segunda-feira, 15 de outubro de 2007

[ Rainha Ester ]

Assim como o Rei Davi, a rainha Ester é uma das figuras mais lembradas como orgulho nacional dos judeus dos nossos dias. Todos os detalhes de sua história estão registrados apenas nas Escrituras Hebraicas e no Alcorão, por isso mesmo, apenas estes livros deveriam ser utilizados para compilar qualquer biografia desta judia que por sua coragem salvou o povo hebreu de uma aniquilação.

Assim é decepcionante o filme Conquista de Reis lançado no Brasil direto em DVD que trata do relato da pobre judia que conquista o coração do rei Persa Xerxes e por sua beleza e influência consegue acabar com uma manobra que visava aniquilar o povo judeu dos seus dias. A produção é excelente, possui bons atores, a direção de arte é ótima e a fotografia também, mas quanto ao enredo...

Pra começar a história registrada no livro de Ester é rápida e simples, desta forma, os roteiristas tiveram que se desdobrar em criar hiatos para manter quase duas horas de produção. É incluída várias sessões históricas que explicam um pouco o ambiente que vivia Jerusalém dominada pelos Persas, mas a história se perde ao se separar da Bíblia insinuando que a coragem de Ester tinha mais haver com o seu caráter do que necessariamente com sua fé em Jeová.

Tudo bem que o nome Jeová não é mencionado uma vez sequer no pequeno livro de Ester, mas o contexto mostra que o grande “calcanhar de Aquiles” era justamente a adoração que os judeus tinham pelo único Deus Verdadeiro que incomodava tanto a Hamã e seus asseclas. Outro incômodo se pode prever pelo nome original do filme (One night with the king), que mostra uma Ester sedutora e que teria dormido com o rei na primeira noite, desobedecendo as Leis dadas por Deus a Moisés.

Enfim, “Conquista de Reis” é um filme para se ignorar. Assim como a maioria dos filmes baseados em histórias da Bíblia. Lamentável.

Um comentário:

  1. Gostei mto de " A paixão de Cristo", "No Inicio", "Sansão" e "Os 10 Mandamentos(de Cecil B. pq o outro é horrível)"
    O resto, realmente, é lamentável.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.