Quando comecei a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová há 27 anos, o fato d´eu ter sido evangélico me fez ficar muito tempo dividido entre dois mundos. Impossível não fazer comparações, mas que logo iam se dissipando quando conhecia a verdade bíblica. Uma coisa naquela época, me havia chamado a atenção: a discrição de nossa Organização. As Testemunhas de Jeová pregavam de casa em casa, e só! Não tinha programas na TV, nem programas de rádio, não faziam "cultos" nas ruas, não promoviam debates na mídia e raramente davam entrevistas. Acostumado com o a forma evangélica, questionei ao meu instrutor que me respondeu o seguinte: "Pregamos sobre o Reino, queremos que as pessoas conheçam a Jeová, não queremos que isso se torne um circo." Sob críticas e perseguições, hoje existem mais de 7 milhões de Testemunhas de Jeová no mundo, 80% delas advindas da discreta pregação de casa em casa. (Atos 20:20).
As Testemunhas de Jeová não querem chamar a atenção para elas, salvo, se for para defender nossa fé. Não nos intrometemos nos assuntos deste mundo, porque sabemos que a justiça, saúde e segurança só serão estabelecidos pelo governo de Deus. Durante anos, com o advento da internet, a Organização sempre relutou em permitir que os irmãos entrassem em redes sociais, primeiro, para não expor os irmãos ao feitiço do mundo de Satanás, e segundo, para não acontecer justamente o que aconteceu recentemente com o caso Paula Fernandes.
![]() |
| Por causa da falta de bom senso de alguns, as Testemunhas de Jeová tiveram um tipo de exposição que não acrescenta em nada na pregação das boas novas. |
Fui pego de surpresa quando começou a pipocar em fins de fevereiro, na rede, notícias de que as Testemunhas de Jeová estavam boicotando Paula Fernandes por ela dizer que suas canções, supostamente, seriam espíritas. Gente, eu sou viciado em internet, fico praticamente conectado quase o dia todo, tenho muitas testemunhas de Jeová de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília no meu perfil do Facebook, e sinceramente, não vi sequer uma "campanha" de algum irmão contra Paula Fernandes. Ainda assim, segundo o jornal Correio a Bahia, a tal mensagem que um irmão postou teve cerca de 15 mil compartilhamentos (na foto produzida pelo jornal, já haviam quase 9 mil. Veja mais aqui ) e a atitude impensada de uma pessoa, acabou se propagando e a Organização de Jeová virou motivo de piada. Um vitupério contra o nome de Jeová.
Depois disso, passei a entender porque os irmãos sempre foram contra a entrada de cristãos nas redes sociais. Lembro da época em que um perfil no Orkut era motivo de perda de privilégios na congregação. Atualmente, ficou difícil segurar a entrada desses jovens no Facebook, e o resultado da falta de bom senso custou uma exposição que não contribuiu em nada para a divulgação das boas novas.
Sobre a Paula Fernandes, o que posso dizer é o seguinte: "À César as coisas de Cézar, a Deus as coisas de Deus." (Luc.20:25). Na entrevista ao programa Show Business ela realmente se declara espírita e que algumas canções são feitas com inspiração de um médium. A Lei de Deus é clara quanto a se manter afastado de espíritas e médiuns. (Lev.19:31; Isa.8:19) Se você acha que quando ela canta "eu quero ser pra você a lua iluminando o sol" possa atrapalhar sua relação com Jeová, basta não ouvir. Contudo, permita-lhes lembrar de uma coisa: e quanto aos demais de centenas de cantores que você ouve e que não sabe a procedência da canção? Ouvir MC Catra é menos ilícito do que ouvir Paula Fernandes, só porque as canções dele não tem suposta origem mediúnica? Irmãos, coloca uma coisa na cabeça, todas as canções seja ela qual for é do mundo!, e salvo se você ouve apenas as Melodias do Reino, criticar uma música ou artista é no mínimo, uma falta de bom senso e de coerência.
As Testemunhas de Jeová querem apenas continuar falando às pessoas sobre o Reino de Deus. Querem que elas conheçam tudo sobre a Bíblia, e aprendam sobre nosso Deus, Jeová, o pai, o Deus Todo-Poderoso e sobre seu filho, Jesus Cristo, nosso salvador e Rei. (João 17:3). Não será pregando ódio, preconceito, boicote, que estaremos fazendo isso. Espero que essa atitude impensada de uns poucos jovens cristãos no Facebook, sirvam de lição.
Que Jeová, nosso Deus, e seu filho, Cristo Jesus abençoe a todos!
