sábado, 6 de agosto de 2011

CEILÂNDIA, A CAPITAL DO NORDESTE EM BRASÍLIA



"...amanhã às duas horas na Ceilândia,
em frente ao lote 14, é pra lé que eu vou."
- Legião Urbana




Tentei o Gama, que amo de paixão, tentei Guará e Bandeirante, que não deu certo porque algumas pessoas não cumprem a palavra, cheguei a quase esbarrar em Samambaia, mas enfim, acabei mesmo aqui na CEILÂNDIA.

Maior e mais populosa cidade-satélite de Brasilia, com quase 500 mil habitantes, Ceilândia é também conhecida como reduto dos nordestinos. Povoado predominantemente por baianos, piauenses e cearenses, a Ceilândia é um celeiro de atividades culturais regionais que são geralmente realizadas na Casa do Cantador ou pela culinária típica nordestina da Feira Central da Ceilândia.

A cidade surgiu em 1971 como parte do projeto Campanha de Erradicação de Invasões, CEI, acabando com uma guerra ocupacional causada pela insistência do governo em mandar os candangos de volta para seus Estados de origem. Do nome, CEI, nasceu, CEILÂNDIA.


Como todas as cidades-satélites de Brasilia, Ceilândia foi projetada por um urbanista que desenhou a cidade em formato de barril. Se olhar Ceilândia no Google Maps, poderá observar o projeto original agregando os bairros de Ceilândia Sul, Ceilândia Norte, Centro e Guariroba. A cidade cresceu, se expandiu, e hoje é uma das mais importantes cidades do Distrito Federal, sobretudo, pelo seu colégio eleitoral. Costuma-se dizer que Ceilândia define quem será eleito governador por aqui. O símbolo da cidade é a enorme Caixa D´Água que fica no centro da cidade.



Este é o bairro onde vim morar. Pra ser sincero, ainda vou tentar futuramente voltar pro Gama, mas enquanto não der, Ceilândia será o meu lugar.

6 comentários:

  1. Queria muito conhecer Brasília. Nós aqui de SP somos muito alienados com relação ao restante do Brasil, achamos que Brasil se resume do Rio até Curitiba.

    Quem sabe no futuro, né. Aí vc me hospeda na sua casa, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. André,essa visão panôramica da Ceilândia,parece a visão aqui em São Paulo,do bairro do Paraisópolis,encravado no coração do Morumbi,aqui conhecida como "casa grande e senzala"uma referÊNcia a obra de Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  3. Josemar, o nordeste, sobretudo Porto Seguro-BA e Porto de Galinhas-PE está repleto de paulistanos. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. ceilândia famosa hein! Apareceu na liga de terça na band. RSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, morro de medo deste lugar. Na tv mostra tanto assassinato, sequestro e roubo que me apavora. Quer ver? Assiste balanço geral!

    ResponderExcluir
  6. rsrsrs... ah, aqui é perigoso como toda e qualquer grande cidade.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.