sexta-feira, 6 de março de 2009

Ano novo e reunião de menos

Sinceramente, é um alívio saber que não existe mais o Estudo de Livro de Congregação como uma reunião única na casa dos irmãos. Adeus ao constrangimento de ter que ir na casa dos irmãos compulsoriamente. Agora sim, a o Estudo de Livro virou uma reunião de verdade! Eu sentia isso nas épocas da Visita do Superintendente. Eu pensava: porque o Estudo de Livro não é no Salão do Reino como todas as outras reuniões? Pedia que Jeová avaliasse esse arranjo e desse uma luz ao Corpo Governante.

Jeová não só me ouviu como fez muito mais! Soprou no ouvido de Jesus, que por sua vez soprou no ouvido do Escravo Fiel: "Porque voces não acabam com a reunião nas casas dos irmãos e incluem o estudo de livro na reunião de serviço?" Bom para todo mundo: para o estudante que tem mais um dia para fazer os deveres escolares, para o trabalhador que tem mais um dia de descanso, para a familia que tem mais um dia para compartilhar suas presenças, e melhor para a reunião "de quinta" que fica mais bombada de informações espirituais e de matérias para preparar.

O fato é que os Estudos de Livros nas casas dos irmãos estavam cansativos demais. Não havia motivação na maioria das vezes e não se davam o valor merecido. Poucas pessoas se preparavam, e pior, se arrumavam decentemente. Era comum as irmãs irem de sandálias havaianas ou com roupas do dia a dia. Se você faz faculdade durante a semana e tivesse que sacrificar uma reunião, qual seria? O estudo de livro de congregação.

Além disso havia o problema da vizinhança. Chegavam registros de pessoas que estacionavam em cima dos jardins de outros ou em frente da garagem. Em outros o numero de carros se aglomeravam atrapalhando o trânsito local. Sem falar nas crianças, estas eternas brincalhonas que gritavam e corriam para terror dos vizinhos, principalmente aqueles que moravam em prédios.

E ainda mais agravante, às vezes havia resistencia do próprio dono da casa, que parecia não entender que ao ceder sua casa para o Estudo de Livro de Congregação, teria que conviver com crianças desarrumando o abajur em cima da mesa, pessoas indo frequentemente no banheiro ou pedindo um simples copo de água. Tinha pessoas que demonstravam tanta má vontade que muitos se perguntavam: "Pra que cedeu a casa para o Estudo de Livro, se num guenta?"

Desta forma, melhor mesmo seria que a reunião fosse realizada no nosso Salão do Reino, onde todos consideram um lugar sagrado e há respeito, inclusive de algumas crianças. Como seria árduo levar os irmãos apenas para estudar um livro, nada mais lógico que incluí-la como uma das reuniões de serviço. Parabéns irmãos, boa sacada. Parabéns Jesus Cristo, boa idéia. Muito obrigado Jeová, só Tú és DEUS!

A Organização fez ajustes durante os seus poucos mais de 100 anos de existência; esta seria apenas uma das mais legais. Estamos realmente nos últimos dias, mas isso nada tem haver com fim dos tempos. Os sinais dos últimos dias estão listados lá nas Escrituras e não tem nada a ver com mudanças de reuniões. Aproveitem e curtam a nossa nova reunião!

4 comentários:

  1. Tem gente que fala que essa mudança é por causa dos fins dos tempos, assim como aconteceu quando baixou o requisito de horas dos pioneiros. É interessante notar que em nenhum momento da carta do corpo governante fala isso. Gostei muito da mudança. O CTO e o Discurso de Instrução cumpriram muito bem seu papel, já estava na hora de ter um final. E gostei também que a reunião de serviço tá aproveitando bem as publicações nossas, cada semana é um livro diferente que é usado. Pra mim o maior benefício disso é ter uma reunião mais dinâmica e ágil. Direto ao ponto.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu irmão André.Com toda certeza você não me conhece.Meu nome é Joseilton Fernandes,moro no estado da Paraíba,tenho 29 anos,casado,tenho um filho de 8 meses,sou Testemunha de Jeová há 10 anos.Gosto muito do seu blog.Sempre que posso (que tenho tempo de ir numa lan house) dou uma espiada.Na verdade percebi que temos uma visão bem parecida das coisas.Mas vou deixar de conversa fiada e vou te explicar o porquê de eu estar entrando em contato com vc.
    Eu estou passando pela fase mais difícil da minha vida,até hoje.
    Estou desempregado já faz muito tempo.Moro numa cidade de interior,e emprego aqui é muito raro.Há quase 4 anos tento me virar trabalhando com vendas em domicílio (ganhando por comissão),mas a cada dia que passa está mais difícil vender,e pior ainda conseguir receber pelo que vendo.Minha família e eu já recebemos duas vezes ajuda,em forma de alimentos,da Congregação (a última foi em outubro do ano passado)mas o efeito dessa ajuda foi passageiro,a situação é a mesma,senão pior.Pra vc ter uma idéia,por mês nós temos que viver com uma renda em torno de R$150 à R$200.Você consegue imaginar o sacrifício que temos de fazer?
    Antigamente eu tinha uma renda perto de R$800 e R$1000 e dava pra viver razoavelmente bem.
    Estou recorrendo a nossa imensa fraternidade de irmãos na fé em busca de ajuda,não tanto por mim,mas por minha família(esposa e filho),porque sofro muito por não poder suprir nem as necessidades mais básicas deles.Você é a primeira pessoa a quem escrevo e pretendo entrar em contato com mais irmãos desta mesma forma em busca de donativos,na verdade um socorro.
    Conhece o ditado que diz:"de grão em grão a galinha enche o papo"?Pois é me baseando nele que pretendo pedir aos irmãos donativos simples,nos valores de R$5,R$10 ou a critério da boa vontade de cada um.Donativos simples,mas que para minha família farão muita diferença.
    Se for do seu interesse nos ajudar,até mesmo falando com outros irmãos,entre em contato comigo.Meu e-mail é:
    joseilton1980@hotmail.com

    Para você e sua família
    Um grande abraço,
    E que nosso querido Deus Jeová
    Esteja sempre com vocês
    Da mesma forma que ele sempre está com minha família e eu.

    Leia Provérbios 17:17

    Ass.:Joseilton Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Joseilton, verei o que posso fazer. Mas neste mundo que vivemos, é sempre complicado fazer estes tipos de ajuda porque todos nós estamos nos tempos dificieis de manejar e também o próprio Escravo Fiel desaconselha ajudas desta forema. Eu sugiro que fale com os anciãos de sua congregação, que tenho certeza, a ajuda será mais rápida e eficaz.

    ResponderExcluir
  4. eu gosto muito desses ajustes feito pelo corpo governante sob a orinentação de jeová e jesus cristo pois mostra novos desáfios ao qual requer uma forma diferente de lidar com novas situações.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.