domingo, 9 de agosto de 2009

Congresso x Gripe A

A influenza H1N1 está na moda. Embora ela não esteja matando nem 1/100 do que a Dengue anda fazendo, mas o terror da população fez com ela se tornasse a doença número um da mídia.

Entre os conselhos dados por especialistas, evitar ambientes fechados e conglomerados de pessoas é essencial. Então como fica o Congresso? Como ninguém, claro, vai deixar de ir num congresso por causa de uma gripe, vale aqui alguns conselhos.

1 - LEVE LANCHE OU ALMOÇO DE CASA

Esqueça aquelas barraquinhas de cachorro quente e refrigerante que sempre surge em frente a Ginásios ou Estádios. Em situação normal, raramente são limpos, imagine em tempos de Gripe A? O Escravo sempre aconselha, em vez de levar um almoço, lanches leves.

2 - NÃO COMPARTILHE ALIMENTOS

Faz parte do comportamento generoso de nossos irmãos, mas como quem vê cara, não vê mão contaminada, resista a ficar compartilhando alimentos. Pense bem antes de ficar aceitando aquele bolo de chocolate ou salgadinho oferecido pela irmã do lado. O vírus H1N1 é de fácil transmissão por meio do contato físico e as mãos é o maior deles.

3 - MÁSCARA PARA QUE?

O objetivo principal da máscara é evitar que o vírus se espalhe, portanto, ele é indicado para quem está doente. Por isso não vá pagar o mico de ficar usando máscara cirúrgica no Congresso. Além disso, em cerca de 2 horas, por causa da respiração e da saliva, a máscara estará úmida e se alguém doente espirrar bem em sua frente, imagina por meio de quais bactérias o vírus vai contaminar você?

4 - NÃO SE DESESPERE

Os sintomas da Gripe A são bem específicos. O principal deles é que a febre superior a 40º e a dor na garganta chega de uma hora pra outra. Se você está apenas meio febril e com leve dor no corpo, pode ser que esteja apenas resfriado ou com gripe comum, que mata também se não for cuidada, mas não precisa se desesperar. Em vez de procurar os irmãos na enfermaria, vá direto a um posto médico mais próximo da realização do congresso. Lembre-se que os irmãos ali não são médicos e não foram treinados para casos de emergências.

5 - LIMPE AS MÃOS REGULARMENTE

Se não puder levar um álcool em gel, para passar nas mãos todas as vezes em que tocar em locais públicos como parapeitos de escada, corrimão, maçanetas, dirija-se ao banheiro para lavar as mãos com água e sabão. Não se esqueça de limpar bem a capa das Bíblias e das publicações ao chegar em casa.

4 comentários:

  1. Sobre o H1N1 aqui na congregação no qual sirvo, além dessas dicas que vc postou, colocamos no banheiro alcool em gel para quando os irmão chegar higienizar as maõs.E isso ai e bom congresso para voce e todos ai no Gama. Aceite o amor cristão de seus irmãos aqui de Monte Mor SP.

    ResponderExcluir
  2. a limpeza nos salões do reino é impressionante, acho que um modelo a ser seguido por todo o mundo.viva o povo de jeová!

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.