Cria em mim, ó Deus, um coração puro,
e renova em mim um espírito reto.
- Salmo 51:10
O perdão é uma das qualidades mais lindas. Fico em dúvida entre ela e o amor, qual das qualidades mais fantásticas de Jeová. Alguém pode até dizer que o perdão é uma vertente do amor, mas eu prefiro trata-la à margem, porque nem sempre perdoamos porque amamos ou porque a pessoa merece. Perdoamos, algumas vezes, por uma questão de princípio. Perdoar não significa esquecer, a despeito de algumas frases clichês. Perdoar é uma coisa, esquecer é outra. O princípio bíblico diz que devemos fazer as duas coisas juntas, mas só o perdão, por si só, é uma atitude louvável.
Quantas vezes você perdoou alguém? Perdoaria duas vezes? E sete vezes o erro de uma mesma pessoa? Questionado, Jesus estabeleceu um padrão ainda maior. “Até setenta e sete vezes mais!” Já imaginou o que isto significa? - Mat. 18:22
Erramos todos os dias, em pensamento, em ações, enfim, somos imperfeitos e não atingimos a glória de Deus. Somos lembrados disso todos os dias nas reuniões, mas ainda temos aquela velha maneira de subestimar o amor de Jeová. Sejam os irmãos fundamentalistas – não os condeno, muitos são levados a acreditar assim pelas opiniões pessoais de anciãos da velha guarda ditas nas entrelinhas pela tribuna – ou nós, os desassociados, que cometemos erros graves, mas mesmo aqui fora continuamos a amar nosso Deus de todo coração, sempre somos levados a crer em um Deus vingativo e rancoroso pronto a destruir todo aquele que não faz sua vontade.
Sabemos que isso realmente ocorrerá na grande guerra do Armagedom, mas como ela ainda não chegou, se pergunte: você já se perdoou?
“Como assim, André? Quem tem que me perdoar é Jeová.” É aí que vem a boa notícia: Jeová já te perdoou no momento em que você olhou para os céus ou com os joelhos no chão em prantos, se apresentou a ele em oração. Garanto a vocês que nunca houve um dia em que eu não suplicasse algo a Ele que não tenha sido ao menos ouvido. - Jo. 6:37
Jeová é o “Ouvinte de oração”. A Bíblia não diz que ele é ouvinte desse, ou daquele, desta religião, ou daquela. Ele ouve a todos que queira fazer Sua vontade. (Sal. 65:2; Mat. 5:6)
Saiba que a desassociação, hoje em dia, é um emaranhado de procedimentos administrativos criado em cima de um princípio bíblico que não estabeleceu regras claras sobre o assunto. Como Jeová estabeleceu o Escravo Fiel para cuidar das coisas na Terra, temos que estar dispostos a seguir esses procedimentos. Contudo, lembre-se que o fato de estar desassociado tem mais efeito social do que espiritual. O que determina sua condição perante a Jeová é o seu coração. É o quanto, mesmo estando nesta condição, você ainda ama a Jeová (1 Sam. 17:6)
Se você é uma das pessoas que está desassociada hoje e não consegue ter forças para retornar por vergonha, desânimo, mágoa ou apenas porque acha que cometeu um erro tão grave que se acha indigna de se achegar a Jeová ou de retornar à sua Organização, deixa de besteira!!
Vejamos alguns casos.
Vejamos alguns casos.
- Davi cometeu adultério e foi mentor de um assassinato. Foi perdoado.
- Abraão questionou a decisão de Jeová insistentemente. Foi perdoado.
- O rei Manassés adorou Baal no templo, perseguiu profetas, ofereceu seu filho como sacrifício, blasfemava contra Jeová. Foi perdoado.
- Jó presunçosamente achou que Jeová havia lhe tirado tudo injustamente. Foi perdoado.
- As filhas de Ló cometeram incesto com o pai. Foram perdoadas.
Seu pecado foi maior do que o deles? E olhe que tudo isso ocorreu antes de Jesus Cristo vir a Terra e dar uma visão mais ampla do amor de Deus e do perdão com o novo pacto.
Reforce o seu coração. Assim como vocês, eu também tenho muitos pecados e às vezes me vejo dando um passo para trás cada vez que decido retornar à Organização. Algumas dúvidas que não consigo explicação, algumas normas que eu não concordo, alguns tipos de comportamento que não acho que aceitaria novamente, meu problema com o alcoolismo e, sim, sexo.
Mas diante de todas as libertações que Jeová tem dado à nossa vida, mesmo errando e cometendo sandices, vez após vez, comecei a me perguntar se realmente eram coisas sérias que pudesse me manter afastado de Jeová.
Decididamente, não vale à pena. Decididamente é hora de retornar. É hora de corrigir os erros, repensar a vida e perceber que não temos nada a ganhar aqui fora. E que seja lá quais são as pequenas coisas que impeçam sua volta, é hora de recomeçar – Atos 3:19

