segunda-feira, 6 de abril de 2009

Salvador, linda há 460 anos!

Na Bahia dizem que baiano não nasce; estréia. O baiano tem uma forma peculiar de ser, de agir e principalmente de falar. Geralmente associam o baiano à preguiça, mas o que baiano sabe fazer realmente é viver sem se estressar. Pra começar todo baiano come acarajé como se fosse hambúrguer. Baiano que não “merenda” uns três ou quatro acarajés por dia, não é baiano. Na Bahia não se costuma jantar à noite, eles simplesmente “tomam café” mesmo que não haja um copo de café na mesa. Pão francês de 50g se chama “cacetinho”, mas se quiser pode comprar a “vara” que é um pão maior de 200g.

Se um baiano te chamar de “Ordinária” não se ofenda, por incrível que pareça é um elogio, é assim que os amigos se cumprimentam. Quando a amizade é mais íntima eles pode te chamar até de “nigrinha”, algo como dizer que a pessoa é sem vergonha, divertida, legal. Baiano não admite “fulerage pru seu lado”, ou seja, não gosta de ser sacaneado. Mas se você for um “Cara Retado” pode ser convidado até para “bater um prato” ou “comer água dura”, ou seja, almoçar ou tomar uma cervejinha.

Baiano não usa o termo arretado, que é uma invenção das novelas da Globo. Baiano fala “retado”. "Tô retado" significa "tô zangado". Mas retado também exerce a função de superlativo: "É bonito que é retado" [é muito bonito]. "O cara é retado de feio" [é muito feio]. Quando se diz "Ele é um cara retado", significa, "é boa praça". Baiano é muito solidário, mas perguntar aonde fica um lugar pode ser um tiro pela culatra, pois ele vai dar tantas explicações, tantas opções, tantos detalhes, que você vai se perder do mesmo jeito. Aliás, quando um lugar é longe ele diz que “fica tantas horas de relógio”. Feira de Santana? “Fica umas duas horas de relógio daqui.” Dá pra entender?

Baiano detesta o R, que em vez de “érre” eles chamam de “Rê”. Marcelo é Macelo, Sérgio é Séjo, terça-feira é têça-fêra; bar é bá e cerveja é ceveja. Baiano que é baiano engole a letra "d" do gerúndio: - Qué qui cê tá FAZENO? -Eu tô DURMINO... Numa roda de baianos e baianas quando alguém chega após ter tomado banho, alguém sempre diz: "Ó pai ó, chegou toda tomada banho". Traduzindo: "Olha para isso? Ela chegou toda arrumada, limpinha, cheirosinha". Se você está muito brega, chamam você de “Braum”. Braum é adjetivo de pessoa brega-espalhafatosa-cafona.

Nas novelas da Globo nordestino tem todos um sotaque só, mas o baiano se diferencia. Curiosamente o baiano costuma ridicularizar o sotaque nordestino lá de cima. Ele esculhamba sem dó o sotaque de sergipanos, alagoanos, pernambucanos, potiguares, paraibanos... Baiano chama ônibus de “Buzú” e taxista de “Taquicêro”. Baiano acha legal quando dizem que ele é "retado"; "boca de zero nove" ou "um pinico cheio"... Ê baiano porreta! O baiano, quando tá indo embora, não diz "tô indo"; ele diz "tô chegando". Não vai embora, “ele se pica”. Na Bahia, é comum você tratar um amigo, um colega ou um desconhecido de "pai". Se for mulher, "mãe". "Venha, pai". "Venha, mãe". Se não for muito achegado, então ele te chama de “Meu Rei” só pra agradar. Também é comum tratar um desconhecido como "maluco", mas é uma forma carinhosa. "Vai, maluco". Quando se diz "A reunião não teve um pé de pessoa", se quer dizer que a reunião não teve ninguém. "Colé a de mermo?", pergunta um baiano ("qual é a boa?"). E o outro responde: "É niúma" (significa "tudo bem").

Salvador é a terceira cidade mais populosa do país com 2,9 milhões de habitantes, perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Na Bahia o Brasil foi oficialmente descoberto e foi lá que fundaram a primeira Capital do país em 1549. É a cidade mais negra do Brasil e a única que não tem vergonha de manter e admitir sua cultura africana. A Bahia é o único estado que começa com B - de Brasil. O mapa da Bahia é quase igual ao do Brasil, você já viu? A Bahia tem a maior costa marítima do País e faz divisa com oitos estados (do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste). E no dia 29 de março a Bahia fez 460 anos. Parabéns à esta velha e cada vez mais nova cidade. A minha cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.