terça-feira, 18 de setembro de 2012

FOI A IGREJA CATÓLICA A "PRIMEIRA IGREJA"?

Do ponto de vista literal, sim, ela foi a primeira igreja cristã a ser fundada. Contudo, isso não significa que ela foi a igreja original, aquela estabelecida por Jesus Cristo quando aqui na Terra esteve. Dessa "igreja" até o império que conhecemos como Igreja Católica existe um hiato muito grande. 

A Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada en 325 d.C por meio do Concílio de Niceia
pelo então imperador Constantino.


Os evangelhos são claros quando o próprio Jesus previu que após sua morte, os cristãos sofreriam um avalanche de ataques contra sua fé por meio de heresias (apostasia), ou seja, pessoas que afirmariam seguir a Cristo mas que seguiriam por um caminho diferente ao estabelecido.  Quando João, último apóstolo vivo, escreveu sua carta (epístola) aos verdadeiros Cristãos, ele já relatava que a "igreja" já sofria ataques com adoração de deus falsos e inserção de costumes pagãos. - Mateus 7:21-23; 1 Jo. 5:21.

A igreja era muito mais conhecida como uma "seita" do que uma religião propriamente dita. Havia vários grupos divergentes que não se entendiam, que misturavam seus ritos com festividades pagãs e não havia uma unidade, eram bem parecidos com as seitas evangélicas dos nossos dias, cada um com suas leis e formas de adoração à Cristo.  Curiosamente os muitos evangelhos apócrifos como o de Judas e Madalena que denegriam a imagem de Cristo, surgiram mais ou menos nesta mesma época. 

Em 325 d.C., quando o Imperador Constantino se converteu ao cristianismo, a igreja dava os primeiros passos para se tornar uma religião importante por meio do Concilio de Niceia onde estabeleceu-se muitos dogmas, mas o mais importante, a igreja se dissociava completamente do judaísmo. Muitos afirmam que ali foi a data de fundação da Igreja Católica. 

Porém outros historiadores consideram o ano de 380 d.C, quando o então Imperador Teodósio I, ordenou que todos os súditos obedecessem fielmente ao Bispo de Roma, estabelecendo o modelo que vigorou por muitos séculos até hoje.   

Assim, desta forma, como muitos católicos hoje afirmam, de fato, ela foi a primeira igreja, mas não necessariamente a igreja fiel estabelecida por Cristo e seus apóstolos. Apenas uma evidência do que Cristo já havia profetizado quando disse que a verdadeira adoração seria destonada pela apostasia (heresia) até que se restabelecesse novamente. - Isaias 2:2-4




4 comentários:

  1. E a "verdadeira" igraja só surgiu no século XX com Russell. Muito conveniente heim? rs

    ResponderExcluir
  2. Invitável não me lembrar daquela piada (por favor, ninguém faça isso no serviço de campo, ....só se for com alguém q vc tem certa intimidade):
    "Uma pessoa fala pra TJ (seu colega de trabalho/escola/vizinho...): Eu sou católico porque a Ig.Católica foi a 1ª que Jesus deixou!
    Daí, a TJ responde: Pois faça como ele, deixe também, se ele deixou é porque não presta!!!!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado o comentário do PN.
    Eu, noutro dia estava meditando sobre a Igreja católica, sobre os textos bíblicos que eles usam para tentar provar que esta é a igreja verdadeira MATEUS 16:18/19
    Então pensei no que diz lá em DANIEL 12:4

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.