segunda-feira, 16 de julho de 2007

[ Imprevisto ]

A maioria das pessoas acreditam que o destino molda o rumo de suas vidas. Mas a Bíblia, já dizia há mais de 3 mil anos, que o "tempo e o imprevisto sobrevêm a todos..." (Eclesiaste 9:11). O destino não existe, nossa vida não é predeterminada por algo superior, nem pelo próprio Jeová, que nos criou com o livre arbítrio para levarmos a vida conforme nossa própria vontade, arcando com as consequências de nossas decisões.

Curiosamente, algumas pessoas passaram a ter uma visão assim. Um delas foi o escritor do mais novo best-seller literário dos Estados Unidos, Nassin Taleb, com o seu livro Cisne Negro - O impacto do altamente improvável. O livro mais lido dos últimos tempos, fala que o acaso tem um peso muito grande na História em em nossas vidas, que todas as grandes coisas só ocorreram por conta do acaso. Taleb, vai mais além, e acirra uma crítica feroz à comunidade científica, mostrando que não entende como estes não "admitem sua incapacidade ou insistência em fazer previsões".

Enfim, uma luz na escuridão, no meio de tantos escritores que continuam a perseverar na sua própria ingnorância, alguém que escreve algo de interessante. Li a resenha do livro no site da Revista Época, pois ele ainda não saiu no Brasil. Mas quando sair, quem sabe serei um de seus leitores.

2 comentários:

  1. Oie... vc já viu "O Segredo"? O que acha? É recomendado?

    ResponderExcluir
  2. Só superficialmente. Eu acho que não, não gostei da lógica que ela prega... parece mais um dessas teorias de auto ajuda imbecil.
    Mas vou me interar mais do livro pra falar com mais firmeza.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.