quinta-feira, 19 de agosto de 2010

LÍNGUAS


“Toda terra continuava a ter um só idioma
e um só grupo de palavras”
- Gênesis 11:11



Qual será a “língua” do povo de Jeová no novo mundo? Embora a Bíblia não seja clara quanto a esta informação, acho que não existe nada demais em divagar um pouco. Alguns chutam que voltaremos a usar como por osmose espiritual a velha língua hebraica falada por nossos “pais” Adão e Eva, “como Jeová queria desde o princípio”. Outros acham que falaremos a língua que seja mais popular quando o armagedom chegar. Mas qual estabelecer a língua popular? É sabido que a língua inglesa é a hoje a linguagem universal, então será que finalmente o povo falará a língua das canções pop e dos filmes de Hollywood?

Talvez eu seja apedrejado mas gostaria que todos falassem a língua portuguesa. Para mim a língua mais linda de todos os lugares. Mas também gostaria que escrevêssemos em japonês e nos "desenhos" chineses. Poderíamos continuar falando algumas palavras lindas em francês. E o latim? Porque não? Poderíamos falar em italiano, bonjorno?

No fundo mesmo, gostaria que todos nós mantivéssemos as nossas línguas pátrias, mas como num processo inverso ao que aconteceu em Babel, que por milagre todos nós passássemos a entender plenamente o que cada um falasse, mesmo que em suas próprias línguas. Mas antes que chamem de qualquer coisa, é apenas devaneios meus.

O mais importante claro é que hoje falamos uma língua pura espiritual muito mais importante e bela que todas — a verdade sobre Jeová, nosso Deus e seus propósitos para o futuro. Um futuro aonde independe de raça ou nacionalidade - Sofonias 3:9.

3 comentários:

  1. BIO - ate que tem lógica, os apostolos noa pregavam a varias linguas e ainda permaneceram com seu idioma ?

    ResponderExcluir
  2. Poderíamos falar esperanto :)
    Talvez falemos inglês por já ser uma língua muito utilizada.
    O português seria um grande problema para outros aprenderem... se até nós nos confundimos com conjugações de verbos, imagina ensinar isso para alguém que nunca pensou que um só verbo pode ser falado em mais de 2 ou 3 formas. Mas enfim, se a língua for o hebraico, vou gostar pois acho muito interessante a grafia - parecem códigos binários (coisa de nerd :)

    Sobre o esperanto, estava brincando. Mas não me admiraria se formássemos um novo dialeto simples e fácil de falar, já que a própria Associação é capaz de criar grafia para línguas que antes não tinham forma escrita. Se não estou enganado, isso aconteceu com missionários em ilhas remotas.

    Não seria legal termos uma língua como essa:
    http://www.flickr.com/photos/sjhfoto/4079999077/

    ResponderExcluir
  3. espero que seja o hebraíco pois: aní iôdea rak qtsat ivrit, ivrit safá cashá{eu falo um pouco de hebraíco apesar de ser uma língua difícil}. rak samer a todos e shalom!

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.