia, dissidência, etc), lhes garanto: NÃO HÁ MELHOR LUGAR PARA ESTAR nesse últimos dias turbulentos e maus. Estar de volta é como um vento refrescante num dia de calor abrasador, sabe? A sensação é indescritível. Há paz. Há tranquilidade. Eu buscava por isso há 14 anos...

    Tchau, André. Muito obrigado pelo espaço e por toda ajuda que você me deu sem saber todo esse tempo, irmão.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se verá meu comentário..E se poderá responder...Mas me indentifiquei com seu comentário..Vivi a mesma experiência..E no meu caso tbm 15 anos desassociada...A cerca de dois meses comecei a assistir as reuniões regularmente..Mas devido ao envolvimento com religiões falsas,,me sinto mal..Presa a culpa é a consciência pelo envolvimento q neste tempo tive!

      Excluir
  7. eu aqui fusando na net,olha só o que eu achei... Andre tu é TJ? desde ja grata por esse albergue...

    ResponderExcluir
  8. Ouvi nossa oração pq estamos desassociados?? Claro q vai!! Jeová sabe bem nossas imperfeições e intenções!! Se Ele vai atender as orações vai ser algo q apenas Ele vai julgar. Agora citar e afirmar q Jeová nem ouve a oração de uma pessoa desassociada é uma agência contra um Deus Amoroso e Perdoados como Jeová. Ele é PERFEIÇÃO é lógico q não vou esperar q uma pessoa IMPERFEITA entenda isso com clareza a princípio!! Pq quem diz isso está imitando o IRMÃO orgulhoso do " Filho pródigo" q não demonstra compaixão pelos q se mostram arrependidos!! Ainda bem q não dependemos dessas pessoas pra restaurar nosso relacionamento com Jeová, pois elas mesmas esqueceram q " quem tiver de pé acautele-se para não cair"...

    ResponderExcluir
  9. Que dizer do exemplo do homem que realizava obras no nome de Cristo e que, vendo-o os discípulos, tentaram impedi-lo por não 'andarem' com eles, mas que, seguidamente, receberam de Cristo a resposta de que ninguém havia que usando o nome dele em seguida lhe amaldiçoasse. Marcos 9:38,39

    Veja, como testemunhas de Jeová, isso nos ensina uma lição importante. Uma coisa que tenho passado a implicar com os irmãos atualmente é isto, tratar quem não está na organização como lenha pro Armagedom, quer esteja desassociado, ou quer não esteja associado, quer dizer, 'mundano'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "tratar quem não está na organização como lenha pro Armagedom" gostei dessa expressão. Nunca tinha visto por esse ângulo.

      Excluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.