quarta-feira, 27 de junho de 2007

[ Os 7 Pecados Capitais ]

"Hê, André... você é crente e não sabe o que são os 7 pecados capitais?"

+ + + + + +

A Globo trouxe à tona um assunto que há algum tempo tinha curiosidade. De onde surgiu essa história de pecados capitais?

Resposta: Igreja Católica.

Os Sete Pecados Capitais não é um ensinamento bíblico, foi criado pelos Católicos com o fim de educar e proteger seus fiéis. Trata-se de um conjunto de vícios, que segundo o dogma da igreja, levaria alguém ao inferno se continuasse a praticar. Atualmente, a lista dos sete pecados aceitos pelo Vaticano são:


VAIDADE
INVEJA
IRA
PREGUIÇA
AVAREZA
GULA
LUXÚRIA


Mas nem sempre foi assim. Inicialmente no lugar de preguiça, o pecado era a "soberba"; no século VI o Papa Gregório substituiu por "Melancolia" e finalmente no século XVII chegou ao que conhecemos hoje.

Portanto, Os Sete Pecados Capitais nada são do que mera tradição de homens que Jesus tanto condenou quando esteve na terra (Mateus 15:1-3, 9). Ao contrário dos bereanos que se preocupavam em confirmar se aquilo que os apóstolos diziam era bíblico (Atos 17:10, 11), a cristandade aceita qualquer filosofia imposta a ela por meio de seus líderes farisaicos.

Em vez de listar sete pecados capitais, a Bíblia lista 15 obras da carne (fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo, inimizades, rixas, ciúmes, acessos de ira, contendas, divisões, seitas, invejas, bebedeiras e festanças) e curiosamente a maioria aprovada e praticada pela própria igreja.

Mas o mais importante é a ênfase que a Bíblia dá aos Nove Frutos do Espírito, este sim, o que todos nós devemos nos preocupar em refletir em nossas vidas.


AMOR
ALEGRIA
PAZ
LONGANIMIDADE
BENIGNIDADE
BONDADE

BRANDURA
AUTODOMÍNIO


Contra estes... não há Lei! (Gálatas 6:19-23)

4 comentários:

  1. E não adianta esperar que não vai ter novela nem como o título Frutos do Espírito nem propriamente manifestando-os. No entanto, a maioria das novelas conseguem demonstrar todas as obras da carne no mesmo programa, porque será hein? (1Jo.5:19)

    ResponderExcluir
  2. André,
    Essa vc se superou. UAU! Concordo plenamente!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Fala André, como sempre seus textos são incríveis! Deixa eu te falar... to vendendo pen-drive e mp3 de 1 GB!! Baratisssimo, qualquer coisa me liga! Abraços, Diego Pinho.

    ResponderExcluir
  4. a alegria do pecado tomou conta de mim e é tão bom ser assim, a própria música já é um incentivo a praticarmos os sete pecados capitais.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.