domingo, 13 de setembro de 2009

O segredo da Cruz, da Coroa e do Cavaleiro Templário




Uma das acusações feitas por alguns apóstatas e opositores está nos símbolos exibidos nos primeiros números de A SENTINELA aonde pode ser visto um símbolo de uma cruz entre uma coroa (também visto hoje no túmulo de Russell) e no outro lado, a de um cavaleiro que seria da Ordem dos Templários. As acusações é de que isso provaria a relação de Russell, e consequentemente as Testemunhas de Jeová, com o ocultismo.

Começaremos sobre o mais simples: a CRUZ e COROA. Não é segredo nenhum pra todos nós que até a década de 30 os irmãos usavam a cruz como símbolo cristão. Inclusive usavam um broche da "Cruz e Coroa" da mesma forma como aparece na capa da revista para serem identificados no trabalho de pregação. Isso era comum até que em 1936, o livro Riquezas explicou o significado da palavra grega "stau-rós", traduzida por cruz e deixaram de utilizar o símbolo que passaram a considerar como um instrumento não-cristão. É possivel que a utilização da cruz inclinada lembrasse as palavras de Jesus quando disse "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9:23, Almeida)

Já a coroa representa claramente reinado de Cristo como rei designado de Deus. Basicamente as duas juntas significam que apesar da morte sacrificial, Jesus Cristo foi ressussitado e havia de reinar como Rei do Reino de Deus. Além disso a Bíblia, atribui a coroa como uma das promossas do Israel Espiritual. Por exemplo, em 2 Timóteo 4:8 o apósto Paulo declara: "Doravante me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará como recompensa naquele dia, contudo, não somente a mim, mas também a todos os que amaram a sua manifestação." Veja também 1 Tessalonicenses 2:19; Revelação 2:10


Portanto insinuar que a cruz e a coroa eram símbolos ocultistas ou da maçonaria nada mais é do que uma alegoria da imaginação de opositores, que desesperados com o avanço da adoração verdadeira, inventam os boatos mais esdrúxulos possíveis. Entretanto, há de se admitir, que o símbolo utilizado na revista lembra muito um outro símbolo utilizado pelo Vaticano, mas isso não quer dizer nada, afinal, a "cruz" é lembrada como um símbolo dos cristãos e não da Igreja Católica. Além disso, alguém ousaria acusar as Testemunhas de Jeová de ser uma organização católica?!

Agora vamos ao cavaleiro ali do lado, que seria um símbolo da ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS. Para começar, os Templários ainda são mencionados pelos historiadores como lendas e não existe uma concordancia entre os historiadores sobre sua existência, causa e ideologia. Essa Sociedade Secreta teria nascido no Século XI e não possuía nenhuma relação com a maçonaria. A suposta relação surgiu em 1571 quando os Otomanos destruíram o arquivo central atribuído aos Templários e desses registros surgiram várias histórias aonde uma delas atribuía uma ligação entre eles os maçons. Desde então, as belas e lendárias histórias dos Cavaleiros Templários - inclusive sobre o Santo Graal, o cálice utilizado por Jesus na santa ceia - passaram a fundir com os maçons de modo que hoje são aceitas por várias vertentes.

No entanto, olhe direito a figura acima (clique nela e veja em tamanho maior). Veja que o cavaleiro possui atrás dele uma espada, um cajado de pastor e um machado. Se pesquisar na internet verá que não existe nenhuma relação entre esta figura com a armadura dos cavaleiros da Ordem dos Templários e nem com qualquer símbolo dos maçons. A imagem foi possivelmente extraída dos conceitos encontrados na Bíblia, especialmente em Efésios 6:14-17 que menciona a "couraça da justiça", "escudo da fé", "capacete da salvação" e "a espada do Espírito". O cajado bem pode ter surgido da expressão "Tua vara e teu bastão são as coisas que me consolam" do famoso Salmo 23:1-4. E o machado? Bem, compare com Isaias 10:15,16 e veja se Russell possivelmente estava pensando neste texto quando o colocou ali?

Vale lembrar que é justamente para evitar acusações similares que o Corpo Governante ao passar do tempo deixou de exibir alguns símbolos clássicos. Quem não lembra dos Salões do Reino feitos em forma de torre de vigia? Observe que o próprio simbolo da Sociedade (desculpem, mas ainda não me acostumei o termo Associação. Tudo culpa do Lula.) caiu em desuso e foi desestimulada por Betel.

Enfim, sabendo desde o inicio que os seguidores de Cristo seriam perseguidos, nada tão apropriado que a luta do servo fiel de Jeová neste mundo demoníaco fosse representada por um cavaleiro, e não um símbolo de uma Sociedade Secreta que não traria nenhum objetivo prático uma vez que as matérias não conclamava nenhum membro aos conceitos mundanos de liberdade, fraternidade e democracia.

Enfim, termino aqui minhas pesquisas sobre o assunto Charles Taze Russell e espero que todas as acusações efetuadas contra ele possam ser esclarecidas e sanadas. Enfim, depois de tudo isso, acabo concordando com o Corpo Governante, de que ficar dando atenções à acusações improfícuas seria uma forma de promover os acusadores e atrapalhar o nosso maior serviço que é pregar as boas novas sobre toda a terra habitada.

12 comentários:

  1. Falando nisso, foi lançado em inglês "O Símbolo Perdido", livro de ficção sobre maçonaria de Dan Brown.

    ResponderExcluir
  2. BIO - muito bom seus post sobre essa lendas sobre nossa org. ajudou bastante ver essas pesquisas que difilmente acharíamos

    ResponderExcluir
  3. OLA RAPAZ, GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ.
    -GOSTEI DO BLOG E TENHO PROPOSTAS.
    -SE PUDER ENTRE EM CONTATO.
    -E-MAIL E MSN: mor7hidden@hotmail.com
    .
    Também tenho me enpenhado neste mesmo
    propósito, a defesa da verdade,e já estabeleci relações com rubens dantas, do blog, tradução do novo mundo defendida.
    .
    ESTE É O MEU:

    http://tj7777777.blogspot.com/

    E ESTE É OUTRA PAGINA EM GOOGLE SITES:
    http://sites.google.com/site/estudosbiblicosapologeticos/

    SE DESEJAR ADERIR A REDE, ENTRE EM CONTATO.
    A PRINCIPIO PENSEI QUE SE TRATASSE DE APOSTASIA, MAS PERCEBI LOGO QUE ERA APOLOGIA.
    ABRAÇÃO E ATE BREVE.

    ResponderExcluir
  4. CARA VOCE ENGANA FÁCIL, A PIRAMIDE NA SUA SEPULTURA DE RUSSEL TERIA COMO DIZER QUE ELE, SE PUDESSE, NÃO CONCORDARIA COM ISSO, MAS A REVISTA FOI ELE PROPRIO QUE ESCOLHEU A CAPA SE NÃO FOSSE MAÇOM JAMAIS USARIA O SIMBOLO,QUEM CONHECE A MAÇONARIA SABE QUE ELA TAMBEM NÃO ACEITARIA UM ESTRANHO NA FÉ USÁLO. SOMENTE RETIRARAM POR MEDO DA VERDADE SER DIVULGADA PROVOCANDO A PERDA DE FIEIS.

    ResponderExcluir
  5. Caro "Anônimo", eu costumo responder o seguinte: se Russell foi maçon, então ele foi o maçon mais rebelde ou fulero que já existiu, porque ele fez tudo aquilo que um maçon não pode fazer!

    ResponderExcluir
  6. o mais importante é que jeová restaurou o cristianismo primitivo que havia apostatado da fé por adotarem crenças pagãs através de charles t.russel e removendo o uso da piramidologia em 1916 com rutherford e hoje é uma organização que orgulhosamente carrega o santo nome de JEOVÁ.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi alguns comentários e fotos do suposto tumulo dele, que seria uma piramide, parecida com a do dolar (maçonico) isso realmente é verdade? grato.

    ResponderExcluir
  8. Andre , muita calma com suas conclusoes.Consigo mostrar p/ voce mais de 40 simbolos maçonicos dentro do livro TJ.

    ResponderExcluir
  9. Mas a cruz e vermelha e inclinada também e as armas e o bastão também... Eu gostaria de ver suas desculpas sobre o uso da piramede tem um livro de Russel que até compara a grande piramede com a Bíblia e usa o sol alado também.. Mas o maior FIASCO DA STV É O LIVRO O MISTÉRIO CONSUMADO (THE FINISHED MISTERY)COM INTERPRETAÇOES QUASE PSICODÉLICAS E FALSAS PREVISOES...NOS ANOS 80 EU TIVE ALGUNS ESTUDOS MAS NÃO SABIA NADA SOBRE A SEITA DAS TJ E O PIOR ERA QUE O CASAL DE PIONEIRO TAMBÉM NÃO FAZIAM A MENOR IDÉIA DO PASSADO VERGONHOSO DA SEITA.. O ano de 1975 e o lunático do Frédéric Franz fecharam com chave de ouro o que o Russell e o Rutherford começaram o Rutherford SE DESTACOU com MANSÃO DE BETH SARYN...

    ResponderExcluir
  10. Vamos ver se você vai retirar o meu comentário.. Se o fizer é porque você é igual a STV.. Não admitem que o contentem

    ResponderExcluir
  11. Lazie Lopes, você é a Universal??? Me diga quando vai passar sua propaganda... rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Não pertenço a nenhuma seita pseudo-crista. Pois a maioria são organizaçãoes de homens que se auto-intitulam a verdadeira religião de Deus.. Mas na realidade não passam de pequenas igrejas grandes negócios só isso MAIS NADA... Em 1980 conheci um casal de pioneiros especial e gostei do que eles falaram na época mas não concordei sobre o sangue os fatores primários e as frações do mesmo, pois até mesmo as frações e medicamentos também eram proibidas e naquela época a medicina não conseguia lidar bem com a recusa das TJ.. Hoje está mais fácil para as TJ existem técnicas que substitui as transfusões totais.. Mas a uma hipocrisia da STV no fato de não permitir doações de sangue, mas liberará o uso de frações de secundárias do sangue e medicamentos a base de sangue um ex a Gamaglobulina que é extraida do plasma de pessoas já imunizadas ela é um grande POOL DE ANTICORPOS CONTRA UMA GRANDE QUANTIDADE DE ANTIGENOS DIFERENTES... RESUMO da loucura fazem uso de sangue de doadores voluntários E NÃO REPÕEM O MESMO.. É o uso do sangue não se resume a uma mera transfusão. A por exemplo o uso de sangue de animais saem os soros antipeçonhas são produzidos através de hiperimunizaçao de cavalos onde são extraídos os mesmos e outros soros também, antimocitario, antirabico etc.. Você por exemplo trabalharia no instituto BUTANTAM na produção de soros antipeçonhas é um processo que envolve uma extração de 45litros de sangue divididos em três etapas de 15 LITROS DE SANGUE DO ANIMAL divididos em intervalos de 48 HORAS.. O RESTANTE DO SANGUE DESSE PROCESSO É RECOLOCADO NOVAMENTE NO CAVALO AFIM DE EVITAR SEQUELAS AO ANIMAL. Se você quiser saber os detalhes técnicos de uma pesquisada.. No meu ponto de vista a uma incoerência grande nesta questão sobre o sangue pois desde sua proibição foi um eterno vai e vem...

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.