quarta-feira, 20 de maio de 2009

Usamos 10% do cérebro?


Um dia um orador fez um discurso onde ele declarou algo mais ou menos assim: “Hoje, utilizamos apenas 10% do nosso cérebro. Imagina que poderemos fazer no novo mundo, quando na perfeição, estaremos utilizando 100%?”

Essa coisa de 10% logo me incomodou, pois ficou parecendo coisa de música de Raul Seixas, e como toda pessoa com um mínimo de consciência sabe, não se deve levar Raul Seixas à sério. Então fui ao velho Google achar alguma coisa.

Não é que essa coisa de 10% é puro mito? Na verdade utilizamos sim todo o nosso cérebro, afinal, cada parte de nossa massa encefálica é responsável pela mobilidade de uma parte de nosso corpo. É justamente por isso que pequenas lesões no nosso cérebro pode causar danos graves como a imobilidade de um membro de nosso corpo até a debilidade mental.

Segundo alguns especialistas o mito dos 10% surgiu entre espíritas e defensores da paranormalidade. Para estes, quem utilizava 100% poderia levitar, ler mentes, entornar garfos com a força do pensamento, falar com espíritos. Enquanto os demais comuns, como nós, não faríamos tudo isso porque usamos apenas uma parte do nosso cérebro.

Bem como a ciência nunca provou a existência de telepatia, telecinética e coisas parecidas, aliando ao nosso conhecimento da Bíblia sobre espiritismos e demonismos, chegamos a conclusão que essa historia de 10% é algo que não se deve ser mencionada sequer em conversas, quanto mais em discursos.

21 comentários:

  1. Caro André, o senhor deve estar equivocado, também já ouvi comentários desse tipo, mas o irmão falou que usamos apenas 10% da nossa INTELIGÊNCIA e NÃO do nosso cérebro. É óbvio que se usássemos só 10% do CEREBRO, em caso de algumas doenças ou acidentes poderíamos retirar a parte afetada e viver sem sequelas, isso se conseguissemos viver sem.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o outro comentário, ouvi um discurso com a mesma informação e na hora pude entender que é na capacidade de criarmos, entendermos, ou seja, inteligência. Acho que na verdade vc pensou tanto em Raul Seixas que não deve ter dado atenção ao resto do discurso.

    ResponderExcluir
  3. os irmãos nos discursos semp´re dizem CEREBRO. Se eles querem dar a entender que é 10% de nossa inteligencia, porque cargas d'agua eles falam CEREBRO. Fala logo Inteligencia, ou Capacidade de Raciocinio.

    ResponderExcluir
  4. Cérebro ou Inteligência, o argumento é o mesmo e já foi desconstruido por cientistas. Não existe esse negócio de 10% de inteligencia, a nossa capacidade de raciocinar, assim como de andar, de respirar é a mesma numa pessoa normal. Pessoas mais inteligentes ou mais néscias depende da educação que recebeu, ambiente onde viveu e dos genes adquiridos. Portanto, sendo inteligencia ou cérebro, o argumento é nulo.

    ResponderExcluir
  5. Como o povo gosta de discutir, o André está certo, no novo mundo ele não vai ser mais inteligente do que isso nem tampouco o cérebro dele vai funcionar melhor. Ah, e o Vitória vai continuar existindo e jogando toda semana no Barradão (ele será o capitão)...vai ter vendedora de acarajé trajada de catimbozeira...trio elétrico do Dedé Lago...sim, e o verdadeiro papai Noel vai ser ressuscitado, esse sim vai usar 100% do sei lá o que (para não criar polêmica).

    ResponderExcluir
  6. shuahuahuahuahuahuahauhauhuahuhauhuha
    gostei do comentário anterior.
    Fernando, a inteligência vem de onde? Pois é, acho que como puxa saco, voce deva mesmo defender o seu amigo. Mas convenhamos, acha mesmo que o irmão disse 10% do cérebro? Em palavras pode ser, mas é mais que óbvio que se usássemos só 10% do cérebro, o restante (90%,)não afetaria o resto do nosso corpo caso precisasse ser removido.
    Perguntem aí pra quem prestou atenção no discurso, vão ver que estou certo. Bom, como adorador de Jeová, confio no Espírito Santo que Ele dá para os irmãos fazerem seus discursos e acredito que independente de educação, de genes, de ambiente, só usamos 10% de inteligencia,(alguns usam bem menos) mas de cérebro usamos todo ele.

    ResponderExcluir
  7. Pra uma pessoa que se diz adorador de Jeová, ofender a mim, me chamando de puxa-saco soa bem contraditório, não acha? Quanto ao tema de seu comentário, os irmãos que proferem partes, considerações ou discursos comentem muitos equivocos, enganos. Eu mesmo em diversos discursos públicos falei coisas que, só muito tempo depois percebi que não eram corretas. Somos imperfeitos e é natural ouvir coisas que não são tão corretas numa parte da tribuna. Não é isso que vai diminuir nossa fé em Jeová e nosso respeito pelo corpo governante.

    ResponderExcluir
  8. "no novo mundo ele não vai ser mais inteligente do que isso nem tampouco o cérebro dele vai funcionar melhor." SINCERAMENTE, NÃO SEI SE EU ESTAREI NO NOVO MUNDO, QUANTO MAIS VOCÊ.

    "Ah, e o Vitória vai continuar existindo e jogando toda semana no Barradão" AHH, INFELIZMENTE NÃO, MAS ANTES DO ARMAGEDOM, ESPERO VÊ-LO CAMPEÃO!

    "vai ter vendedora de acarajé trajada de catimbozeira..." NOSSA, QUE PRECONCEITO, E DEPOIS AINDA QUEREM RECLAMAR DE DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA.

    "trio elétrico do Dedé Lago...sim"
    DEUS ME LIVRE E GUARDE, MAS UMA BANDINHA DE ROCK, QUEM SABE? ;)

    "e o verdadeiro papai Noel vai ser ressuscitado," VOCÊ ESQUECEU DO DUENDES!

    ResponderExcluir
  9. "Quanto ao tema de seu comentário, os irmãos que proferem partes, considerações ou discursos comentem muitos equivocos, enganos."

    EXISTEM DOIS TIPOS DE ESBÇOS: OS DE TÓPICOS E O MANUSCRITO. ERA MUITO COMUM UTILIZAR OS DE TÓPICOS, COMO AINDA É NOS SALÕES DO REINO, MAS DEPOIS DE TANTOS EQUVOCOS E OPINIÕES PESSOAIS DE ORADORES, OS DISCURSOS DE ASSEMBLÉIAS E CONGRESSOS SÃO TODOS DE MANUSCRITOS, OU SEJA, O ESCRAVO TRANSCREVE TODO O DISCURSO A SER PROFERIDO PARA EVITAR QUE "A TROMBETA DÊ UM TOQUE INCERTO" (1 COR 14:8)

    ResponderExcluir
  10. Negativo. ALGUNS discursos de assembléias ou congressos realmente são manuscritos, porém, TODOS os discursos que são proferidos na congregação local são ESBOÇOS, ou seja, tópicos. Já ouvi muita idéia pessoal da tribuna, tem que relevar nesses casos.

    ResponderExcluir
  11. Se o irmão que fosse proferir o discurso seguisse exatamente o esboço ou as fontes de matéria dele, não ouviríamos coisas tais como: "usamos apenas uma parte do cerébro" ou "Testemunha de Jeová não pode seguir carreira de carteiro ou jornaleiro" ou ainda termos esdruxulos como "mundano batizado".

    ResponderExcluir
  12. Verdade, Fernando, era isso que eu queria dizer, mas não soube me expressar.

    Inclusive, como orador público, era tentado muitas vezes a divagar com opiniões pessoais, mas ainda vem que tive um bom instrutor e modéstia à parte, me tornei um bom orador.

    Porém, por causa de muita bobagem, nos congressos, todos os esboços são de manuscritos.

    ResponderExcluir
  13. mas que pouca vergonha, pessoas que se dizem adoradores de Jeová se matando com palavras. Imagine só...
    Afinal a briga aqui é do cérebro ou do manuscrito/esboço.
    Palhaçada

    ResponderExcluir
  14. Ué... os dois não podem?
    Aliás, divergencias não podem?
    Paulo e Barnabé quando discutiram também foi uma palhaçada?

    ResponderExcluir
  15. Só besteirol...nem todos os esboços em congressos e assembléias são em manuscrito. Antes de emitir uma certeza absoluta dessas primeiro procurem saber, e, por favor, vamos prestar mais atenção à mensagem e deixar a imperfeição do orador de lado.

    ResponderExcluir
  16. Não? Nem todos são em manuscritos? Meu Jeová, e agora?!

    ResponderExcluir
  17. Imperfeição é uma coisa, inserir visão pessoal nos discursos é outra.

    ResponderExcluir
  18. e isso tudo continua uma grande palhaçada. |E o circo pega fogo...

    Toda discursão em que as pessoas envolvidas tentam colocar sua opinião e ponto de vista acima do outro sem levar em conta o que o outro diz é sim uma PALHAÇADA

    ResponderExcluir
  19. Dizem que só usamos 10% de nossa INTELIGNECIA tb é um mito não é possivel avaliar o quanto de inteligencia usamos em relação a um possivel potencial estipulado

    ResponderExcluir
  20. ola, sou biologo e testemunha de jeova, se querem tirar sua duvida sobre a capacidade ou uso, ou seja lá o que vcs estão querendo provar uma para os outros, aconselho a irem no livro "criador" no capitulo sobre o cerebro e relembrarão a explicão referindo-se a 0000000,1 de uso da capacidade do mesmo, leiam lá e será muito mais fácil de resolverem esse debate vazio

    ResponderExcluir
  21. impressionante é como jeová tem feito tudo isso com uma inteligência incrível e a capacidade que temos de dar honra pelos seus feitos.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.