terça-feira, 28 de abril de 2009

O que é o Twitter?

Admito que sou meio lento para acompanhar as novidades tecnológicas. Pra mim o Orkut e MSN já bastam, mas sempre inventam alguma coisa nova. Veio o MySpace, Facebook, Limão, LastFM e nenhuma dessas coisas me empolgou o bastante para fazer um cadastro. Mas aí veio o TWITTER. No inicio fiquei meio perdido, não achei a menor graça, afinal, que coisa mais tosca ficar escrevendo texto curtos. Mas aí eu fui adicionado por gente "importante" como Emilio Surita do Pânico, Tania Oliveira Panicat, Frank Aguiar, Lily Allen, Danilo Gentili do CQC e acredite, não eram fakes, eram eles de verdade!

O que é Twitter?


Twiiter é uma espécie de miniblog. Mini porque você só pode escrever no máximo 140 caracteres. Ele parte do princípio de que você deve escrever o que está fazendo agora. São vários textos curtos que mostra sua vida como diário. Mas assim como aconteceu com os blogs, o Twitter deixou de ser um mini-diário para ser utilizado como uma espécie de chat entre as pessoas. Comediantes aproveitam para fazer mini-piadas. Jornalistas aproveitam para dar mini-noticias. Ecochatos para dar mini-dicas ambientais e por aí vai.

Entendendo o Twitter


Você precisa antes de tudo se cadastrar. Embora seja em inglês, qualquer um pode fazer o cadastramento sem neuras. Após o passo inicial vai surgir no canto superior direito alguns links:

Home - Clique sempre para ir à sua página da forma como os outros vê.

Profile - Estão as suas mensagens enviadas.

Find People - É onde você vai procurar amigos que possuem Twitter. A busca pode ser feita no próprio Twiiter ou em sua lista de emails.

Settings - É onde você configura suas informações pessoais como nome, nick (apelido), etc. Em "Picture" você inclui sua foto e em "Design" você escolhe qual vai ser o leiaute do seu mini-blog. Existem 12 opções já prontas ou voce pode colocar uma imagem especifica da internet ou de seu computador.

Pronto e agora?


Cada pessoa recebe um endereço na rede que geralmente é assim http://twitter.com/apelido. Para saber qual o seu clique em "Settings" na opção username.

Assim que achar alguém para seguir você deve clicar em "Follow" do Twitter dele. Isso significa que você está seguindo-o, ou seja, tudo que ele escrever, você recebe uma cópia no seu Twitter. Você acaba de se tornar um "followers", ou seja, pessoas que seguem um determinado usuário. Mas isso não significa que ele está te seguindo. Ele vai ter que fazer o mesmo processo de acessar o seu Twitter e clicar em "follow" (seguir). Resumindo: os "following me", são os usuários que eu sigo e os "followers" são os usuários que me seguem. O número específico de cada um aparece no canto superior direito do seu mini-blog.

Cada atualização é chamada de "tweets" e aparecem no perfil do usuário e de todos os seus seguidores automaticamente. Mas uma pessoa que não te segue, também pode ver suas mensagens bastando clicar no seu Twitter.

Agora você está pronto para ser um twitteiro. Assim como eu, no inicio, você pode ficar meio perdido, mas depois é viciante, principalmente quando você começa a seguir pessoas conhecidas.

Ah, o meu endereço? http://twitter.com/DarthLagus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.