terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Respirando debaixo d´água?

Da série: observando o mundo.

Dan Braw é conhecido pelos seus livros polêmicos, aonde mistura ficção, ciência e teorias da conspiração como se fossem verdades. Em seu mais novo livro, O Simbolo Perdido, ele apresenta alguns teorias que foram bastante criticados por cientistas e por maçons, que foram os "personagens" principais da história. Mas uma delas, por mais incrível que possa parecer, é verdadeira. A do líquido respirável.

Num dos clímax do livro, o simbolista Robert Landgon é deixado para morrer numa caixa que é inundada por um líquido viscoso. Sem saber ele desmaia, mas continua respirando normalmente até ser salvo pela CIA. Achou a passagem absurda demais? Nem tanto.

Segundo alguns estudiosos, o tal líquido respirável existe e poderá ser utilizado para tratamento de doenças pulmonares ou limitar os efeitos da descompressão para astronautas e mergulhadores. Funciona assim: o líquido, na verdade uma substância chamada perfluorocarbono, enche os pulmões que faz as mesmas transferências químicas da respiração. A diferença é que com o ar, os pulmões precisa expelir o gás carbônico e inspirar o oxigênio para produzir essa reação química, com o líquido, popularmente conhecido como VLT (Ventilação Líquida Total), esse processo é feito simultaneamente sem precisar a retirada do líquido.

No livro, Dan comenta que muitos usam o VLT para experiências de hipnose ou para meditação e relaxamento do corpo. Se é verdade, não consegui identificar nenhuma informação no Google, mas segundo a revista Superinteressante, esta "água" está em fase de testes há 45 anos nos EUA sem um resultado satisfatório. Mas no Brasil já existem médicos que vê esperança nesse novo tratamento. Dúvida? Clique Aqui

3 comentários:

  1. Acho que a graça dos livros desse autor é justamente essa: Misturar ficção com realidade. Com isso, temos a impressão que o que está sendo contado é real e não apenas ficção (mesmo sabendo ser ficção).

    ResponderExcluir
  2. Bom, se é verdade ou não não sei, mas sei que na Bahia já se come água a muito tempo...kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. é tanto livro que existe por ai dizendo que maria madalena casou com jesus e tiveram filhos, que eu fico me perguntando: de onde esses caras tiram tantas babozeiras? e a interesse de quê? e por que? só falta dizer agora que judas é o herói e jesus o traídor! é só o que faltava, eu não dúvido de mais nada, sendo o diabo governante desse mundo, daquí prá frente é fé em Deus e fortalecimento dentro da organização.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.