sábado, 17 de maio de 2008

[ Speed Racer ]

Como eu falei esta semana, fui assistir ao filme Speed Racer. Trata-se de um desenho japonês sobre corrida de carros, criado em 1960 e que fez muito sucesso nas duas décadas seguintes. Um jovem de 18 anos corre com o seu carro Mach 5, criado por seu pai Pops Racer, em corridas que lembra muito o desenho “Corrida Maluca”, onde os carros possuem armadilhas que visam tirar o outro da pista. Racer tem a ajuda periódica do misterioso Corredor X, além de sua namorada Trixie (no desenho eles nunca se beijam, sempre acontece alguma coisa) e do seu irmão caçula Gorducho (o preferido de todos) que dá o tom da comédia para o desenho, sempre se metendo em confusão com seu chimpanzé de estimação Zequinha, onde no final, acaba salvando sua família de enrascadas. O filme é fiel ao desenho, por si só, já vale à pena.

Na verdade, eu tinha visto o trailer no cinema e não me empolguei tanto, mas como Speed foi um dos meus desenhos preferidos da infância, fui conferir para ver se tinha um revival em minha mente. É bom? Bem, depende de qual público você se encaixa:

:: Tem mais de 30 anos e foi fã do desenho nos anos 70/80.

Ao contrário da meninada de hoje que exige que os personagens dos quadrinhos sejam iguais no cinema, você já é maduro e está mais para admirar a nova tecnologia do que qualquer outra coisa. Vai gostar do filme apesar do Speed Racer ser americano, e não japonês. Do ponto de vista da história e dos personagens, ele é fidelíssimo. O ruim é que os diretores Wachowski criaram o filme com muitas cores e esqueceu do principal, a trilha sonora, que dava o tom do desenho. A mistura de atores de carne e osso com animação, em algumas cenas não dão certo, fazendo o filme parecer inverossímil, mas a ação rápida consegue mantê-lo até o fim. Pesquenos detalhes não foram esquecidos: as confusões de Gorducho e Zequinha que nunca das cenas acaba “salvando” sua família, as cenas onde aparece eles lutando como se fosse um vídeo game, além do famoso grito Vai Speed Racer, Vai que o tornou lendário.

:: Tem menos de 25 anos e nunca assistiu Speed Racer em desenho animado

Não, vá. Você odiar o filme. Sem conhecer o desenho e suas características, vai achar o filme todo muito irreal e fantasioso. O filme tem muitas cenas que imitam o desenho, que para acontecer na vida real do cinema, precisou algumas cenas com animação. As cenas dos carros durante a corrida, parecem carrinho de brinquedo (e na verdade são mesmo), mas dificilmente carros de verdade conseguiriam aquele efeito que lembrasse exatamente como era nos desenhos. Por isso, não vá, a não ser que você tenha que levar alguém que se aplica a terceira categoria...

:: Crianças que nunca assistiram Speed Racer

Apesar de nunca saber quem foi o grande corredor do Mach 5, muitas crianças vão adorar assistir o filme. A produção fez um filme cheio de luzes e de cores, que lembram muito um desenho animado. As cenas de corrida prendem a atenção e, além disso, Gorducho e Zequinha sempre conseguem arrancar risadas deles. Tinha um que não parava de rir ao meu lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.