quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

E NO SALÃO DO REINO?

O Facebook orkutizou e com isso toda hora alguém posta uma foto engraçadinha, uma mensagem de reflexão e coisas afins. Uma dessas fotos me chamou a atenção.




Na mesma hora pensei: será que no Salão do Reino ele seria aceito? É óbvio que sim, afinal, as boas novas do Reino devem ser pregadas a todo tipo de pessoas (Mateus 24:14). Mas tenta imaginar essa pessoa acima na sua congregação?

Será que ele poderia assistir as reuniões sem constrangimento?
Será que ele poderia fazer leitura da Bíblia e discursos na Escola?
Será que ele poderia sair no Serviço de Campo sem vituperar o nome de Jeová?
Será que ele poderia receber privilégios, ser designado Servo Ministerial?

É uma pergunta interessante, não acha? Fico imaginando essas coisas, imaginando a reação de nossos irmãos mais sensíveis ou daqueles anciãos mais rígidos quanto ao controle das coisas que cabe à consciência como vestimenta.

Não lembro de nada parecido em Salvador, salvo um estudante que curtia reggae e ia às reuniões com seus dreadlocks enormes e sebosos, mas que à medida que progredia, foi mudando sua aparência. Mas num caso como o da foto, não tem como mudar exteriormente.

Alguém já conheceu algum caso parecido? Se tiver algum entendido no assunto, sabe qual é a orientação para estes casos?

35 comentários:

  1. A tatuagem, os piercings e os cortes já eram conhecidos nos tempos bíblicos, praticados principalmente por nações pagãs em ritos relacionados com sua religião. Não é de admirar que Jeová proibisse seu povo, os judeus, de imitar tais pagãos. (Levítico 19:28) Como “propriedade especial” do próprio Deus, os judeus foram assim protegidos de práticas degradantes da religião falsa. — Deuteronômio 14:2.

    Os cristãos não estão debaixo da Lei mosaica, mas os princípios dela continuam a vigorar na congregação cristã. (Colossenses 2:14) Sendo assim, os cristãos têm a liberdade de escolher que tipo de adorno usar, respeitando os limites do bom senso. (Gálatas 5:1; 1 Timóteo 2:9, 10) No entanto, essa liberdade tem limites. — 1 Pedro 2:16.
    Em 1 Coríntios 6:12, Paulo escreveu: “Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas as coisas são vantajosas.” Ele compreendia que sua liberdade como cristão não lhe dava licença para fazer o que bem entendesse, sem consideração pelos outros. O amor pelos outros influenciava seu comportamento. (Gálatas 5:13) Não ‘visem, em interesse pessoal, apenas os vossos próprios assuntos, mas também, em interesse pessoal, os dos outros’, aconselhou. (Filipenses 2:4) Seu conceito altruísta serve de excelente exemplo para qualquer cristão que pense em decorar o cor.
    Um dos mandamentos para os cristãos é pregar e ensinar as boas novas. (Mateus 28:19, 20; Filipenses 2:15) Sendo assim, um cristão não deve permitir que nada, incluindo sua aparência, desvie a atenção de outros de ouvir essa mensagem. — 2 Coríntios 4:2.
    Embora adornos como piercings ou tatuagens possam ser populares entre alguns, o cristão ou a cristã precisa perguntar-se: ‘Que reação esse tipo de adorno provocaria na região onde moro? Será que as pessoas me associariam com grupos que vivem à margem da sociedade? Mesmo que minha consciência me permitisse, que efeito teria o piercing ou a tatuagem sobre outros da congregação? Encarariam como evidência do “espírito do mundo”? Será que alguns duvidariam de meu “bom juízo”? — 1 Coríntios 2:12; 10:29-32; Tito 2:12. Quem procura agradar a Deus reconhece que tornar-se cristão envolve oferecer a sua pessoa a Deus. Nossos corpos são sacrifícios vivos apresentados a Deus para o Seu uso. (Romanos 12:1) Assim, os cristãos maduros não encaram o corpo como sua propriedade exclusiva, a ser danificado ou desfigurado a seu bel-prazer.
    Desenvolver e exercer a capacidade de raciocínio treinada pela Bíblia ajuda os cristãos a evitar as práticas extremistas e masoquistas deste mundo irremediavelmente ‘apartado da vida que pertence a Deus’. (Efésios 4:18) Poderão assim permitir que a sua razoabilidade seja conhecida por todos. — Filipenses 4:5.(DESPERTAI! 8/8/00 pg 18-19) tive um estudante tatuado de umbanda e betel disse o seguinte:"A pessoa não pode voltar atrás no tempo e corrigir tudo do qual se arrepende,portanto,alguem assim pode tornar-se cristão mas seria apropiado,para evitar má impressão de outros,que ao se empenhar no serviço cristão tentasse cobrir de algum modo a tatuagem".No caso da foto,como isso seria impossível que sirva a Jeová assim mesmo,o que passou,passou.Mas,é claro que a pessoa teria de ser preparada para como alguns o iriam encarar no ministério cristão.No mais,poderia ser um bom testemunho do poder transformador da palavra de Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era testemunha de Jeová, tinha um estudante que tinha uma tatoo no pescoço descendo pro braço e outra na canela. Lembro que ele logo parou de assistir as reuniões porque vez por outra surgia um comentário depreciativo da tribuna com relação a tatuagens, e ele (estudante) ficava todo constrangido porque, querendo ou não, aqueles comentários dos anciões e servos da tribuna eram para ele. Não durou muito e ele pulou fora. Depois de algum tempo o revi e ele disse que estava frequentando outra igreja evangélica, e nessa não existia tais preconceitos embutidos. Então acho mei que dificil alguém com caracteristicas desse cara todo tatuado sobraviver muito tempo no salão no reino, mais cedo ou mais tarde ele pularia fora. Mesmo que falem de aceitar todos, sabemos que muitos lá dentro o olharia com outros olhos.

    ResponderExcluir
  3. Á alguns dias atráz li uma reportagem de um homem que tinha
    várias tatuagens nazista(racista) no rosto e por todo o corpo, e ele se tornou evangélico as tatuagens o incomodavam muito, até que uma ong anti racista pagou p/ que ele
    removesse as tatuagens do rosto.
    As vezes não é a tatuagem em si mas a sua mensagem que podem incomodar a quem levamos a mensagem, e isso pode vituperar o nome de Jeová. Conheço muitos irmãos que tem tatuagem e nem por isso deixaram de ser test. de Jeová. Os conselhos dado da tribuna é para aqueles que conhecem e ainda assim tem fortes desejos de fazer tatuagens

    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha cidade tinhamos um Sup. de circuito que tinha umas dez tatuagens. Uma era bem visível no braço e ele ia ao campo de blusa de manga curta numa boa, tambem um ancião com algumas tatuagens e agora mais recente, uma publicadora não batizada. Em todos os casos, não vi nenhum tratamento discriminatório, mas cabe a a ressalva de que todos somos imperfeitos e logo pode haver algum irmão que olhe de lado, mas o amor não condiz com esta atitude.

    Certamente seria diferente ter um ancião fazendo discurso na assembléia com o rosto todo tatuado, mas como sabemos Jeová não leva em conta o tempo em que a pessoa viveu em ignorância e Ele não é parcial, mas em cada nação o homem que o teme(com tatuagem ou não) lhe é aceitável. Atos.10:34,35.

    ResponderExcluir
  5. André. Em maio faz um ano que assisto as reuniões até o momento nenhum ancião dirigiu-se até mim falando sobre qualquer coisa sobre a readmissão, mas ouço comentários frenquentemente no estudo da revista a sentinela dirigindo-se a mim, cada um no seu pedestal como a pessoa mas limpa do mundo. Eu acho que se fosse no tempo da lei mosaica eu estava frito, caso algum desses irmãos vivessem em tal época. Mas eu me vejo neles, cheio de fervores e inculpes. Certamente alguns deles se estivessem ali no meu lugar já teria pulado fora faz tempo. È dificil a readmissão, pois além de termos de procurar enfrentar um salão do reino cheios de pessoas que outrora falava com você, mas agora a cada comentário é um chibata na sua moral, como se você fosse a pior pessoa do mundo, ainda bem que o rei Davi, viveu em épocas tão distante da nossa senão, talvez não suportaria a disciplina. Não sei até quando irei assistir as reuniões, pois, a cada dia, parece mais dificil, a readmissão. Fico feliz, por você e todos que conseguem a readmissão, quanto a mim é só esperar. Dejeso que você não desista, pois, Jeová, certamente, não esqueceu de nós.

    ResponderExcluir
  6. Amigo,desculpe a franqueza,mas ou vc não foi um bom instrutor ou seu estudante não foi humilde.Se era vc quem dirigia o estudo deveria ter considerado com ele informações maduras a respeito e até mesmo conversado com aqueles que fizeram discursos para evitar maus-entendidos.Foi assim que eu procedi com o estudante com tatuagens espíritas e o preparei para sobreviver a 'certos' olhares(até compreensíveis)de alguns poucos irmãos imaturos e ,acredite,ele progrediu e é tj.Com o tempo, o caso dele acabou 'ensinando' a estes que "NÃO COMO O HOMEM VÊ É O MODO DE JEOVÁ VER".Ele se tornou muito querido na congregação.Portanto,ao contrário do que vc disse, muitos lá dentro adimiram e se alegram com pessoas que DESEJAM mudar de proceder por amor a DEUS e estão desejosos de ve-los se achegar a ele.

    ResponderExcluir
  7. Meu prezado,me permita responder o comentário acima,do anônimo que frequenta o salão há um ano e ainda não foi readimitido.Considerando que tenha sido um comentário de alguém sincero e não de um apóstata disfarçado de sincero querendo criticar,pois muitos deles agem de tal modo para INCULCAR críticas à conta gotas na nossa mente(não estou dizendo que o rapaz o seja).Em primeiro lugar, se vc quer voltar precisa escrever uma carta pedindo aos anciãos para que considerem sua readimissão,
    afinal eles não são adivinhos.Em segundo lugar, é preciso muita humildade para que isso aconteça junto com sincero arrependimento,pois quem é assim não considera o que VC PENSA que está acontecendo contigo na congregação.Lembre-se,vc errou e é vc quem precisa de Jeová e não o contrário.Se vc realmente sente saudade de Jeová irá enfrentar até temporal para estar com ele,afinal é assim que fazemos quando levamos um pé no bumbum da namorada e ela resolve nos dar uma segunda chance,concorda?Ele não merece muito mais? As disciplinas que Davi recebia de Jeová eram verdadeiras chibatadas que talvez fizessem vc ou eu romper com Deus(estude sobre isso),mas sabe o que ajudava ele a se manter firme? A HUMILDADE ! e,pelo pequeno detalhe de Davi ser PERDOADOR,ele sempre era perdoado por Jeová.Acredite,meu amigo,os anciãos estão muito desejosos que vc faça isso,comunique-os,e pergunte a eles se tudo o que vc está sentindo com respeito a eles e os irmãos realmente procede,vc resolverá o mau entendido como Jesus ensinou,lembra? fica com Deus e não permita que satanás o desanime com um 'ardil maligno'-PROVERBIOS 6:18-19.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é porque não teve arrependimento genuíno de seus pecados. E fica projetando seus erros na vida dos outros.Culpando os outros pekad consequências de seus atos . Agora a pessoa estuda e aprende sobre os requisitos de Jeová para o servi-lo.Sabe das consequências se pisar na bola.Porque sabe dos relatos bíblicos sobre os ratos de Jeová com os que cometeram erros. Ninguém é aprovado oara um batismo sem preparação. E nessa mesma somos exortados sobre nos manter na adoração.
      Dai vem esse bonito por culpa nos irmos qtye ele não foi readmitido!!!
      Ahhhh criatura anônima tenha paciência! !
      Vá pesquisar mais. Estudar sobre o Rei Davi que logo seu caso será resolvido. Fakta conhecimento em vc. E também Jeová em seu coração.
      Porque quando a pessoa sai da organização por causa de pessoas ele não estava lá por Jeová.
      Ore e vijie-se caro anônimo.

      Excluir
  8. Sei não, acho que alguns não entenderam ainda o objetivo da disciplina da parte de Jeová.

    Uma coisa eu tenho certeza e confio: se Davi vivesse em nossos tempos, aceitaria a disciplina de forma humilde, sabendo que Jeová só "lava cabalmente os erros" daqueles que são humildes para reconhecer que são responsáveis pelas consequências dos seus pecados. (Sal.51:1-4)

    Se a gente ficar procurando motivo para desistir de buscar o perdão de Jeová, a gente encontra.

    Quem quer servir a Jeová aceita seu modo de agir e não fica esperando que todos ao seu redor agradem-no.

    Um conselho bíblico:
    ". . .Ao procederdes na vossa competição contra esse pecado, ainda nunca resististes até o sangue, mas esquecestes inteiramente a exortação que se dirige a vós como a filhos: “Filho meu, não deprecies [a] disciplina da parte de Jeová, nem desfaleças quando és corrigido por ele; pois Jeová disciplina aquele a quem ama; de fato, açoita a cada um a quem recebe como filho.”"

    - (Hebreus 12:4-6)

    ResponderExcluir
  9. Um recado ao amigo acima que deseja
    voltar, vc. deve estar muito ansioso em voltar a ter o favor de Jeová, mas se refletir no ex. de Davi, mesmo se arrenpendendo muito ele também perdeu muito, principalmente com respeito a sua família, com certeza se vc. estivesse no lugar de Davi não resistiria a disciplina, sirva A JEOVA com alegria, não desista. As vezes qdo passamos por uma correção achamos que tudo o que é falado da tribuna é p/ nós não encare as coisas dessa forma, fé em Jeová e siga em frente. Tenha o passados apenas como aprendizado.

    ResponderExcluir
  10. Reginaldo e Anônimo. Por favor me desculpe mas parem de dizer que "talvez seja um apóstata", eu fui desassociado por motivo de fornicação, não fiz sexo, com ninguém, mas pequei uma fama extraordinária na congregação,a gente quando é jovem, vai além do permitido no namoro, e eu na época como sincero na minha religião comuniquei aos anciãos, resultado, expulsão. Não tenho ódio por ninguém na congregação, mas tenho um grande amor por Jeová. O que eu acho duro é o tempo da disciplina, o medo que os irmãos nutrem de falar com a gente, sinto que somente alguns, gostam da gente, e eu lhes entendo mesmo assim, mas alguns gostam de deixar bem claro nosso posição de desassociado e às vezes são muito rude com a gente, eu fico feliz por todos os que são testemunhas de Jeová, e não desejo que nenhum seja desassociado por minha causa, dentro do salão alguns desavisados quando se dirigem a mim eu digo que sou desassociado. Eu só quero que alguns se coloquem na nossa situação, e seja mais amorosos, não com palavras, mas com a maneira de ser, que nós sentiremos ao primeiro olhar. Eu não desisto de Jeová nunca, nem que eu morra fora da organização, já deixarei de lhe amar, busquei a Jeová, por amor, então somente o amor que eu tenho a Ele é que me faz buscar mesmo na humilhação a que somos submetidos. "Humilhaivos perante Deus e Ele vos enaltecerá".

    ResponderExcluir
  11. Estou eu aqui sem sono, e lembrei que já havia ouvido algo a respeito do blog..
    Enfim, estou desassociada há exatos 6 meses,excluindo o período de inatividade.
    Como todos aqui,alimento o desejo sincero de retornar à organização e sei o quanto não será fácil. Muito mais pela propagação da minha história, que o erro em si. (sem querer menosprezar minha própria transgressão)

    Não sei se o amigo, Reginaldo acima, encontra-se na mesma situação que a minha ou se é um cristão ativo. Mas, a jornada até a readmissão é longa, creio que não é necessário entrar em muitos detalhes, já que todos aqui sabemos disso. Não é uma questão de "comunicar,e perguntar aos anciãos a procedência de algum pensamento ou sentimento própio".. Podemos resumir em provas de um arrependimento genuíno. O que nem sempre em fácil já que estamos sendo julgados por pessoas imperfeitas, que mesmo sobre a direção do espírito, "vê o que aparece aos olhos", são incapazes de "ver o coração". (1 Sa 16:7)
    Eu, me sinto verdadeiramente feliz em saber que já adorei um Deus "examinador dos corações".
    (Pr 17:3) e confio em suas decisões, e na maneira que usa a Sua organização terrestre.
    Espero um dia, poder me dirigir a cada um aqui sem constrangimentos e podê-los chamar de irmãos.
    Despeço-me com as palavras de Paulo aos Coríntios.. " Por isso não desistimos; porém, ainda que o homem que somos por fora se definhe, certamente o homem que somos por dentro está sendo renovado de dia em dia.Pois, embora a tribulação seja momentânea e leve, produz para nós uma glória de peso que ultrapassa mais e mais, e que é eterna,ao passo que fixamos os olhos, não nas coisas vistas, mas nas coisas não vistas. Porque as coisas vistas são temporárias, mas as coisas não vistas são eternas".
    (2 Co 4:16-18 )
    Um forte abraço a todos, fiquem com Jeová.

    ResponderExcluir
  12. o pessoal ai que pensa em desistir.assista a reunião de domingo agora o estudo vai falar sobre jeová o deus de todo consolo.so um lembrete a sentinela 1 de fevereiro de 2012 fala sobre o armagedom.ali o artigo fala sobre todas essas revoltas que estão acontecendo no mundo,a revista mostra que possivelmente satanás esta ajuntando as pessoas para a grande tribulação.reunião de mes passado o discurso publico falou que o numero dos ungidos ja esta reduzido ao maximo,mas que não precisa todos os ungidos receberem sua herança espiritual para começar a grande tribulação depois do armagedom os ungidos que estiverem na terra recebem sua herança.o discurso mostrou tbem que a obra esta avançada,mas não precisara ser pregada em toda a terra se a obra for sempre adiada nunca vira o fim.ou seja esta preste de jeová dizer basta.não desistamos jeová não quer que nos desistamos,satanas sim.e não tenhamos medo desses dias que virão pois signicam nossa salvação.e lembre-sem jeová e um pai amoroso e sabe o que seus servos precisam no tempo serto tudo se ajeita.não desanimamos ao receber sua disciplina.que jeová cuide de todos.

    ResponderExcluir
  13. SENTIMENTOS DE INUTILIDADE.as vezes podemos pensam.jeová ja conhece meus problemas.e se eu estou cansado deles,acho que ele tbem esta!as vezes pensamos que não mereçemos conversar com ele.lancem sobre Deus toda sua ansiedade,por que ele cuida de voces.1pedro 5;7.pesquise e medite sobre os seguintes textos biblicos.lucas 12;6,7 joão 6;44 hebreus 4;16;6;10 2 pedro 3;9.esses textos nos ajudam a perceber que jeová quer nos ouvir,e não precisamos ser um super-homem em sentido espiritual para ser ouvido por jeová.o salmista davi-que sabia bem o que e estar ansioso e aflito-expressou confiança de que jeová está perto dos que tem coração quebrantado e salva os que tem espirito esmagado.so o fato de que apenas jeová nos houve mostra que ele se interessa por nós.jeová não deu aos anjos a tarefa de escutar nossas orações.se jeová ouve pessoalmente nossas orações é por que ele as considera importantes.DESPERTAI DE NOVEMBRO DE 2008.

    ResponderExcluir
  14. Sei não...mas tem gente aqui comentando com outros objetivos...:\

    ResponderExcluir
  15. olha,como eu não tenho o CD ROM da WATCHTOWER LIBRARY-2010,não tenho como formular um comentário coerente e seguro a respeito do tema abordado no post,portanto todos os comentários abordado até aqui me pareceu firmes e seguros,digno de um WTLIB portanto vou procurar me informar mais a respeito do assunto,desde que seja visto do ponto de vista da organização e em beve voltarei para tentar dizer algo a respeito.

    ResponderExcluir
  16. Minha humilde opinião. Só quem está desassociado ou já foi, sabe como é complicado. É muito fácil dizer que o fulano não voltou por que não amava a Jeová, etc...

    Mas eu afirmo que hoje eu tenho uma outra visão dos desassociados, na verdade a visão correta, a de Jeová. Pessoas que erraram mas que desde que se arrependam serrão aceitas por Jeová de volta.

    Penso no filho pródigo, mesmo depois de tudo que fez, seu pai quando o viu voltando fez o que? Virou as costas? Foi até ele e o cumprimentou de modo seco? Não! Lançou-se ao seu pescoço e deu um forte abraço, como que dizendo: Que bom que você voltou!

    Antes de mais nada, quero deixar claro que já acompanho o blog do André a quase um ano, ou mais. Estou desassociado há 1 ano e 3 meses. NÃO SOU APÓSTATA! Antes que alguém diga!

    Porém, percebo que muitos não estão dispostos a imitar a misericórdia e amor de Jeová. Este tempo desassociado, só faltei uma reunião, mas passei por momentos de desânimo muito grande, mas meu amor a Jeová falou mais alto.

    A nível de exemplo: seis meses atrás foi feito uma necessidade local aqui falando sobre como tratar desassociados. Na ocasião havia 3 desassociados na congregação, eu, outro irmão casado e uma irmã que cria o filho sozinha.

    Este irmão sentava sempre junto com a mãe que é sozinha na verdade e com a esposa e essa mãe tinha um certo contato com ele. Aqui em casa meu contato é com minha esposa e filha, mas nada espiritual, óbvio. Meus pais moram na casa de baixo e cortamos o contato social, tipo almoçar juntos, tomar café, etc. Coisas que eram comuns. E a irmão não tem família cristã.

    Mas foi dito da tribuna o seguinte: O parente que não mora na mesma casa e que fala com o desassociado a menos em caso de doença pode ser desassociado! E frisou: Este é um problema da congregação! A irmã mãe do desassociado ficou vermelha e sem saber o que fazer. A pergunta é: O erro dela justifica o erro dos anciãos em tratar do assunto? A orientação é clara: Casos assim devem ser tratados com conselho direto a pessoa, no caso a mãe dele, já que era a única que precisava mudar a atitude.

    Outro comentário: Ninguem tem de ficar sem jeito por passar por um desassociado não, o desassociado está nesta condição por que quis. É como se dissesse que é errado ter pena de um desassociado.

    Apesar disto tudo, não há motivos para desistir, afinal o Deus a quem servimo é inigualável em amor e no fim o que conta é o favor DELE.

    Portanto, que nós que hoje estamos desassociados continuemos nos esforçando para voltar para nosso PAI, pois Ele está nos esperando de braços abertos.

    ResponderExcluir
  17. Andre e Washimgton: Constantemente entro aqui e fico lendo para ver se tenho notícias de vocês, se já estão perto de ser readmitidos, como está a vida e etc. Não tenho como saber de vocês de outra forma a não ser ler o que comentam aqui. Não esqueço das inúmeras vezes que as palavras deixadas aqui, e muitas delas do próprio André e também do Washington me reanimaram e fortaleceram a minha determinação de não desistir NUNCA. Quantas foram as madrugadas que procurava um post que tivesse pontos de encorajamento e também os comentários que acompanhavam. Pelo menos eu sentia que 'tinham mais pessoas' nessa luta e aliviava um pouco a dor.
    POR FAVOR, assim que conseguirem chegar ao fim dessa disciplina (e acho que está bem pertinho p/ os dois) deixem algum contato, algun celular que eu possa enviar mensagem, ligar ou mesmo um e-mail p/ escrever diretamente!
    Os meses já passaram, mas constantemente oro a Jeová por vocês dois e por todos os outros que também precisam de força dia após dia para voltar por completo para a organizãção de Jeová! Grande abraço.....

    ResponderExcluir
  18. meus comentarios são baseados em plublicações que leio e em discursos proveridos nas reuniões.

    ResponderExcluir
  19. Sandro, por recomendações médicas (leia-se, anciãos), estou evitando comentar sobre minha situação, mas o que posso dizer é que estamos perserverando.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que volto em breve. Mandei minha carta tem tres semanas e meia, agora to no aguardo. Minha terceira carta. Acho que volto em 2011 ainda.

    Que Jeová te abençoe Sandro.

    Nós continuamos a passos largos para retornar para nosso Deus e Pai, Jeová.

    ResponderExcluir
  21. Engraçado como os usuários aqui fogem do contexto. O assunto inicial foi tatuagens e piercings, no entanto, houve comentários sobre a dificuldade de retorno a organização, alguns criticaram isso como se não fosse tão difícil assim, houve acusação de apostasia.. Em fim, já que o objetivo aqui é de expressar-se, aí vou eu..
    Esses últimos dias tenho sentindo um grande desânimo. Não tenho muito com quem conversar. Me afastei dos "amigos" e mesmo os que são amigos de verdade, não posso contar no momento. Uma grande amiga de décadas mora em outro Estado, e também está desassociada, mas não tem nenhum objetivo de retorno. Tenho uma outra amiga, que não faz muita idéia de quem Seja Jeová e muito menos seus padrões de moral;minha mãe... Ha minha mãe, essa não tenho palavras para descrever, sempre tive um diálogo muito franco com ela. Mas falar sobre a organização é complicado. Sabemos que não e aconselhado e o principal, tenho medo de criar expectativas demais em seu coração, e não conseguir atingi-las.
    Hoje me dei conta de quanto o tempo passa rápido. Peguei o livro "Brilhando Como Iluminadores Do Mundo" (livro usado no Curso da Escola do Serviço de Pioneiro) Oito anos já se passaram. Não vou entrar em detalhes de tempo para não ficar deprimida. O que desejo destacar, é uma das ultimas seções do livro. Nesta seção, foi usado como referência o livro Achegue-se cap 26. Neste capítulo, é mencionado um texto que sempre gostei, hoje mais do que nunca. “Perdoarei seu erro e não me lembrarei mais do seu pecado.” (Je 31:34) É óbvio que Jeová ainda se apercebe dos erros que cometemos, prova disso é o registro bíblico das falhas cometidas de Seus servos no passado. Porém Ele nos assegura que, uma vez que perdoou a um pecador arrependido, não agirá contra este no futuro por causa desses pecados. Como é reanimador saber que Jeová está "pronto a perdoar". Seus olhos vão muito além de nossas falhas. Com ele, está o "verdadeiro perdão" (Sal 130:3,4)
    Fico por aqui. Encerro novamente com as palavras de Paulo, dessa vez aos cristãos em Roma: "Quem nos separará do amor do Cristo? Acaso tribulação, ou aflição, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem governos, nem coisas presentes, nem coisas por vir, nem poderes,nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criação será capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".
    (Ro8:35,38,39)

    Um forte abraço à todos.

    ResponderExcluir
  22. se a mãe do rapaz dessasociado não podia sentar e falar com o filho, pq irmaos entram neste blog p falar com um desassociado? dois pesos duas medidas.
    andré se vc quer ser readmitdo delete esse blog, vc ajuda vc e os irmaos a nao cair em tentaçao e ler os comentarios

    ResponderExcluir
  23. A INTERNET AGORA É MORFONETE:na assembleia de circuito aqui em Mairiporã-sp,que eu participei como estudante da bíblia,a parte que mais gostei foi a da programação de sábado pela manhã,onde no simpósio:CUIDADO P/NÃO DESONRAR O NOME DE JEOVÁ,na parte das redes sociais,a internet foi comparada a um morfo e portanto prejudicial a espiritualidade,só que ainda há a penicilina,derivada de um morfo que faz bem p/saúde e que neste caso podemos reconhecer como sendo o site J.W da organização com dezenas de publicações em PDF para o público que faz bem e que devemos usa-las e so assim,conforme o tema da assembleia podemos santificar o nome de Jeová.

    ResponderExcluir
  24. André. Quando o corpo de anciãos anunicam da tribuna dizendo que fulano não é mais nosso irmão. Sofremos bastante com isso, mas aceitamos tal condição, mas alguém pedir que não conversamos um com outro mesmo nesta condição miserável que nos encontramos só pode estar de brincadeira. Não existe na bíblia nem em nenhum lugar do mundo alguma regra dizendo que não podemos conversar um com outro. Este blog tem contribuido bastante para que nós desassociados tenha um lugar para externar nossos sentimentos. Quem não gosta deste blog e estar nos criticando é que estar infringindo o regramento bíblico, de falar com os expulsos. Este blgo tem me ajudado bastante a suportar a disciplina, aqui posso desabafar, sentir o que os outros como nós estão sentindo. Jeová é maior que qualquer humano que nos julgue pelo seu modo de ver as coisas. Jeová não é um Deus cruel, é um Deus justo e sabe como nós temos procurado serví-lo, pecamos, mas quem nunca pecou ? Todas as vezes que acesso a net seu blog é visitado por mim, pois vejo que não estou sozinho em buscar a Jeová mesmo estando desassociado. André sinceramente alguns irmão contribuem em muito é para não voltarmos nunca mais a servi a Jeová, seja pelos seus comentários, seja como nos julgam, seja como nos vêem como demônios, etc. etc. Somente, somente, somente o amor a Jeová é que nos faz passar por cima disto tudo. Alguns deviam ficar calados, já estariam contribuindo demais para o nosso retorno e pararem de criticar os desassociados. Deixem os desassociados em paz.

    ResponderExcluir
  25. o único apóstata aqui é o PASCOAL RELOAD,e já faz um bom tempo que ele não comenta,pois toda vez que tenta leva sapatada.

    ResponderExcluir
  26. Meus queridos,qualquer um aqui que é ou já foi ancião sabe o quanto se deseja que vcs voltem e é do fundo do coração que digo isso a não ser que alguns na congregação sejam como diótrefes que gostava de "lançar fora"(desassociar)os irmãos-(3 João 10).Imagine-se no lugar das pessoas sinceras da congregação dele,talvez ancião..! Agora se coloque no lugar daquele desassociado em corinto.Primeiro,deve ter ouvido as duras palavras de Paulo em 1 coríntios 5:2-"..e nem ao menos pranteastes,a fim de que o homem que cometeu esta ação fosse tirado do vosso meio?"(por favor,leiam o contexto e respondam o que acham de ele saber que seria rejeitado pelos irmãos,o que não estava acontecendo até Paulo criticar aquela congregação exatamente por falar e tratar a situação com sentimentalismo DESAPROPIADO?).Como a situação mudou para aquele homem errante! Considere agora o retorno dele..Primeiro,teve que lutar arduamente para limpar as arestas do seu erro.Segundo,Frequentou as reuniões mesmo se sentindo rejeitado.Como ele deve ter falado de Paulo no início,não é verdade!!Algumas coisas ditas pelo própio Paulo em defesa dele na segunda carta nos mostra alguns detalhes que é quase que exatamente o que passa um desassociado e mostra também que o fato de isto acontecer hoje na congregação não a torna errada,apesar de alguns lá serem imaturos e,porque não dizer,até desumanos em alguns aspectos.Quando foi escrita a segunda carta não havia se passado nem um ano e o homem já mostrava arrependimento,portanto,o que conta não é o tempo decorrido e sim o grau de arrependimento e seus frutos.Para alguns isso leva meses ou anos,para outros isso talvez nunca aconteça.Aqueles irmãos lá em corinto que a princípio estavam sendo suaves demais agora em questão de meses não queriam perdoar o homem já arrependido.Sim,isso estava causando uma profunda tristeza diabolicamente perigosa para a espiritualidade e o retorno do homem,de modo que Paulo teve que exortar:"..agora,AO CONTRÁRIO,deveis perdoar-lhe bondosamente e deveis consola-lo para que tal homem não seja tragado pela sua excessiva tristeza-2 coríntios 2:7". Queira notar que a desassociação é um procedimento duro mas bíblico e por isso requer muita humildade para quem DESEJA retornar,tudo o que vc sente,inclusive certas maneirices de alguns irmãos desumanos na congregação aquele homem sentiu e passou, então,não há porque criticar o que Jeová já se deu conta há muito mais tempo do que você.Se console com a ilustração do filho pródigo,mencionada acima por alguém.Antes de vir o perdão da congregação a pessoa arrependida já foi perdoada por Jeová que "sabe o que vc é no íntimo"e que,ainda na estrada de retorno o "avista de longe" e em seguida acolhe.E se alguns na congregação são perecidos com o irmão do pródigo lembre-se que entre os anjos vc é visto com alegria,mesmo antes de ser aceito na congregação,que não lê o coração de nimguem e POR ISSO precisa ter mais cautela.É por isso que em certos casos especiais não seria errado orar em base particular por um desassociado que esteja dando passos para um retorno.Caso o harmagedom viesse o que acham que Jeová faria com alguem assim? "arrazará realmente o justo junto com o iníquo?"-Genêsis 18:23.Pensem nisso,meus queridos,mas lembrem-se que é preciso esforço para retornarem à congregação também,isso é bíblico.Estou me dirigindo a pessoas sinceras que apesar dos solavancos amam a Jeová e amam nossos irmãos também e que apesar dos altos e baixos caminham com determinação.Eu os amo de coração e sei que a maioria dos irmãos também.Não acreditem em apóstatas e suas motivações. precisamos dar nosso voto de confiança aos irmão que dirigem a obra pois não é fácil e fazem isso de graça,por amor mesmo!!

    ResponderExcluir
  27. Reginaldo. Fico feliz em haver pessoas na organização como você. Nos deixa maravilhado. Suportar por um ano inteiro indo ao salão os efeitos da disciplina, só se faz isto por amor a Jeová. Certamente mostra, como nós os errantes, estamos queremos servi ao verdadeiro Deus. Obrigado pelo o comentário.

    ResponderExcluir
  28. Oi André!

    Na Congregação em que eu me reunia, as irmãs (pioneiras algumas), possuem três furos na orelha, todos com brincos e grandes argolas, usam tornozeleiras e vestimenta fora do padrão que geralmente observamos nas demais congregações. Logo do inicio, foi um choque para mim, que vim de uma Congregação muito conservadora. Com o passar do tempo acostumei-me e entendi a máxima: "Jeová olha o coração..." Bjs e fica com Jeová sempre. Tô na luta ainda..., mas, chego lá! Com fé em Jeová volto esse ano. Bye.

    ResponderExcluir
  29. respondendo o anonimo..... quando ele disse ao André que na bíblia não fala nada que não podemos falar com desassociados.. Então...se realmente obtiverem conhecimento da bíblia saberão que em 1 Corintios 5:11 - 13- diz: (cesseis de ter convivência com qualquer um que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idolatra..... removei o homem iniquo de entre vós) sabemos que a disciplina pode parecer dura e sem sentido no começo..... mas é para o nosso melhor.....é difícil ficar sem falar com quem amamos... mas isso faz parte e é necessário... é uma questão de obediência e a verdadeira obediência, aquela que Jeová espera de nós é a que obedecemos sem criticar o motivo pelo qual devemos obedecer.. afinal quem melhor que Jeová para saber o que é ou não bom pra nós? ai também mostraremos o quanto confiamos nele... só passando por todos essas etapas da disciplina que aprenderemos e daremos conta de quão importante realmente era estar entre o povo de Jeová.....a desassociação só faz sentido quando nos damos conta de quão grave foi nossa atitude.... e na verdade só nos encontraremos nessa situação se nós mesmo permitimos que isso acontece.... afinal todos sabemos quais são as consequências de cometer um erro... cabe a cada um decidir se quer ou não passar por isso.... Lembrem-se.... Jeová vê o coração... e ele só da disciplina a quem ama.. quem esta nessa situação..sinta-se muito amado por Jeová.... e cuidado para não difamarem seu nome... pq dai de nada adiantará esse tempo todo lutando para estar entre seu povo novamente... se ainda estiver deixando Jeová triste...

    ResponderExcluir
  30. oi para todos !!! meu nome e tatiane e sou dessaçociada !!!!hj estou com 25 anos e aos 19 fui dessaçociada os 17 uma pioneira regular muito exemplar !!!! falta duas semanas para me casar !!!estou retornando a casa de jeova ... e me imagino todos os dias guando for anunciado minha readimiçao ate choro de felicidade imaginando este dia tao esperado!!! fiz jeova muito triste por te lo abandonado ...e fiz satanas dar gaitadas de jeova 9 imagine o ke nao disse a jeova - olha la sua filha tao zelosa agora esta naum e mais sua filha mas sim minha kkkkkkkkkkkkk)por aodio a satanas e maor ao meu pai jeova estou retornando e muito feliz pela diciplina que tive que passar ...sofro muito ainda de saldades de meus pais pois naun conversao comigo seguem o mandamento de jeova de nao ter convivencia com fornicadores...eu os adimiro muito pois naum e facil ficar longe de um filho !!!! tenho um e seu o amor que os pais tem nos seus !!! quero dar honra a jeova ...o que o mundo me deu nao me fara falta nenhuma kkkkk nao ganhei nada apenas perdi !!!!nao encaren a diciplina de jeova como maldosa mas sim como amorosa ...para que nao sejamos calejados ..e para que nossas vidas sejao puras e de acordo com seus padroes
    ....eu vou estar no novo mundo de jeova ...eu vou fazer o pssivel para servi lo plenamente ....kero estar la
    por favor quem esta dessasociado nao defamem o nome de jeova ...vcs conheçem ele como ninguem e sabe que e um pai amoroso que esta pronto a te perdoar !!! choro amrgamente e parece ke meu coraçao vai sair para fora !!!! e peso a ele sabedoria ...e jeova tem me ajudado muito tenho recebido publicaçoes diariamente !!!acho ke vai demorar uns dois anos para mim ser readimitida ...mas eu vou estar ali firme e forte anciosa contando os segundos e feliz de mais so esperando a aprovaçao de meu pai !!!! nao quero mais nada alem de minha familia unida servindo a jeova ate o fim !!!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Hoje q achei esse blog e to vendo q os comentários são de 2012. Tem um tempinho então, mas gostei de ler os comentários. Apesar do assunto ser sobre tattoos e afins, o que me interessei bastante pois tenho várias, gostei tb do rumo que tomou os comentários para a desassociação. Bom, sou desassociada e estou tb tentando retornar. A meu favor tenho algumas coisas como: estou a km de distância da congregação à qual fui desassociada e com isso sem contato com ninguém de lá e também sou uma pessoa bem fria ( o que espero mudar qd eu voltar) e assim não me importo de não falar com ninguém. Qd vou as reuniões, sempre escolho aquela cadeirinha bem ali atrás, discreta e sem chamar mt atenção, até pq sempre chego bem em cima da hora e não quero tirar a atenção dos demais. Qd não tem lugar ali, me sento lá na frente. Assim que fui desassociada, ainda assisti algumas reuniões em minha congregação e fazia questão de sentar nas primeiras cadeiras, bem lá na frente onde ninguém queria sentar (povo é bem tímido la, não gostavam de sentar na frente e ficarem no centro das atenções). Eu sentava no lugar onde sempre sentei qd associada. Eu não tinha vergonha do q fiz?!? Estava querendo dar uma de orgulhosa ou algo do tipo?!? Não é questão disso. Eu estava lá por Jeová, assim como estou hj. Se tem alguém q fala cmg, q se importa ou não, to nem aí. Eu quero é o perdão de Jeová e voltar pra Ele. Se vão ter irmãos q vão me olhar esquisito por causa das minhas tattoos, q vão imaginar o que fiz pra ser desassociada, me criticar, me julgar, volto a repetir, to nem aí. Vejo q, pelo q já conversei e já notei, mts desassociados se preocupam mt com isso. Não sei se por eu ser uma pessoa extremamente fria isso seja mais fácil pra mim, mas vcs não devem pensar em pai, mãe, amigo, nada! Deixa q Jeová se encarrega de cada um. Fica ligado no seu. Faça seus esforços em voltar pra Ele e deu. Nada de se preocupar com o q vão falar ou achar. Qd ouço algo da tribuna q serve pra mim, única coisa q faço é falar no meu íntimo: "ops, entendi essa Jeová! Já entendi! Vou dar um jeito nisso!" Não fico pensando q um irmão ta me cutucando ou alfinetando, penso logo q Jeová ta querendo me alertar. Se é algum comentário q não é de Jeová, q aparenta ser bem pessoal de algum irmão, q se dane. O cara é imperfeito e tem o direito de errar. Deixa q Jeová cuida dele se tiver q ser. O povo da congregação onde fui desassociada é terrível na questão da hipocrisia. Jeová q me perdoe, mas como eles são. Amam julgar e apontar dedos. Acha q isso me abala ou me desanima?! To nem ai pra eles. Quero é ter Jeová de volta na minha vida, servir a Ele q sei que é o certo. Claro q essa minha falta de amor ao ser humano em geral, o que inclui aos irmãos deverá ser mt trabalhada pra eu voltar, mas a questão é, vcs não devem se preocupar com eles. Não foquem neles. São seres humanos. Quem quer vcs de volta é Jeová, quem quer q vcs O sirvam é Jeova, não irmãos imperfeitos. Pensem nisso. Vcs estão voltando pra Jeová e não para os irmãos. A consequencia disso será a aproximação dos irmãos qd forem admitidos, o que pra vcs será mt bom e q aí sim começarei uma guerra cmg mesma pra aceitar essa aproximação. No mais, confio em Jeová pra tudo isso. Ele vai prover o que for necessário no momento certo. Um passo de cada vez. Espero que Jeová abençoe a todos e q, como faz um bom tempo, vcs já estejam não mais comentando aqui pq já foram readmitidos. Um beijo e fiquem com Jeová.

    ResponderExcluir
  32. Um estudante de um irmão da minha antiga congregação, era roqueiro, baterista, curtia um Hard Rock, em específico Guns n' Roses. Começou a estudar a bíblia e hoje é outra pessoa. Ele tem Tatuagens no braço e nas mãos. No antebraço ele tem uma caveira envolto por Rosas e duas baquetas cruzando o rosto da caveira, na mão ele tem uma aranha negra, e no ombro uma outra que não me lembro. Hoje ele é publicador batizado, está crescendo como nunca na organização, esta namorando uma irmã batizada, e Jeová continua abençoando-o de uma forma incrível. (desculpem meu português). Aparência não faz o homem, mas a Fé no Deus verdadeiro e suas atitudes junto com o amor a Deus é que eleva um homem a integridade espiritual. Conheço também uma pioneira, amiga da minha mãe, que tem um dragão na perna. Mas ela não liga, porém, por não deixar transparecer algo ruim aos iniciantes, ela tampa com pó de maquiagem. Uma amiga minha tem um código de barras com o nome do filho dela na batata da perna, batizada, ela faz o mesmo do exemplo anterior. E assim vai, todos vivendo em união na congregação, servimos a Deus, não as pessoas. Abraços

    ResponderExcluir
  33. UM IRMÃO DO SALÃO DO REINO NÃO PODIA FAZER CIRURGIA SEM SANGUE E FOI DEIXANDO A FERIDA DO ROSTO CRESCER E FOI CRESCENDO .... VEJA O VÍDEO ... DEPOIS QUE A MÃE DELE MORREU ELE DECIDIU FAZER A CIRURGIA COM SANGUE ...
    https://www.youtube.com/watch?v=aVPhXO-Hgd4

    ResponderExcluir
  34. Eu sou desassociada ha 4 anos e foi a melhor coisa que me aconteceu liberdade de pensar de ter minha vida sem manipulacoes isso nao tem preco. Uma verdadeira corja nao tenho fé em nenhuma palavra tudo é apenas uma grande encenacao. Fui ser feliz e nao volto ok.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.