quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Filme contra Testemunhas de Jeová




Já tivemos vários filmes aonde Testemunhas de Jeová foram referenciados indireta e diretamente de forma inocente, cômica ou pejorativa. Algumas eram inofesivas como as piadinhas infames sobre pessoas que batiam na porta, e outras mais engraçadas como a do filme Os cônicos, uma comédia aonde dois policiais se "fantasiam" de Testemunhas para entrar na casa de uma familia de extraterrestres. Há uma cena similar no suspense policial, Veludo Azul, mas nenhum foi mais contundente até hoje quanto Mundo Perfeito aonde um presidiário foragido adota uma criança, filho de uma Testemunha de Jeová, e durante a sua fuga faz uma analogia entre as nossas Leis restritivas e a prisão. Era, pois para delírio de alguns chega ao mercado o filme dinamarquês TO VERDENER, ("Dois Mundos"), inédito no Brasil, mas que anda fazendo muito sucesso em festivais na Europa e concorre a uma das 10 vagas de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar de 2010, sob o título de "World Apart". Para quem tiver curiosidade, o filme está disponível em partes no Youtube.

O filme, que segundo o subtítulo é baseado numa história real, possivelmente deve ter sido feito por algum desassociado magoado porque, apesar do "conhecimento de causa", tem muitas falhas históricas e é irresponsável ao mostrar a história de uma única pessoa como um espelho genérico de mais de 7 milhões de Testemunhas. A história gira em torno de Sara, uma adolescente que é apresentada como uma Testemunha de Jeová exemplar. Numa das cenas, uma amiga dela, também cristã, diz que há 03 tipos de cristãos: os que aprontam sem pudor, os hipócritas que aprontam escondidos e vivem como santos no Salão, e os certinhos que seguem estritamente todas as leis. Sara se apresenta deste grupo, o que já por si só começa a primeira incoerência pois se ela era realmente assim, como diz, porque aceitou acompanhar uma garota de vida-dupla a uma festa de pessoas não-cristãs?

Mas antes somos apresentados ao drama familiar de Sara, pois seus pais se separam após o adultério cometido por seu pai. Sua mãe decide não dar uma chance e pede a separação e isso me dá impressão que foi frisada para servir de contraponto ao perdão que ele acabará não dando a filha por agir de modo errado. Ridiculo comparar a questão séria da relação de uma pessoa com Deus ao fato de ele ter enfiado uma galha na esposa e ela simplesmente não aceitar isso. Ser cristão é aceitar a traição do conjuge?

Na tal festa ela conhece Teis, um cara bonito, agradável, romântico, um verdadeiro "principe perfeito" por quem Sara se apaixona. Elas perdem o horário do trem e são obrigadas a dormir na casa de Teis aonde o romance vai ganhando envergadura e o conflito começa na cabeça da menina. A partir daí o filme se desenvolve mostrando a vida familiar de Sara, que ainda mantém suas atividades espirituais, e o conflito por uma paixão proibida. É óbvio que Sara já colocou no seu coração o desejo por Teis, mas tem medo de vir a cometer um erro e vir ser desassociada. Olha só, a menina que se dizia direita já pensa em relação sexual logo com o primeiro namorado? Isso porque sua grande preocupação em namorar Teis é vir ser desassociada e perder o contato dos amigos e da família. Para uma pessoa que se dizia séria, Sara cedeu fácil demais.

O filme se dedica então ao processo de desassociação, aonde ela não fala com seu irmão e é questionada pelo namorado como pode existir um Deus que separa familias. Piegas! Depois tem as duas cenas das comissões judiciais que são mostrados na íntegra, aonde anciãos são retratados como homens cruéis e sem coração. Bem, pra falar a verdade, pelo menos em uma coisa concordei com o filme. Nunca entendi porque os anciaos querem saber tantos detalhes ínfimos e pessoais durante a entrevista? Mas mostrá-los como homens duros que tinha a única intenção de fazer Sara sofrer, foi no mínimo, de uma falta de criatividade. Já vi filmes Hollywoodianos fazerem isso de uma forma mais convincente.

Sara é enfim desassociada contra sua vontade, já que ela não queria perder a companhia dos amigos. Para não dizer que o filme não tem clichê, para variar uma das amigas de Sara morre por falta de transfusão de sangue numa das cenas que só não é mais clichê do que a própria situação. No fim, o filme me surpreende, pois pensei que Sara casaria com Teis e juntos virariam católicos fervorosos ou missionários de uma igreja evangélica aonde encontraram o "verdadeiro caminho", mas ela se separa do rapaz e vira atéia. Nessa hora eu deu vontade de rir, mas na verdade eu queria chorar de raiva de tanta besteira, de como uma pessoa podia usar um fato específico para falar mal generalizado de uma organização. Mas depois, pela conclusão da história de Sara, poderia ter sido muçulmana, judia, mórmons ou membro de uma igreja evangélica tradicional, a intenção do filme é falar como as pessoas podem ser felizes simplesmente por acreditar que Deus não existe.

Sobre a visão da Organização é claro que o filme mostra a visão de uma pessoa relativista que acha que as leis e princípios da Bíblia devem ser desprezadas e consideradas apenas as frases poéticas de Jesus ou dos Salmos. Ou tenta mostrar que a religião, de uma forma geral, cerceiam as pessoas e transformam as pessoas em seres infelizes. Lamentavelmente o filme não citou as quase 30 mil pessoas que são readimitas à organização mensalmente com muita alegria e emoção por parte dos amigos e irmãos que o amam, não citou os vários casos de pessoas que ao se envolver com não-cristãos se meteram em apuros como uma gravidez indesejada, um casamento infeliz ou afastamento da organização. Não mostrou as várias famílias felizes e alegres em servir fielmente a Jeová e se apegar às suas Leis justas, não mostrou milhares de irmãos que já se beneficiaram dos tratamentos médicos alternativos sem sangue que salvaram a vida de muitos, inclusive não-Testemunhas de Jeová.

Por fim "To verdener" é um filme imbecil, sobre uma menina idiota e que vai agradar um monte de babacas!

15 comentários:

  1. Na verdade, esse é mais um daqueles filmes feitos pra levar vc, irmãozinho jovem que lê esse blog, a achar que esta perdendo muito ao não se envolver com descrentes, a achar que esta sendo reprimido.

    Como uma certa novela das seis, que acabou pouco tempo atrás, lembram?

    Como o André disse, tem o outro lado da moeda. Lado que Satanás teima em esconder de vc, para que não veja o quanto Jeová é bom e que suas leis não reprimem, mas protegem, e que não veja tambem, o que o "tao livre e maravilhoso mundo" dele realamente causa as pessoas que fazem parte dele.

    Sugiro que assistam um desses fimes que falam de gente arruinada pelas drogas. Vai ajudar a pensar bastante...

    ResponderExcluir
  2. Como é que pode né! Pelo que li não quero nem ver.

    ResponderExcluir
  3. O objetivo dos anciãos ao entrevistar o pecador é levá-lo ao arrependimento e não desassociá-lo da organização. Por isso tentam entrar em detalhes, não para constranger o entrevistado, mas para ter certeza de que aquilo que ela fez, e quantas vezes fez, é tão grave quanto ela acha que é. Notar se a pessoa tentou ser forte mas não conseguiu por causa de terceiros e assim por diante...

    ResponderExcluir
  4. Espero que não chegue ao Brasil, muitos poderão ter uma idéia distorcida sobre as Tes. de JEOVÁ
    ou ter uma curiosidade maior para saber se as coisas são realmente assim, não devemos nos esquecer que qdo. irmãos foram presos em campos de concentração muitos se aproximaram por curiosidade e tinham também idéia distorcida sobre as Tes. de JEOVÁ.

    Att.
    Cléo-SP

    ResponderExcluir
  5. BIO - EU JA SABIA DESSE FILME DESDE O ANO PASSADO QUANDO ELE CONCORREU UMA VAGA AO OSCAR.MAIS É MUITO DIFICIL A ACADEMIA DA UMA CHANCE A FILME DE CONOTAÇÃO EXTREMAMENTE PRECONCEITUOSA. EU NEM MI DEI O TRABALHO DE ASSISTIR, MAIS LI NO WIKIPEDIA SOBRE ELE. POIS É, É SIMPLISMENTE MAIS DO MESMO. A VELHA E MANJADA TENTATIVA DE DISTORCER, CRITICAR, INJURIAR A ORG.SERÁ QUE É FALTA DE ASSUNTO PRA FAZER UM FILME? SERÁ QUE ESSES OPOSITORES NAO SE DÃO POR VENCIDOS QUE NOA DÁ PRA ELES AFETAR A FÉ DE DE TODOS OS 7 MILHOES DE TJS COM ESSAS BOBAGENS? SICERAMENTE, JA DISSE A TODOS ESSES QUE NOS CRITICAM: NO DIA QUE PROVAREM QUE APENAS "UM" DOS NOSSOS ENSINOS ESTÁ ERRADO, EU DEIXO A ORG. E OLHE QUE JA ESPERO ISSO 20 ANOS....

    ResponderExcluir
  6. intessante esse assunto deste filme realmente já vi temas para filmes e esse não, poderia faltar...to curiosa te ver sim principalmente a parte dos anciãos como realmente eles se comportam...acho que tudo leva um pouco mais muitos pretendem se justificar colocando a culpa em alguém ...
    Antonia - RJ

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, nós como Testemunhas de Jeová não devemos ver um filme que obviamente tem o apoio demoníaco e maus objetivos. Como Jeová deve se sentir com seus servos assistindo a um filme que claramente distorce os arranjos que ele instituiu?
    Irmãos, usem seu tempo de forma sábia... nem por curiosidade, não deem margem ao Diabo.
    - KARINA BORGES - TJ - LAGUNA - SC

    ResponderExcluir
  8. Cara, Karina infelizmente não vejo por esse lado..mais respeito sua opinião, mais me refiro ao que realmente leva ao filme um amor impossível se concretizando...é romântico..vc não viu por isso o julga assim.
    Antonia - RJ

    ResponderExcluir
  9. BIO - HÁ MI POUPE VIU ANTONIA.JÁ OUVI DE TUDO ,MAIS ESSA DE QUE ESSE FILME É ROMANTICO FOI DE LASCAR. FALANDO SERIO, INDEPENDENTE DO TEMA, TEM TANTO FILME INTERESSANTE PRA SE ASSITIR, VC QUER LOGO VER UM QUE TEM UM CONTEUDO APOSTATA? TUDO BEM TUDO BEM, CADA CABEÇA É UM MUNDO, A CONCIENCIA É SUA .....

    ResponderExcluir
  10. Pois bem, eu assisti o filme.
    E o que posso dizer é que, é um filme
    barato, com um conteúdo pobre, que
    como bem comentado pelo André, isola
    um caso e o transmite de forma muito
    tendenciosa.
    -O filme não é apenas contra as Tjs
    mas sim contra a fé em Deus, e usar
    este filme por parte de religiosos
    para difamar as Tjs, também tera
    este mesmo efeito. desacreditar Deus.
    Em nenhum momento vi o verdadeiro lado
    das Tjs, o viver feliz, a amizade e o amor
    entre elas.
    Como disse, fraco e tendencioso.
    Mas é uma propaganda gratuíta feita
    a nossa associação.
    Podem ficar tranquilos.
    O efeito apóstata
    sempre é reverso.

    ResponderExcluir
  11. Esse filme é uma bosta, quando a pessoa é desassociada ela não vai no salão naquela dia e para dar o anuncio é somente um ancião, e a congregação não fica olhando para a pessoa.... Sei disso por experiência própria....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende coleguinha, ja vi casos q a pessoa estava no salao no dia q o irmão deu a noticia de sua desassociação! Enfim, na organização todos pensam igual devido ao condicionamento de tudo (ler, estudar, se associar com quem tem a mesma fé). Tudo é feito pelas comissões de anciãos, naão deletam seus irmãos as autoridades, vcs nunca vão ver casos de pedófilos, assassinatos... Enfim, pq todos no final se arrependem e são readimitidos. As TJS fizeram parte da ONU durante 10 anos para obter informação interna de 1991 a 2001 pq nao passaram esta pequena informaçao ao demais? Acontece falhas, mas nada justifica a omissão, pq isso tb da disassociaçao! Ha, e eu nao sou apostata, é só um pensamento... Putz esqueci,, a duvida e o pensamento e do demonio, cuidado!

      Excluir
  12. mais um filme apóstata,tentando denegrir a imagem de jeová e da organização que infelizmente faz com que pessoas desinformadas tirem conclusões erradas a respeito dos tj.

    ResponderExcluir
  13. Fugindo um pouco do tema... Alguém poderia me indicar uma forma de evitar que pessoas que se intitulam Testemunhas de Jeová batam à porta de minha casa? Tenho uma pessoa com grave enfermidade, e que quando consegue finalmente pegar no sono, vem alguém bater na porta oferecendo-se para falar sobre religião... Poderiam me ajudar? Agradeco penhoradamente

    ResponderExcluir
  14. Louise, a intenção das Testemunhas de Jeová é pregar às pessoas. Mas se você achar que está incomodando, pode falar para a próxima TJ que bater em sua porta que não quer ser incomodada; ela avisará para um dos Anciãos e nas próximas visitas à sua rua, pularão a sua casa.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.