sábado, 27 de fevereiro de 2010

ANIVERSÁRIOS


"Um nome é melhor do que bom óleo,
e o dia da morte [é melhor] do que o dia em que se nasce".
- Eclesiastes 7:1


Como todos devem saber, o Distrito Federal é um lugar único no Brasil. Não somos um Estado, somos um Distrito formado por várias regiões administrativas, popularmente conhecidas por cidades-satélites. São o equivalente aos bairros de vocês, só que bairros mais independentes com infra estrutura de uma pequena cidade. A maioria foram planejadas, criadas e povoadas de forma organizada. Assim, aqui no Distrito Federal 22 dias (que é o número de cidades-satélites que existem por aqui) são separados para os tais "aniversário da cidade". Em algumas cidades tradicionais como Gama, Taguatinga, Ceilândia, Planaltina e Sobradinho, geralmente são recheados de shows com gente importante da música popular tais como Jorge Aragão, Chitãozinho e Chororó, NX Zero e afins. Uma boa oportunidade gratuita de ver um showzinho. Certo?

Bem, dia desses o sambista Jorge Aragão iria fazer um show no Gama. Não tenho muita simpatia, mas minha esposa enfim gosta dele. Minha irmã, que é de Salvador, estava em minha casa e logo perguntou se era festa de aniversário da cidade. Ué, se fosse não poderia? Por que? A-ni-ver-sá-ri-o!! Eu poderia responder com uma pergunta bem básica: porque aniversário de casamento pode e aniversário da cidade não pode? Descobri que minha irmã faz parte daquela turma que tem preguiça de ler, pesquisar, e prefere ser "servida" da verdade por opiniões pessoais de irmãos próximos. Então vamos lá!


Todas as vezes que falamos de aniversários, não estamos falando necessariamente do aniversário natalício (Natalício = Natal = Nascimento). Aniversário significa uma celebração anual de um determinado acontecimento. Poderia ser o "aniversário" de um carro que comprou, do dia que entrou no seu emprego, no dia que comprou sua casa própria ou do seu casamento, por exemplo. Quando decidirmos comemorar um aniversário, que não seja o natalício, devemos considerar aspectos circunstanciantes como se é apropriado, se vai servir de pedra de tropeço, essas coisas, mas não porque é condenado pela Bíblia. Muito pelo contrário, as Escrituras está cheia de situações aonde o povo de Deus comemoravam aniversários: as celebrações de Israel era um aniversário, o memorial da morte de Cristo também é um aniversário (Êxodo 12:14; Lucas 22:19) Desta forma, não existe mal algum se um cristão decidir fazer aniversário de seu casamento ou comparecer a uma festividade de aniversário de sua cidade. Não estará ferindo nenhumá Lei bíblica.

Claro que o mesmo não se aplica aos aniversário natalícios. Sabemos das origens pagãs e religiosas de tal prática e que o fato de elas terem sido mencionadas negativa na Bíblia, fazem com que os cristãos cheguem a conclusão de que não se devem ser seguidas ou praticadas. Portanto, a Bíblia coloca claramente as celebrações natalícias numa luz negativa, algo que os cristãos sinceros não desconsideram.

Mas por favor, na próxima vez que alguém lhe convidar para um aniversário de casamento ou para assistir um show em comemoração ao aniversário de sua cidade, não me pague o mico de dizer que não vai, "porque você não costuma festejar aniversários".

8 comentários:

  1. Eu não acharia correto participar do aniversário de minha cidade, não porque seja um aniversário, mas porque já fomos aconselhados nas reuniões quanto a isso, afinal as pessoas estão ali comemorando mais um ano do nascimento de sua cidade.

    ResponderExcluir
  2. Isso me faz lembrar de vários irmãos que repudiavam a música "Envelheço na cidade". Eu tentei explicar várias vezes que o cantor estava meditando no aniversário de mais um ano longe da cidade, longe de quem ele amava. Mas, eu cansei de tentar explicar isso e hoje evito ouvir essa música perto dos outros. Interessante, que no próprio convite da comemoração (não lembro o idioma, acho que era inglês) falava que era a comemoração - que significa literalmente "relembrar algo junto a outros" - do Aniversário da morte de Cristo. Enfim, cada um com seu cada um.

    ResponderExcluir
  3. "afinal as pessoas estão ali comemorando mais um ano do nascimento de sua cidade."????

    ResponderExcluir
  4. Aniversário da Morte de Cristo = Aniversário do nascimento dessa celebração.

    ResponderExcluir
  5. Aniversário ou não, não me importa. Eu sei que eu fui e levei minhas filhas pra assistir o NX Zero na 49 festa da uva em VInhedo SP foi muito bom os cara tocam bem.

    ResponderExcluir
  6. Aniversário ou não, não me importa. Eu sei que eu fui e levei minhas filhas pra assistir o NX Zero na 49 festa da uva em VInhedo SP foi muito bom os cara tocam bem.

    ResponderExcluir
  7. BIO - tudo sempre girando em torno da velha e boa criadora de problemas e discórdia - a conciência.

    ResponderExcluir
  8. eu não gosto do aniversário de são paulo pois toda vez que participo tem vandalos na cidade causando e isso sem falar dos movimentos sindicais, bandeiras gays e outros grupos reivimdicado seus direitos, nada contra, o problema é a zona que fica , sem clima para mais nada.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.