terça-feira, 22 de setembro de 2009

Paralisia do Sono

Você está dormindo em um sono gostoso, sonha um bom sonho, mas de repente acorda. Mas espere! O que é isso? Seu corpo não se mexe, você tenta se revirar e o corpo não responde, as pernas não se movem e você começa a se desesperar. Depois de algumas tentativas, você finalmente consegue se mover e o que era para ser um gostoso despertar se torna um acordar traumático.

Se você já passou por esta experiência algumas vezes, não se desespere, pois é mais comum do que você possa imaginar. Isso é o que os neurologistas chamam de sintomas da Paralisia do Sono. Existe até uma área da medicina que se dedica a estudar esses distúrbios e outros como apnéia, narcolepsia, catalepsia, bruxismo, sonambulismo e terror noturno.

Eu "descobri" a Paralisia do Sono há cerca de um ano, mais ou menos, e assim como todos, me desesperei no inicio. Para piorar, eu ainda tinha alguns espasmos de Terror Noturno o que fez minha esposa ficar preocupada. Então procurei um neurologista, que me explicou tudinho.

O QUE É PARALISIA DO SONO?

Quando você dorme, o nosso corpo é preparado pelo cérebro para descansar. Quando entramos na fase do sono profundo, chamado de fase REM, passamos a sonhar e para que não transformemos em realidade os nossos sonhos, o cérebro paralisa todo nosso corpo, deixando apenas a respiração funcionando. Isso evita que você caia, ande, soque ou chute alguém ou alguma coisa ao seu lado. Uma pessoa normal quando dorme ou acorda passa por esta fase sem problemas; quem tem o distúrbio não.

ANTES DE DORMIR

Algumas pessoas dizem que antes de dormir sentem o corpo pesado, quase imóvel, não conseguem falar. Alguns relatam que ouvem vozes, escutam passos, vêem coisas estranhas e se desesperam. Mas muitos especialistas acreditam que esse distúrbio esteja por trás dos relatos de vida após morte, alucinações e abduções por alienígenas. Outros mais supersticiosos, ou crentes, acreditam que estão sendo tentados pelo diabo ou sendo levados para um lugar de santidade. Graças a Jeová este não é o meu caso.

Se ainda fosse, seria mais fácil de lidar, porque o processo dura no máximo alguns segundos e logo depois você entra na fase REM e quando acorda pensa se tratar de apenas mais um sonho.

CORPO PARALISADO APÓS ACORDAR

O pior de todos é o que eu sinto ocasionalmente. Logo após acordar, você não consegue mexer absolutamente nada, tenta se virar e o corpo não obedece, sente um leve sufocamento e dificuldade de respirar e logo após alguns tentativas frustradas, finalmente consegue se revirar acordando de forma traumática e desesperada.

Quando senti os primeiros sintomas entrei em desespero, achei que estava ficando louco ou outra coisa, mas nada que a internet não ajude a esclarecer. Apesar das informações do Google, procurei um nerologista e veio a explicação:

Quando saímos da fase REM, logo após vem a fase mais tranquila do sono, que é quando o corpo retoma seu controle, o chamado sono leve, e você acorda. A paralisia ocorre justamente quando você acorda da fase REM, e o cérebro "imagina" que você está dormindo e por isso não devolve o controle do corpo. Você fica literalmente paralisado e com a respiração em estado leve, o que dá a sensação de sufoco.

MEDICAMENTOS

Existe sim, mas como é baseado em drogas fortes e viciantes, a idéia é tentar evitar a todo custo para não cair na dependência. O mais indicado é o Clonezapan, nome genérico para o conhecido RIVOTRIL. Alguns médicos dizem que um comprimido simples de 0,5mg antes de dormir resolve o problema. Mas "o" problema é que como ocorre com muitas outras drogas, o corpo acaba se acostumando, e você passa a usar mais doses até se ver totalmente dependente.

DICAS PARA CONTROLAR

Além daquelas já usuais, que servem para todos os distúrbios do sono, como evitar comidas pesadas antes de dormir, evitar álcool, stress e fazer exercícios regulares, o mais recomendado mesmo é: não durma de barriga pra cima. Além de evitar a paralisia do sono, serve também para quem sofre de apnéia.

Se acordar e estiver paralisado, não se desespere. Geralmente o cérebro leva alguns segundos para reconhecer que você acordou, então conte até 10 e tente respirar tranquilamente com o "pouco" de ar que seus pulmões está utilizando. Em cerca de 3 a 5 segundos você consegue mover seu corpo novamente.

O olhos não fica paralisado durante o sono REM. Enquanto conta até 10, pode tentar abrir os olhos, enquanto tranquilamente tenta mover os ombros ou as pernas.

Se os surtos forem frequentes, mesmo quando não está dormindo de barriga para cima, então é hora de procurar um médico. Se não tiver um plano de saúde e opções, pode procurar um clínico geral sem problemas, uma vez que graças a medicina do sono, esses distúrbios estão reconhecidos pela medicina geral.

7 comentários:

  1. Ainda bem! Aconteceu comigo e eu achei que estava sendo abduzido pelo E.T. encontrado no Panamá na semana passada. Ufa.....

    ResponderExcluir
  2. André vc viu que vai fazer a Mulher Gato no próximo Batmam "O Cavaleiro das Trevas?.....Sim ela mesmo a bela
    Charlize Theron...Agora eu vou ficar paralisado mesmo....

    ResponderExcluir
  3. BIO - MUITO LEGAL ESSE POST, EU TAMBEM TENHO ESSE PROBLEMA E É HORRIVEL QUANDO ESQUEÇO E DURMO DE BARRIGA PRA CIMA. PELO MENOS AGORA ALGUNS NAO ACHARÃO QUE ESTÃO SENDO ABUSADOS PELOS ESPIRITOS OU "ABDUZIDOS PELOS ETS kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. ROGERIO: Mas já foi decidido? Ouvi dizer que estavam divididos entre ela, Angelina Jolie (não, por favor, nãão) e Megan "só tem cara bonita" Fox.

    Estou na torcida para que seja Theron. Por falar nisso, você já viu como ela está em "No vale das sombras?" Até feia ela é bonita.

    ResponderExcluir
  5. BIO: Eu acho que o melhor é não achar que fomos atingidos por um raio paralisante do Raio Negro.

    ResponderExcluir
  6. Tá confirmada para alegria geral da nação veja em:
    http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/jornal-afirma-que-charlize-theron-sera-mulher-gato/id/24155

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante este post sobre disturbio de sono, eu tenho as vezes problemas de espasmos nas pernas e caimbras fortissimas...

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.