segunda-feira, 13 de junho de 2011

REDES SOCIAIS



Muito interessante, e oportuna, a reportagem da Despertai de julho sobre as redes sociais. Em 2005 ficou estabelecido entre alguns anciãos, inclusive da minha congregação, que irmão nenhum poderia ter perfil no Orkut. Inclusive, sob pena de terem seus privilégios retirados caso insistissem. Eu, que na época era Servo Ministerial, fui colocado contra a parede. Resisti, não cedi, afinal eu leio, pesquiso, e sabia que não existia nenhuma infração de princípio bíblico por participar de um site de relacionamento. Mas graças a Jeová, na minha congregação tinha outro ancião que trabalhava como técnico de informática, e assim como eu, era meio vidrado nas novidades tecnológicas. Ele segurou minha barra!

Seis anos depois as redes sociais se expandiram, agora temos Orkut, Facebook, Twitter, Formspring, Blogs, além dos genéricos bem menos populares como Sônico e Quepasa. Quando abri a Despertai e fui ler o índice, imaginei logo, vem pancada por aí. Mas surpreendentemente na página 25, a nota de rodapé finaliza a discussão:

Despertai! Não apóia e nem condena nenhuma rede social específica. Os cristãos devem ter a certeza de que seu uso da internet não viola os princípios da Bíblia. – 1 Timóteo 1:5, 19.





Entenderam agora, os que ainda, em pleno século XXI estabelecem o que irmão deve ou não fazer, baseado em idéias pessoais? Eu estava à frente do meu tempo, sabia que no fim, participar de uma rede social era uma questão de consciência.

O perigo, contudo, não está participar, mas pelo que fazer dentro dela. Existem perfis de irmãos cujas comunidades no Orkut são impublicáveis. Existem outras que permitem discussões totalmente sem sentido ou sem qualquer utilidade. Eu mesmo sou membro de uma chamada “Eu odeio a Rede Globo”, onde durante meses perdia meu tempo discutindo sobre programação na televisão, política, e até religião, só perdendo tempo com isso. Hoje utilizo as comunidades no Orkut de forma mais útil, por exemplo, na comunidade “Eu tenho um Nokia C3” descobri configurações que nem sabia que meu celular podia fazer, e já economizei rios de dinheiro com pequenas dicas de manutenção dadas na comunidade “Clube do Ford Fiesta”.

O fato é que as redes sociais aumentaram muito a integração com irmãos de outros países. Antes o máximo que tínhamos era assistir um congresso internacional. Hoje, é possível, tomando os devidos cuidados, claro, fazer amizades com irmãos de qualquer parte do mundo, trocar idéias, comparar costumes e culturas, e inclusive, saber das atividades de nossos irmãos até mesmo em países em proscrição. Tenho uma amiga virtual de mais de oito anos que mora na França, que me deixa(va) atualizado com as constantes brigas fiscais que o governo Francês impõe aos nossos irmãos.

As redes sociais tem seus perigos, semelhantes aos perigos que cada um de nós temos ao nos associarmos com pessoas não-cristãs na escola, no trabalho ou na rua. O cristão que é consciente de sua necessidade espiritual evitará se associar com pessoas que possam vir ferir sua integridade. O mesmo irmão que me condenou por eu ter um perfil no Orkut, sob o argumento de má associação, era o mesmo que participava dos churrascos da empresa aonde ele trabalha. Infelizmente ainda somos imperfeitos, e até que o novo mundo sob o Reino de Deus venha, ainda vamos ter que aprender a lidar com nossos queridos irmãos.


3 comentários:

  1. Não tem como fugir da realidade das redes socias que estão ai,diante dos nossos olhos,e funcionam como a janela do mundo,é através dela que interagimos com o mundo,um lugar onde podemos conhecer pessoas legais,é como nossa amizades na vida real,e por estarmos no mundo virtual,devemos tomar todos os cuidados possivéis com quem nos relacionamos.

    ResponderExcluir
  2. ANDRE SE ORARMOS A JEOVA PEDINDO UM CASAMENTO,ELE ATENDE ESSE TIPO DE PEDIDO,BOM O ANÇIAO NO DIA DA MINHA COMIÇAO FALOU ISSO PRA MIM.

    ResponderExcluir
  3. Se orarmos a Jeová ele nos dará o discernimento correto para encontrarmos uma pessoa excelente. O problema é que geralmente não damos ouvidos à Jeová e escolhemos somente pela beleza.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.