sexta-feira, 22 de junho de 2007

[CIPA]

A CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e é um órgão próprio de cada empresa, unindo uma comissão de empregador e empregados, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

No Brasil a CIPA passou a ter suporte legal em 1977 por meio de uma Lei que instituiu a Portaria 3214/78 abrangendo as Normas Reguladoras de 01 a 33. A NR nº 05 trata especificamente da CIPA, instruindo seu dimensionamento, processo eleitoral, treinamento e atribuições.

Seu objetivo é "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar o riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos..." Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Cabe ainda à CIPA promover o SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

Aonde é que eu entro nisso?


Esta semana foi a eleição para a CIPA, gestão 2007/2008. Eu concorri a uma das seis vagas com mais 32 candidatos. Entre eles, dois de peso: um que é representante sindicial, ou seja, possui todo o esquema para politicagem, e um outro que tinha o apoio da sua supervisão e da empresa.

Fui eleito como o 2º mais votado – nem eu esperava tanto - e agora, faço parte da cadeira de seis pessoas que durante um ano terá a pesada responsabilidade de zelar pela saúde de 1300 operadores de help desk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.