quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

[ Telemakerting ]

Gente, que absurdo! O SENAC-DF cobra R$ 680,00 para um curso de telemarketing. Pagar quase dois salários mínimos para um curso totalmente sem utilidade nenhuma. Pelo amor de Deus, se você está pretendendo fazer um curso destes, desista, invista em outra coisa melhor. Deixa-me explicar-lhe o por quê!

As empresas de telemarketing geralmente são prestadoras de serviço, ou seja, são contratadas por outra empresa para vender o peixe de seus produtos: fazer cobrança, vender algo, prestar suporte técnico a um sistema e assim por diante. Cada contrato tem uma particularidade, e por isso, a primeira coisa que você faz quando entra numa empresa de Call Center é ser treinado para aquele serviço.

Ter experiência anterior é a última coisa em que elas estão preocupadas. Às vezes, há uma preferência principal para os sem experiência. O serviço de call center está naquela categoria, que quanto mais experiente o profissional, mais "picareta" e folgado ele é, e portanto, menos suscetível a cumprir ordens e regras de comportamento.

Um terceiro fato para o profissional de telemarketing é que ele possui dois extremos interessantes: o cargo costuma ser preenchido por "marinheiros de primeira viagem", o jovem em busca do seu primeiro emprego e inclusão profissional, como também, há uma preferência por senhoras, que normalmente são rejeitadas pelo comércio. Mais uma vez, a experiência é o que menos conta.

No entanto, se preparem numa coisa: informática. Quanto mais você conhecer do básico de um computador e de digitação, mais fácil de você conseguir um emprego. Observe também como vai o seu português; vícios de linguagem, nem pensar!

Assim, caso você deseje, entrar nesse mercado, não procure fazer esses cursos caros e inúteis. No Call Center, infelizmente, o que predomina mesmo é o famoso QI (quem indica), e como hoje em dia, o telemarketing* se tornou uma área em crescimento, não é difícil achar um.


PS: Telemarketing é o nome dado ao atendente que faz ligação ao cliente, para cobrar algo ou vender um produto. Aos atendentes que prestam suporte técnico, tecnológico ou operacional a sistemas ou produtos, são chamados de Operador de Help Desk. Chamá-los de telemarketing é quase uma ofensa!


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