sexta-feira, 10 de abril de 2009

Um nome para Jeová!


"Deve-se escolher antes um nome
do que riquezas abundantes..."
Pro 22:1


Meu sobrinho acaba de nascer. Lindo e saudável. Minha irmã, que também é irmã nossa, colocou o nome de "Saulo". E logo veio as primeiras críticas de alguns irmãos da congregação dela. "Saulo? O nome de Paulo quando era perseguidor dos irmãos?".

Engraçado que em fevereiro A Sentinela trouxe um artigo sobre o significado dos nomes. Nos tempos bíblicos os nomes eram dados por causa de um significado específico. Em algumas regiões da África e no Oriente, as pessoas ainda seguem esse costume. No caso dos cristãos, tanto as Escrituras Hebraicas como as Gregas mostram que nomes era dados segundo um significado. Jesus significa "Jeová é Salvação" e o próprio Deus Todo Poderoso se deu um nome, Jeová, que significa "Eu me tornarei o que quer que seja do meu agrado". Aqui no Brasil as pessoas se preocupam mais com a estética do nome, mas ás vezes dão o nome de "Vitória" ou "Graça" para recém nascidas que sobreviveram a um aborto ou a alguma doença.

Baseado nisso é normal que muitos irmãos queiram dar nomes bíblicos aos seus filhos. Nada demais, afinal você acha que eu me chamo André e meu irmão foi dado o nome de Pedro à toa? O que eu acho tosco é quando irmãos esquecem que vivemos na cultura ocidental e dão nomes conseiderados esdrúxulos só porque estão na Bíblia. Já conheci irmãos que se chamavam "Gemima", "Boanerges", "Quiliom", "Roboão" e até mesmo "Jeová". E não precisa dizer que quando seus nomes são anunciados seja em assembléias, congressos ou no estudo de A Sentinela, sempre há alguém sorrindo por motivos óbvios. No meu trabalho há um rapaz que se chama Jeová, e chego a ficar com raiva quando sempre brincam com ele dizendo o que ele fez, já que possui várias testemunhas. Se entre irmãos é engraçado, imagina na escola, na faculdade e no trabalho?

Embora o nome seja importante pois o acompanhará durante toda sua vida, o mais importante mesmo é fazer um nome perante Jeová. A palavra "nome" traduzida do texto de Provérbios 22:1 também pode ser traduzida por reputação, índole, qualidade. Isto significa que pouco importa que significado real tem o seu nome hoje em dia, mas o mais importante é a sua reputação, ou seja, aquilo que você tem feito para representar o maior nome na terra. Antes de ser João, José, Ricardo ou André, você deve ser seguidor de Jeová, o maior nome do universo.

Portanto, seja bem vindo Saulo, meu sobrinho. Tenho certeza que com o amor e zelo de seus pais, você se tornará amanhã um daqueles que levam o nome de Jeová ao ponto mais importante de sua vida.

Um comentário:

  1. meu nome,acho que é cristão pois JOSEMAR sgn:filho de josé e maria, logo sou irmão de jesus, é brincadeira! meu nome tem origem hebraíca de josé e mar de mar mesmo.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.