domingo, 20 de fevereiro de 2011

ACERCA DE 1975

"Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe,
nem os anjos dos céus, nem o Filho,
mas unicamente o Pai" - Mateus 24:36




No ano de 1999, o Corpo Governante nos fez distribuir mundialmente o Notícias do Reino "Novo Milênio - O que devemos esperar do futuro?". Tratava-se de um folheto que tinha como objetivo alertar as pessoas para os acontecimentos que caracterizava os últimos dias e nos motivar a fazer mais na obra de Jeová. O folheto não trazia, na verdade, nenhuma novidade sobre o que aprendemos todos os dias desde que nos tornamos Testemunhas de Jeová: terremoto, fome, guerras e o aumento do que é contra a Lei. A despeito disso, não evitou que alguns incautos propagassem boatos de que o folheto marcaria o fim e o inicio de alguma coisa. Eu lembro na época de um pequeno burburinho de alguns irmãos, sobretudo os desprovidos de discernimento espiritual, dizendo coisas como "Se o Escravo lançou esse Noticias do Reino é porque os últimos dias está próximo" (sic), ou "Tenho certeza que o Armagedom vem agora no ano 2000!". Lembro de alguns irmãos propagando "terror" incentivando alguns a abandonar o emprego ou vender suas coisas materiais, porque o fim estava mais próximo que nunca.

Agora me pergunto: se um pequeno folheto de apenas 4 páginas causou todo esse alvoroço em alguns incautos - vale frizar - em 2000, imagine o que faria um livro que trouxesse a simples informação de quem em 1975 marcaria o film dos 6.000 anos da criação da humanidade? É por isso que eu não dou muita trela quando aparece discussões à respeito de 1975, porque tudo que ocorreu, ocorreu apenas com irmãos sem discernimento espiritual, que apesar dos conselhos e das orientações nas reuniões, insistem em fazer terror com as verdades bíblicas.

Em 1966, o Corpo Governante publicou no livro "Vida Eterna - Na liberdade dos Filhos de Deus", informando que confome cronologia bíblica que em 1975 marcaria o fim dos 6.000 anos da humanidade. "Quão apropriado seria se Jeová Deus fizesse deste vindouro sétimo período de mil anos um período sabático de descanso e livramento, um grandioso sábado de jubileu para se proclamar liberdade através da terra a todos os seus habitantes! Isto seria muito oportuno para a humanidade. seria bem apropriado da parte de Deus, pois, lembre-se de que a humanidade ainda tem na sua frente o que o último livro da Bíblia Sagrada chama de reinado de Jesus Cristo sobre a terra por mil anos, o reinado milenar de Cristo. Jesus Cristo, quando na terra há dezenove séculos, disse profeticamente a respeito de si mesmo: 'Porque Senhor do sábado é o Filho do homem.' (Mateus 12:8) Não seria por mero acaso ou acidente, mas seria segundo o propósito amoroso de Jeová Deus que o reinado de Jesus Cristo, o 'Senhor do sábado', correspondesse ao sétimo milênio da história do homem."

É óbvio que o fim dos 6000 anos causava uma expectativa muito grande. Se eu vivesse naquela época (na verdade em 1975 eu era um bebê lindo de 2 anos), possivelmente esperaria também algo grandioso de 1975. Os irmãos já sabiam que desde 1914 o Reino Milenar de Cristo estava reinando. Sabia que estávamos nos "últimos dias", e mesmo sabendo que um dia para Jeová é o equivalente a um ano, esperariam que o armagedom viesse logo. (2 Pedro 3:8) Mas ninguém sabia o que iria acontecer em 1975! Nem mesmo o Corpo Governante sabia, apenas, no direito que é deles, incentivava as pessoas a dar prioridade à obra do Reino, deixando de lado as coisas materiais, nada diferente do que ela faz ainda hoje, talvez com mais ênfase ainda, e, nem por isso ninguém está morrendo ou se matando por causa disso.

Mas infelizmente, à base disso ouço histórias cabulosas de "profetadas" feitas por alguns irmãos à época, sem nenhuma ingerência ou chancela do Escravo Fiel e Discreto. Uma irmã de 82 anos de idade, do Gama, uma vez comentando sobre isso lembra que um determinado ancião de Luziânia-GO chegou a construir um porão debaixo de sua casa para se esconder de alguma coisa (sic). Em Cruz da Almas-BA, veio uma história de um ancião que obrigou a todos os irmãos a se vestirem de branco e passar a virada do ano-novo de 1975 no Salão do Reino orando e cantando cânticos do reino. Ainda hoje, em pleno século XXI, existe um irmão em Salvador-BA que proibe suas filhas de vestir calça, e não tem conselho bíblico que o demova dessa idéia. Lamentavelmente, lidar com algumas mentalidades de pessoas é muito complicado.

Se observar todas as publicações do Escravo Fiel Discreto de 1966 a 1974, verá que houve realmente uma chamada para obra, sobretudo por causa da expectativa de 1975. ENTRETANTO EM NENHUM MOMENTO AS PUBLICAÇÕES APONTAVAM 1975 COMO O ANO DO ARMAGEDOM. É digno de nota que apesar da chamada e da expectativa do que poderia acontecer em 1975, o Escravo lançou os seguintes artigos: A Sentinela: “Fazer Uso Sábio do Tempo Que Resta” (1.° de novembro de 1968); “Sirva com a Eternidade em Vista” (15 de dezembro de 1974); “Por Que não Fomos Informados Acerca ‘Daquele Dia e Daquela Hora’” e “Como o Afeta não Saber ‘Dia e Hora’?” (1.° de novembro de 1975). Antes disso, em 1963, o livro “Toda a Escritura É Inspirada por Deus e Proveitosa” havia declarado: “Não adianta usar a cronologia bíblica para especular sobre datas que se acham no futuro na corrente do tempo. ( Proclamadores do Reino, página 104)

Segundo o anuário e 1975 já apontava um crescimento impressionante de 2 milhões de Testemunhas de Jeová em toda a terra. Destes, 297.872 tinham se convertido no ano de 1974. De fato, muitos irmãos aderiram à chamada entrando na obra de evangelização integral, outros venderam seus bens materiais e se tornaram missionários, e houve um crescimento espetacular do povo de Jeová na terra, mas infelizmente, uns poucos fizeram isso apenas por causa de 1975, e não por causa de Jeová. No ano seguinte, no anuário de 1976 apontou que dos 297 mil, cerca de 70 mil pessoas saíram da Organização de Jeová "decepcionados". Entretanto, é possível que muitas deles, mais tarde, tenham voltado e esteja hoje entre os quase 7 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o planeta.

Enfim, ficar discutindo 1975 é uma das várias bobagens que muitos apóstatas ainda insistem em fazer, sem sucesso, porque as discussões só rodam mesmo entre eles e alguns religiosos convenientes. A Organização de Jeová não escondeu "1975", porém, não há motivos para volta e meia ficar tocando nesse assunto desgastante que não se leva à nada. Se houve pessoas que suicidaram mesmo, lamento por elas, mas se não fizeram isso por fanatismo imbecil não promovido pelo Corpo Governante, invejo-os, pois estão numa situação melhor que a minha, já que estão na memória de Jeová e aguardam o momento aonde todos os mortos voltarão a viver. - João 5:25.

E para finalizar, nos meus 37 anos de vida, nasci de pai espírita e mãe que era do Candomblé, fui criado algum tempo por minha vó que era evangélica da Assembléia de Deus e converteu praticamente toda as minhas tias a serem evangélicas hoje. Aos 12 anos me batizei na Primeira Igreja Batista do Brasil, aos 14 passei a frequentar a Igreja Renascer em Cristo. Já conversei com Mórmons, Adventistas do Sétimo Dia e até um Judeu que dia desses apareceu no meu trabalho. E após tudo, a minha opinião sincera é: SE A VERDADE NÃO ESTIVER ENTRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, ENTÃO ESTAMOS LASCADOS! MELHOR VIRAR ATEU.

16 comentários:

  1. Meu avô cavou um buraco no quintal e enterrou todos os livros da sociedade lá, rsrsrs. Qualquer dia eu vou lá para desenterrar.

    Bom texto.

    ResponderExcluir
  2. Mais nada a ser dito...só q a 2ª de Pedro 3:8 diz outra coisa q vc colocou ai....
    No mais...fecha a conta e passa a régua.

    S.C

    ResponderExcluir
  3. Cara, tem certeza que é bobeira?
    Você chama vender uma casa, deixar vários planos como cursar uma faculdade, deixar de ter filhos como bobeira?
    É bom viver no futuro né? Então que se dane todos que morreram nas grandes guerras, afinal não estavamos lá.
    Muito espanta ver alguém que já foi tj que isso não partiu do CG. Testemunhas não fazem especulação nenhuma, tudo vem das próprias publicações. Erraram feio nessa data e pior de tudo, ao invês de serem humildes, admitirem o erro, culparam os pobres irmãos que não tinham nada a ver com isso.

    Você disse isso:

    "Se houve pessoas que suicidaram mesmo, lamento por elas, mas se não fizeram isso por fanatismo imbecil não promovido pelo Corpo Governante, invejo-os, pois estão numa situação melhor que a minha, já que estão na memória de Jeová e aguardam o momento aonde todos os mortos voltarão a viver. "

    Sinceramente, ainda bem que descobri tudo isso a tempo, tjs acabam sendo assim mesmo, pessoas insensíveis, falo isso porque ja presenciei esse tipo de coisa.

    Lamento por você colocar sua fé cega em cima do CG e ter tanto medo de raciocinar.

    Acorda pra vida, encare a relidade enquanto ainda é tempo.

    A principalmente, aprenda a duvidar, afinal quem colocou essa capacidade nos seres humanos não foi Deus?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sidi, não houve erro... 1975 para nós anda foi o ano que marcou o fim dos 6.000 anos da humanidade.

    Quem colocou a duvida no coração dos homens foi o diabo. Pense nisso!

    ResponderExcluir
  5. Olá André,

    Na verdade, membros do próprio Corpo Governante sustentaram essas expectativas erradas para o ano de 1975. Não foi iniciativa de "irmãos imprudentes".

    Eu tive a oportunidade de disponibilizar no YouTube um trecho dum discurso de Frederick W. Franz sobre este assunto, onde inegavelmente ele proclama o Armagedom para 1975. Com a simples pesquisa "Armagedom em 1975" no YouTube você encontrará o vídeo legendado em português.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Andre Lago, infelizmente vc esta muito cego com a torre de vigia, sugiro que para o seu proprio bem vc se liberte um pouco e busque entender melhor os fatos.Não é nosso objetivo te fazer perder a fé, muito pelo contrario é aumentar sua fé em Deus e jesus cristo e não em um grupo de homens que criam suas proprias crenças.A proposito se vc tem medo de pesquisar a torre por causa de algum medo de estar pecando, leia Deuteronomio 18:20 a 22 que vc vera que vc tem o apoio do propio Deus Jeova.Vá em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  7. Caro Anônimo, eu não tenho medo de pesquisar sobre a Organização. Inclusive sugiro que leia alguns artigos meus. Mas eu creio em Jeová, e SEI que esta é a única Organização Visível de IHVH na terra. Você quer que eu fortaleça minha fé em qual das igrejas "isentas"? Vou repetir... SE A VERDADE NÃO ESTIVER ENTRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, ENTÃO ESTAMOS LASCADOS!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que por mais que todas as religiões cometam seus erros, as tj´s estrapolam demais porque em nenhuma outra as pessoas são tão perseguidas como nas tj´s pelo simples fato de não concordarem com algo. Nas outras apesar dos erros o respeito e o amor sempre são respeitados.

    ResponderExcluir
  9. QUE ASNEIRA FOI ESSA QUE ESSE SERGIO ESCREVEU AQUI? NAO S EI MAIS O QUE SIGNIFICA SANIDADE MENTAL. SOCORRO PRECISO DE UM ANALISTA!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eles confundem "passar a mão na cabeça" e permissividade como exemplos de Respeito e Amor. Possivelmente condenariam Jesus Cristo, por ter entrado no templo e expulsado os vendedores com "amor e respeito" devidos.

    ResponderExcluir
  11. Tá indo bem o rapaz do blog pois está pesquisando na própria literatura da Torre - ainda que de maneira apologética. Mas logo ele acorda; os escritos da Torre são uma arma contra eles mesmos.
    Continue pesquisando para defender, só assim você vai acordar.

    ResponderExcluir
  12. Ah, bom. Você quer que eu defenda Jesus Cristo pesquisando o livro do Capeta? Acorda você!

    ResponderExcluir
  13. acredito que a verdade esteja realmente com os tj, se não fosse assim não teria encontrado este blog depois de fazer um tour em praticamente todos os sites apóstatas do google!

    ResponderExcluir
  14. Por que você diz "SE A VERDADE NÃO ESTIVER ENTRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, ENTÃO ESTAMOS LASCADOS!"?

    Você confunde Deus com uma organização (uma editora de livros que vende seus itens dentro do lugar de adoração, no balcão de vendas que manipula dinheiro).

    "E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada CASA de ORAÇÃO; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." Mateus 21:13

    "Disse-lhe JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Puxa, "uma editora de livros que vende seus itens dentro do lugar de adoração, no balcão de vendas que manipula dinheiro"????

    Sinal, de que você deveria conhecer mais sobre a obra das Testemunhas de Jeová!!!


    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.