sábado, 9 de junho de 2007

[ Brigadista ]

Esta semana acabou o mini curso de brigadista que a minha querida empresa pagou pra mim e mais 39 funcionários. Hoje foi o clímax, com aulas práticas de tudo que se têm direito no quesito primeiros socorros e combate a incêndio. Minha nota? Num sei, vamos fazer às contas:

USO DA MAGUEIRA E DO HIDRANTE

A tarefa em dupla, consistia em simular a necessidade de apagar um fogo utilizando a mangueira e o hidrante. Teríamos que correr até o hidrante, desenrolar a mangueira, encaixar o cabeçote, ligar a água e ajustar a válvula na forma que a água saísse em forma de neblina. Depois teríamos que revezar com a mangueira ligada, desligar e enrolar a mangueira. Bem, minha companheira foi justamente a minha Gerente, assim, eu já sabia que se acontecesse alguma coisa errada eu teria que levar toda culpa. Mas foi tudo tranquilo. No final, como sou palhaço tive que molhar todo mundo, pois acredita que tinha umas patricinhas que não queriam molhar a escovinha? Nota 9,5.

USO DOS EXTINTORES

Na nossa frente um espaço com madeira e papel pegando fogo, noutra óleo diesel ídem e na terceira um fio eletrico dando curto circuito. Três tipos de extintores: água, pó químico e CO2. Nossa tarefa era usar o extintor certo para cada tipo de fogo. Ele dizia qual era o fogo e nós pegávamos o extintor e usava no lugar certo. Tranquilo também! Na hora que ele falou "Óleo Diesel", peguei o CO2 e mandei brasa... ou melhor, mandei gelo. Mas o melhor mesmo foi ver que o extintor também serve para gelar a Coca Cola que estava quente demais. Depois que eu fiz isso, todo mundo quis fazer também. Inveja mata! Nota 9,5

CASA DE FUMAÇA

Uma casa cheia de corredores impregnada de fumaça. A tarefa é passar por ela, pois segundo a física, a fumaça sobe e no chão o ar se concentra. Não fiz... tenho asma. Logo depois, quando a fumaça já tinha se dissipado, só em entrar, já me sentia sufocado, imagina se eu iria entrar com a casa pegando fogo? Deus é mais! Nota 0.

RAPEL

Descer numa altura de 200 metros um rapel preso a uma corda? Tipo... tenho medo de altura e acredito piamente que se Jeová quisesse o homem nas alturas teria criado ele com asas. Sou macho, mas às vezes falha, então, na hora H corri do Rapel. Nota 0.

Média.... 4,75.

+ + + + + + + + + + + + + +

Mas falando sério. Esse curso de Brigadista é muito interessante. É incrível como achamos coisas simples complicadas e vice versa. Por exemplo: só depois desse curso descobrir para que serve a respiração boca a boca. Aposto que nenhum de vocês sabem para que é. Mas pelo menos me sinto preparado para apagar um fogo quando ele começar ou dar os primeiros socorros se houver necessidade.

Assim, estar comigo ficou cada vez mais seguro. Você vai confiar??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.