
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILLERS
Estou tentando acompanhar LOST online, mesmo com trabalho, estudos, reuniões e afins para fazer. E a série continua me enlouquecendo no bom sentido. O sexto episódio desta sexta e última temporada foi o melhor de todos até agora, pois depois de cinco episódios confusos, alguns até chatos e finalmente tivemos um pouco de ação e impressão de que agora a coisa vai esquentar. Como já falei antes, LOST me surpreende por possuir personagens dúbios, aqui não existe necessariamente heróis ou vilões, mas pessoas com livre-arbítrios que escolhem suas direções baseadas nos seus princípios, valores ou simplesmente, desejos que algumas vezes se tornam egoístas, benevolentes ou simplesmente, racionais ou emotivos.
O que tivemos de surpresa nesta temporada? Descobrimos que a fumaça negra é o famoso "inimigo" de Jacob, apelidado pelos fãs de Homem de Preto. Vimos o retorno da Claire, só que desta vez na forma de "evil", malvada e assustadora como ela só. Descobrimos que Jacob era o cara, e que todos foram para a ilha por planejamento dele, pois achava que algum deles poderia se tornar o seu substituto, ou "candidatos". E o mais intrigante, agora temos uma realidade alternativa!!!
6×01/02: LA X [Season Premiere]
Tudo começa quando Juliet, antes de morrer nos braços de Sawyer, diz "Funcionou". Funcionou o que? A intenção ao fazer a bomba explodir era destruir o "futuro" e fazer com que o acidente que os levou a ilha nunca tivesse acontecido, e portanto, numa forma de enganar o tempo, a vida deles continuaria tranquilamente. Depois disso somos levados à primeira temporada, o avião está no ar com os nossos velhos conhecidos personagens, Kate continua sendo levada à prisão, Hurley continua sendo o milionário que recebe "conselhos" de Sawyer que continua sendo o cafageste, Jake continua indo para Los Angeles trazendo o corpo de seu pai da Austrália, Demond está ao seu lado, Locke continua paraplágico e Boone volta sem a irmã Shannon... opa, peraí, sem a Shannon? Hurley está sortudo? O que Desmond faz nesse avião? Alguma coisa está errada! E estava mesmo, depois de horas sem entender somos apresentados a realidade alternativa, criada a partir da hipótese de que o avião não caiu na ilha. Descobrimos isso quando voltamos aos sobreviventes da explosão na ilha.
Lost – 6×03: What Kate Does
Kate é uma personagem estranha, capaz de criar antipatia em uns, e a admiração em outros. Admito que gostava muito dela quando ela fazia "par romântico" com Sawyer, mas hoje é indiferente. Mas não gosto dos episódios baseados em sua história, pois seus flashbacks são muito chatos. Enfim serviu apenas para mostrar que haja o que houver, Kate será sempre uma fugitiva. Vimos tambem que o Templo será o ambiente central e que muitos segredos serão revelados a partir dele. Houve algumas surpresas simples, mas engraçadas, como o encontro de Kate com Claire e como ela diz, quase sem querer querendo, que o nome de seu filho será Aaron. Legal também foi ela ser atendida nos hospital justamente por Ethan, que assim como aconteceu na ilha, lhe deu remédios para segurar a gravidez da Claire. Gostei tambem da Claire apresentada nas duas realidades: na ilha como uma guerrilheira "Rousseu" e na alternativa como a doce e grávida Claire. Mas enfim, foi um episódio chato no contexto geral, nenhuma resposta, nenhum segredo, nada do que não sabíamos antes.
Lost – 6×04: The Substitute
Depois da chatisse do episódio anterior, tinha expectativas de que esse fosse finalmente o episódio que iria começar, principalmente porque o promo mostrava que o flash sideways (nome oficial dado a realidade alternativa) seria sobre Locke. Geralmente as histórias do Locke são interessantes. Não foi assim uma brastemp, mas deu pro gasto. Teve boas, irônicas e algumas engraçadas situações. Um revoltado Locke conhece o agora sortudo, milionário e confiante Hugo Reyes, que o indica a nada mais, nada menos, do que a Rose para lhe arrumar um emprego. No fim ele começa como um professor numa escola, aonde entre seus colegas existe um professor metódico e chato chamado Benjamin Linus, justamente o caro que tramou sua morte na temporada anterior. Foi um "susto" engraçado. Mas legal mesmo foi ver a volta dos números misteriosos. Tudo bem que não foi uma explicação do significado, mas foi interessante ver que eles estavam associados aos nossos protagonistas desde o inicio. A cena final com o "Locke do mal" mostrando os nomes deles para Sawyer foi de lascar. Vimos na temporada passada que Jacob fazia varias entrevistas com diversas pessoas no passado, e aqui desconrimos as respostas: ele queria um substituto para cuidar ou proteger a ilha.
Lost – 6×05: Lighthouse
E a coisa continuou melhorando, apesar da história ser baseada desta vez em Jack Shepard. De herói a "vilão"; é incrível como Jack tem uma rejeição enorme entre os fãs. Será que é só eu que acho as histórias baseadas em Jack interessantes? Gosto do papel de herói certinho trágico dele, do seu drama pessoal com o pai, que sempre o instigava mais como um rival. Mas o que nos surpreendeu mesmo foi ser apresentado ao David, o filho de Jack. Jack é pai? Óóóóóó... Jack sempre foi o "herói" por conveniencia, ou seja, como ele era médico e aparentemente a único a ter bom senso, sempre era visto como o líder dos sobreviventes. Mas na verdade ele sempre foi um inseguro devido às críticas e os embates emocionais com seu pai. Era um homem da ciência, disposto a seguir a razão, do que a emoção, e por isso suas decisões sempre eram questionadas pelos demais, que pensavam com o coração. Agora por meio da realidade alternativa, somos apresentados ao "Jack pai", um homem capaz de se despir de toda a sua intelecto para ser apenas um pai amoroso, capaz até mesmo de sentir fé e confiança em si mesmo. Filosofei? Pow, estou inspirado, mas fiquei realmente emocionado com esse episódio. Salvo isso, o que o pessoal do LOST BRASIL comentou muito foi sobre os comentários de Hurley sobre os esqueletos encontrados na caverna: "será que somos nós, no futuro?". Bem, não vou ficar criando teorias, até porque não sou bom nisso, por isso vou esperar os episódios futuros.
Lost – 6×06: Sundown
O melhor de todos... até agora, com certeza. Mistérios, brigas, lutas, tiros, gangsters, cenas de ação, putz, os produtores nos deu uma overdose de adrenalina. O episódio é baseado em Sayid, e os episódios baseados nele geralmente tem adrenalina, mas somos surpreendidos com um "tio" Sayid visitando justamente a Nadia, casada com seu irmão. Nossa, que loucura é essa? Bem, mas vamos lá. A série é uma resposta a uma frase destacada no video promocional aonde mostrava Sayid dizendo "aparentemente sou mal". Um dos membros de LOST BRASIL comparou o episódio a Star Wars III, quando Anakim Skywalker se torna Darth Vader. Exageros a parte, foi legal ver como Sayid aos poucos desperta para o lado negro da força. Na sua realidade alternativa Sayid faz um "homem bom" que por causa da dívida do irmão, acaba voltando a ser um assassino (ironicamente o chefe dos gangster é o Keamy, aquele miserável que matou a filha de Ben na temporada passada). Assim ele acaba deixando a maldade entrar, mata Dogen e Lennon e de quebra se torna o novo aliado do MIB ou do "Locke do mal". Gostei das cenas de ação, do encontro entre Kate e a louca Claire (isso ainda vai render um ótimo episódio) e da entrada de Ilana, Ben, Frank e Sun como parte do outro grupo. Agora sim, LOST volta a esquentar e se tornar a melhor série de todos os tempos. A cena final com uma trilha sonora emocionante ao fundo foi tocante, me lembrou muito os finais de episódio de Cold Case (Arquivo Morto, no SBT).
OBSERVAÇÕES...
# É só eu, ou alguém mais está percebendo que tudo que o "Locke do mal" diz está certo e que tudo que Jacob e Dogen falava tem se mostrado ser, no mínimo, questionável? Então porque ainda temos a impressão que Jacob é o bonzinho e o "MiB" é o vilão?
# Na verdade minha teoria continua a mesma: não existem heróis ou vilões, existem situações inversas aonde cada um deles terão que tomar decisões e assumir as consequencias disso.
# Quem é a mãe de David? Juliet?
# Uma teoria levantada por uma colega no LOST BRASIL é interessante: os flash sideways, na verdade, não seria uma realidade alternativa, mas a visão do futuro deles pós ilha. Porque ela chegou a essa conclusão? Porque tudo que acontece com eles era justamente aquilo que no fundo eles queriam que acontecesse, porém realizadas de uma forma pouco convencional por Jacob ou o MIB. Vejamos:
- Sayid está ao lado de Nádia, mas como seu cunhado embora a ame, tendo aquilo que MIB prometeu: estar novamente ao lado dela, mas não da maneira como ele queria estar.
- O desengonçado e atrapalhado Hurley que era o suprasumo do azar agora virou o confiante e sortudo empresário.
- Locke continua paraplágico, aceitando sua condição, mas está com Helen, seu grande amor, e mantém uma ótima relação com o pai, que era justamente o que ele mais queria.
- Jack parece ter superado seus problemas de relacionamento com o pai através do relacionamento com o seu filho David.
- Kayme continua sendo um escroto.
- Jin continua sendo o "mensageiro" do mafioso do seu sogro e Sun continua fingindo que não sabe de nada.
- E Kate... coitada, ainda continua foragida da polícia.
Andre, amigo, não me leve a mal, mas qdo o assunto é lost eu pulo a leitura do post... sinceramente, há coisas mais interessantes para vc dizer..e para eu ler tbm.
ResponderExcluir:))
ResponderExcluir