sábado, 7 de novembro de 2009

As Testemunhas de Jeová e 1975


A revista Veja da semana passada trouxe uma matéria sobre as predições do final do mundo em 2012 que andam fazendo por aí. Entre palpites e análise de profetadas, chegaram até nós com uma citação de que as Testemunhas de Jeová teriam predito o "fim do mundo" em 1975. Mas afinal, o que aconteceu neste ano?

Em 1966, os irmãos ainda tinham uma visão distorcida do que seria o Armagedom; na verdade, eles achavam que estavam no Armaggedom devido a algumas situações, principalmente desencadeadas pela "grande depressão" da II Guerra Mundial. Foi então, que baseada na cronologia bíblica, o livro "Vida Eterna" declarou que em 1975 faria 6.000 anos da humanidade, e portanto, começaria o Reino Milenar do Reino de Deus.

Embora houvesse a falsa idéia de que em 1975 o armagedom acabaria e que entraríamos no reino milenar, em nenhum momento, as publicações do Escravo disse que haveria uma destruição em massa, ou, um fim do mundo. O livro "Proclamadores do Reino" relata na página 104 que o novo livro suscitou vários comentários e interpretações. "No congresso realizado em Baltimore, Maryland, F. W. Franz deu o discurso concludente. Ele começou por dizer: "Pouco antes de eu subir à tribuna, um jovem se aproximou de mim e disse: ‘Diga-me, que significa esse 1975?’" O irmão Franz mencionou muitas perguntas feitas sobre se a matéria no novo livro queria dizer que em 1975 o Armagedom teria terminado, e Satanás estaria amarrado. Ele disse, em síntese: "Pode ser. Mas não estamos dizendo isso. Todas as coisas são possíveis a Deus. Mas não estamos dizendo isso. E que ninguém seja específico ao falar sobre o que irá acontecer a partir de agora até 1975. Mas, prezados irmãos, a grande questão é: o tempo é curto. O tempo está-se esgotando, não resta dúvida sobre isso."

Enfim, o que aconteceu é que, baseado nas palavras do livro, muitos irmãos começaram a divulgar que haveria uma grande guerra de Deus em 1975. Alguns irmãos venderam seu bens, outros abandonaram empregos, mas nenhuma dessas atitudes foram incentivadas pelo Escravo.

Pelo contrário, por exemplo, foram publicados os seguintes artigos em A Sentinela: “Fazer Uso Sábio do Tempo Que Resta” (1.° de novembro de 1968); “Sirva com a Eternidade em Vista” (15 de dezembro de 1974); “Por Que não Fomos Informados Acerca ‘Daquele Dia e Daquela Hora’” e “Como o Afeta não Saber ‘Dia e Hora’?” (1.° de novembro de 1975). Antes disso, em 1963, o livro “Toda a Escritura É Inspirada por Deus e Proveitosa” havia declarado: “Não adianta usar a cronologia bíblica para especular sobre datas que se acham no futuro na corrente do tempo. — Mat. 24:36.”

Portanto dizer que as Testemunhas de Jeová previu o fim do mundo em 1975 é uma grande mentira e, vindo de uma publicação nacional e respeitável, só pode mostrar que a nossa imprensa, infelizmente, é irresponsável.

9 comentários:

  1. André, infelizmente as testemunhas de Jeová erraram sobre essa data. As publicações do escravo não falaram nada especificamente, mas eu já li com meus próprios olhos (possuo todas as publicações das TJ desde 1960 e tenho alguma coisa dos anos 40 e 50) diversas frases e expressões que levava o leitor a acreditar que o fim realmente viria em 1975. Fora que, em diversos discursos de Sup. de circuito houve declarações ESPECIFICAS de que o fim seria em 75. O fato é que o vigia errou, mas não por estar desatento, e sim por levar a sério a mensagem do Reino e ter muita urgencia em dar o tão esperado aviso. Isso nos ensina uma verdade muito importante, é que já foi dita em muitos livros da classe-escravo mas alguns irmãos se esquecem: O escravo fiel e discretp não é perfeito tampouco imfálivel, mas é verdadeiro e foi escolhido por Jeová para cuidar de seus servos.

    ResponderExcluir
  2. BIO -REALMENTE, JA LI ALGUMAS DAS PUBLICAÇOES DE 50 60 E 70, E REALMENTE NAO SE FALAVA CLARAMENTE DO FIM EM 75, MAS ERA MUITO SUSGESTIVO AS EXPRESSOES USADAS. E IMAGINE ISSO NAQUELE TEMPO QUE NAO ERA O ENTENDIMENTO QUE SE TEM HOJE? AI TODO MUNDO JA SABE O RESTO DA HISTORIA, O PROCLAMADORES ESCRUNTINOU ISSO BEM

    ResponderExcluir
  3. tenho interesse no assunto e espero que um fato como este não sirva de motivo para que eu abandone meus conhecimentos a respeito de jeová. já vi na net alguns vídeos do f.franz falando a respeito desta data, porem nunca me aprofundei no assunto por motivo que eu acho que as pessoas que viviam naquela época estava sobre pressão, achando que o mundo poderia acabar a qualquer momento devido ao medo de uma guerra nuclear, etc. então é de se esperar que eles esperavam a qualque momento que jeová intervisse e os salvasse, só vivendo aquela época para entender o que realmente estava acontecendo.

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha sete anos (1974) na pregação de casa em casa as testemunha de jeová falavam que fim do mundo seria 1975.

    ResponderExcluir
  5. A Torre de Vigia não disse, mas induziu os fiéis a acreditar, como foi em 1925 e com a famosa "Geração de 14".
    Ora, se é o canal de comunicação de Jeová para com os homens, como a Torre se intitula, não deveria errar. É falso profeta sim!

    sorasilva@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Se o Corpo Governante das Test. de Jeová não foi explícito com referência a data de 1975, deu margem suficiente para essa interpretação. O que dizer então sobre o séc. XX? "Dentro em breve, no nosso século 20, se dará a grande batalha do dia de Jeová"!. Livro: "As Nações terão de saber que Eu Sou Jeová", capa verde. Comprei esta publicação num sebo.

    por José Ferreira - Estudante

    ResponderExcluir
  7. Como dizem uma imagem vale mais do que mil palavras!! então vejam esse vídeo no you tube, e depois caro André Lago (que se intitula o pica das Galáxias ) tente explicar, se é que existe uma explicação:
    http://youtu.be/iNDRdEYkZ40

    ResponderExcluir
  8. Logico que o corpo governante das tj's não são inspiradas pois tentaram adivinhar varias vezes a vinda de CRISTO JESUS, sendo que o próprio CRISTO JESUS não revelou a seus discipulos disse que este dia viria como ladrão, mas o corpo governante adotou a doutrina do ladrão de hora marcada.
    Logo o corpo governante bem como os antigos presidentes das tj's são uma classe de FALSOS PROFETAS e devemos seguir o CRISTO JESUS disse que deviamos nos afastar de tais FALSOS PROFETAS, e atentem para DEUTERONOMIO CAPITULO 18 VERSOS 21 AO 22.

    E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
    Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
    Deuteronômio 18:21,22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, as Testemunhas de Jeová nunca tentaram advinhar a vinda de Cristo. Deveria ler mais e parar de repetir baboseiras dos seus pastores.

      Sobre os falsos profetas que tal ler mais sobre isso aqui? http://alberguedoandre.blogspot.com.br/2016/09/igrejas-do-retete-macumba-gospel.html

      Excluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.