quarta-feira, 9 de novembro de 2011

JAH... RASTAFARI... REGGAE!

Estava eu com um grupo de irmãos numa festa e logo chega um carro tocando "Jerusalem" de Alpha Blondy. Em determinado momento alguém solta uma pérola:

- O bom do reggae é que ele fala em Jeová. Jah Jeová!

Em tempos de Google e Wikipédia, as pessoas se dão o luxo de serem desinformadas? O "Jah" deles nada tem a ver com nosso Deus Jeová. Pelo menos, não do mesmo jeito.

Na visão do Rastafari - religião jamaicana criada nos anos 30 por trabalhadores - Deus (Jah) reencarnou na terra na pessoa de Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, seguindo uma interpretação absurda das Escrituras Hebraicas, no que se refere aos descendentes de Cuz, filho "negro" de Noé. Cuz deu origem aos cananaeus, que habitaram o sul da Europa e ajudaram a formar as nações africanas.

Desta forma, quando Bob Marley - e todas as outras bandas de reggae - falam de Jah, está se referindo a este "deus" que um dia tornaria os negros uma nação forte.

Definitivamente nada tem haver com nosso Deus amoroso e poderoso que um dia "se elevará acima dos morros, e a ele terão de fluir todas as nações". (Isa 2:2-4).



Publicado em 26 de junho de 2008.

3 comentários:

  1. já pesou se Jeová fosse o deus etíope Jah...hoje seríamos conhecidos como tribo de Jah,ao invés de testemunha de Jeová.

    ResponderExcluir
  2. Na Jamaica,a partir dos anos 20 tornou-se popular na ilha,dentre a população negra o slogan"BACK TO ÁFRICA".surgia aqui uma forma diferente de entender o cristianismo,que não olhava mais para cultos primitivos iorubás.Na Etiópia,apesar da expansão do islã,a comunidade rastafariana se manteve intacta,graça a coroação do príncipe ras tafari Hailé Selassie em 1930 e é para lá que os jamaicanos lançaram seus olhares com o "VOLTA À ÁFRICA".apesar de poucos jamaicanos voltarem para a África,o rastafarianismo tornou-se popular na Jamaica devido a música de Bob Marley,que em suas letras de reggae falava sobre o movimento.

    ResponderExcluir
  3. É, mas o "Jah" que eles usam é o do nosso pai Jeová, tirado do salmo 68:4, da bíblia King James.

    Só pra constar eu sempre pronuncio "Diá". rsrsrs

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.