domingo, 24 de outubro de 2010

COMO SUPERAR O FIM DE UM RELACIONAMENTO

(...para homens)


Por mais difícil que possa parecer à uma mulher, sim, nós homens amamos. E às vezes o fim de relacionamento pode ser tão doloroso para nós do que a cultura feminista prega. Pode parecer machista, mas as mulheres estão acostumadas a amar, e às vezes, sabem lidar bem com a rejeição: choram, come chocolate, se levantam e sempre tem as amigas para mostrar como o homem não valia nada e cerca de dois, três meses depois, já estão de novo namorado.

Os homens geralmente não estão costumados. Estou falando do homem que ama, não do homem sem vergonha que você namorou apesar de todos os conselhos, e que no fim, foi mais um cafageste. Quando um homem ama realmente uma mulher, ele se dedica a ela com total intensidade que o deixa bastante vulnerável. Na rejeição, ele não sabe como conduzir isso, e o resultado sempre é ambivalente. Bem, como a internet está cheia de conselhos para as mulheres, decidi adaptar algumas dicas para os homens.


1 - "Seja homem"

Más notícias, cara! Inicialmente vai doer e a dor vai ser grande. É o chamado tempo de luto, aonde você será aflingido pela Negação ("Isso não pode ser verdade"), Raiva e Ressentimento ("Não acredito que ela fez isso comigo!") e Depressão ("O que vou fazer da minha vida sem ela?"). O sentimento de perda e tristeza é normal. Seja homem, não no sentido de sair batendo e xingando todo mundo, mas no sentido de estar preparado para as séries de sentimentos que virá. Se você acha que ainda vale à pena tentar, faça isso, mas tome cuidado para não exagerar. Quando amamos alguém costumamos interpretar qualquer gesto de carinho da forma errada e por isso as vezes achamos que vale à pena correr atrás. Ligue ou passe uma mensagem, mas esteja preparado para um "não" e aceite. Não brigue com ela e nem discuta, pois na raiva você pode dizer coisas que não queria dizer e isso só vai deixar você pior depois. Não adianta ficar pedindo explicações a ela, pois a decisão está tomada, independente do que ela disser e as desculpas soarem desfarrapadas. Além disso, as mulheres costumam ser cruéis quando terminam um relacionamento; ao contrário de nós que às vezes ficamos com pena da garota e usamos a tática de fugir da situação, a mulher não tem nenhum problema em te dizer "N-Ã-O Q-U-E-R-O" e isso só vai deixar você com mais ressentimentos por causa da insensibilidade dela. Curta sua dor. Compre sua cerveja, mas beba em sua casa, ligue o som no maior volume, chore (por incrível que pareça, isso faz bem), assista uma comédia do tipo pastelão ou a um filme policial ou de ação ou vá dormir! "Curta" sua dor, mas só é permitido fazer isso uns dois ou três dias, pois depois ela vai se amenizar e você não pode sofrer a vida toda. Nenhuma pessoa merece isso!

2 - "Corte a comunicação"

Geralmente quando a mulher coloca um ponto final, na maioria das vezes, é um ponto final mesmo. Dê um tempo a ela. Não ligue, não mande SMS e nem emails. Se puder bloqueie ela do seu MSN por um tempo, não passe em frente a casa dela para ver se a luz está acesa ou não procure saber da vida dela por meio de amigos em comum ou dos parentes, por mais que a mãe dela diga que que "você vai ser sempre o genro preferido". Além disso possivelmente ela vai te ignorar ou se irritar pela constante marcação cerrada. Sabe aquele ditado, "longe dos olhos, longe do coração"? Em pouco tempo verá que funciona mesmo. As vezes é até paradoxo: ajuda a quem ama esquecer, e quem terminou sentir falta. Mas o mais importante, não a cerque, deixe-a livre para decidir seus rumos. Por mais que dôa acreditar, ela tem uma vida independente agora e você não tem mais nada a ver com isso. Não fique imaginando se ela já está com outro, porque existem muitos homens na vida dela, amigos que vão se sentir mais à vontade para brincar com ela, já que agora ela está solteira. Se ela vier com papinho de "vamos ser amigos?", caia fora, não existe amizade no fim de relacionamento para quem ama. Se daqui há alguns meses, anos, quando você tiver curado, achar que pode manter uma amizade, tudo bem, mas neste momento só vai lhe ajudar a sofrer por causa da emissão de falsas expectativas.

3 - "Não se culpe, mas seja realista"

Namoros servem justamente para se descobrir se o relacionamento vai dar certo, se vocês combinam, essas coisas. Não somos perfeitos e nem sempre o fato dela não ter gostado de você significa que seja um cara ruim. Apesar dos conselhos bíblicos, as pessoas se aproximam da outra pela aparência física, e quando nos acostumamos com a beleza o que sobra? As pessoas são diferentes, tem desejos e sonhos diferentes que às vezes apesar da forte atração física, não se combinam. A mulher não pensa como o homem, aonde para nós a soma é simples: eu gosto dela e ela de mim, então dá namoro. A mulher analisa as situações circunstanciais como segurança emocional e financeira, família, trabalho, planos espirituais e muitas vezes ela termina um relacionamento mesmo gostando do cara. Em vez de se culpar e se sentir a pior pessoa do mundo, perceba que você é interessante aos olhos de outra pessoa. Mas é bom ser realista; na maioria das vezes a mulher termina por causa de traição, indiferença, grosseria, ciume doentio, será que você não pecou em alguma dessas coisas? Que tal melhorar para o próximo relacionamento?

4 - "Corte as lembranças"


Ela não vai sair do seu coração de uma hora para outra, mas até que a chama se apague totalmente, corte qualquer lembrança que a faça a acender. Se eram casados e foi ela quem saiu, limpe a casa, mude o mobiliário, a cama de lugar (se for possível, mude até de cama). Apague do computador todas as fotos com ela. Se não tiver coragem, então grave num CD e depois esconda num lugar bem guardado que você não corra o risco de achar tão cedo. Não vá aos mesmos lugares que costumavam ir e nem force amizade com as amigas dela. Se forem do mesmo Salão do Reino, vai ser um pouquinho mais complicado, mas uma dica: terminou a reunião, vai embora. Não é para a vida toda e com certeza os irmãos vão entender, e quando você tiver finalmente curado, terá tempo para conversar com todos eles antes e depois das reuniões.

5 - "Tempo com os amigos"

A melhor forma de perceber que existem tantas coisas boas e que se pode seguir em frente é andar com os amigos. Os mais íntimos sabem o que você está passando e não vai ficar remoendo coisas do tipo "Nossa, porque deu errado? Eu achava que vocês formavam um belo casal". Saiam, jogue futebol, vão á praia ou a um clube, marquem de ir juntos pregar num território menos trabalhado. As mulheres costumam ser muito ruins nesse sentido; é começar um namoro e ela indiretamente acaba fazendo com que você se afaste deles. Se aconteceu com você, se aproxime, se ele for seu amigo vai entender, até porque sabe que não foi sua culpa. E aí quem sabe, no próximo relacionamento, perceberá que não vale à pena cair nessa armadilha e mantenha seus amigos sempre próximos.

6 - "Cuide-se"

A tendencia nossa é relaxar no visual. Barba por fazer, camisa amassada... esquece, Quem gosta de derrotados e negativistas? Cuide-se psicologica e fisicamente também. Entra numa academia, compre roupas novas e ande sempre bem arrumado. Mulheres, inclusive a sua ex, gostam de homens que tem auto-confiança, segurança e que andam bem arrumados. Converse com pessoas que passaram a mesma situação e descubra como eles "sobreviveram", entenda que a sua dor já foi sentida por alguém. O sentimento de solidariedade e empatia costuma ajudar o cérebro a se acostumar com a situação.

7 - "Projeto Esquecimento"

Depois do luto entra a fase da Aceitação. Não significa que ainda esqueceu ela, mas já se conforma com a situação. Seu coração não dói tanto e você já consegue rir e até se imaginar com outra pessoa. Mas ainda não está curado. É comum quando estamos com alguém, colocar alguns projetos na gaveta, seja por falta de tempo ou porque ela achava que era uma piada. Que tal tocar eles para frente? Um curso de bateria ou de saxofone? Por que não? Quem disse que não podemos fazer alguma coisa pelo nosso "hobby"? Que tal fazer ajustes para se tornar Servo Ministerial ou Ancião? Que tal tirar um tempo para ajudar nas construções de salões de assembléias? Está na hora de fazer aquelas coisas que são exclusivamente suas.

8 - "Aceite seu novo estado civil"

Lembra-se quando você estava zangado com ela, que o que mais desejava era ser solteiro para se divertir com seus amigos? Pois esta é a hora de desfrutar dessa independencia. Saia com eles, visite novos ambientes, faça novos amigos, viaje, não tem ninguém te prendendo agora!!

9 - "Amor à vista"

"Doença de amor se cura com outro?" Nem sempre, geralmente isso acaba em mais corações feridos. Não se atire de cabeça e saia procurando desesperadamente a primeira mulher que encontrar pela frente. Se por um lado é importantíssimo estar aberto para um novo amor e conhecer novas pessoas, é igualmente importante enterrar a antiga relação antes de se lançar nos braços de outra pessoa. Amar para esquecer pode não produzir os resultados desejados. Esqueça, pensando nos aspectos positivos e negativos da última relação, reflita biblicamente naquilo que futuramente vai querer de uma vida a dois, fortaleça-se espiritualmente e então aí já pode amar novamente.

10 - "Ame a Jeová"

Tá bom, pode parecer clichê de Testemunha de Jeová, mas ainda assim é o melhor modo de curar qualquer coisa. "Os sacrifícios a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e esmagado não desprezarás, ó Deus." — SALMO 51:17. Falar com Jeová em oração, colocar para Ele os seus sentimentos e suplicar apóio espiritual para sair dessa situação é a melhor coisa. Leia revistas e publicações bíblicas que falam do assunto. O artigo "Jovens Perguntam", embora seja direcionado aos jovens, contém muitas dicas interessantes para nós eternos jovens adultos.


PS: Adaptado do artigo "10 Dicas para esquecê-lo" do site www.entremulheres.com


.

6 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, pode ter certeza que foi muito útil para mim
    apesar de ser mulher.
    Estou vivendo o fim de um relacionamento, é muito difícil também paras as mulheres, não podemos generalizar nem homens e nem mulheres pq. cada um lida com sua dor de forma diferente, mas mais uma vez obrigada, vc. não tem noção de como me ajudou.

    bjos.

    Cléo-SP

    ResponderExcluir
  2. Que bom Cleo, falar sobre isso, também tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  3. Em resposta, e esclarecendo, a um email desaforado (mais um) que recebi, quando falo que "usamos a tática de fugir da situação" para não terminar com uma pessoa, estou expondo os motivos que alguns fazem isso, mas não justificando. É uma forma covarde, do homem lidar com a situação... infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. BIO - VOCE ANDA ULTIMAMENTE MUITO SENTIMENTAL, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
    O CASCA-DURA AMOLECEU?

    ResponderExcluir
  5. Eu li uma matéria de alguns bons aqui. Definitivаmente bookmагκing vale parа rеѵіsitаr.
    Eu me pergunto o quanto de еsforço que você colocаr para fazer Τal local fantástіcο informativo.
    Also visit my web-site : procuro um amor

    ResponderExcluir
  6. Estou felіz por ser um visitante do
    blog еteгna! , Agгaԁeço ρela іnformаçãο!
    .
    Check out my page quero uma Namorada

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.