A Comemoração da Morte de Cristo, foi realizada em todos os salões das Testemunhas de Jeová neste dia 07/04/2020. Correto? Errado! Devido a restrições governamentais por conta do Corvid-19, reuniões foram proibidas em muitos países, inclusive, aqui no Brasil.
Eu frequento uma congregação junto com um amigo que foi desassociado recentemente, porque voltar sozinho é muito difícil. Então decidimos ajudar um ao outro. O problema é que a Congregação que frequentamos não lembrou de nós. As reuniões "on line" foram disponibilizadas apenas para os irmãos ativos. Mas isso não é problema, assisto as reuniões "on line" de congregações que não fizeram reuniões restritas.
Mas quanto a Comemoração, vou ser sincero, não assisti.
Talvez rolou um pouquinho de preguiça, ou desinteresse, pelo fato d´eu já ter feito esse discurso por duas vezes. O primeiro foi em 1992 num território isolado próximo a cidade de São Francisco do Conde, na Bahia. Éramos uns 20 pessoas reunidos na casa de uma irmã. Eu nem era Servo Ministerial, mas era o único homem, de um grupo que tinha ido apoiar uma pioneira ativa naquela cidade. Fizemos a Comemoração, de uma forma bastante rudimentar. Mas foi emocionante.
O segundo já foi em uma cidade que faz divisa entre Piauí e Tocantins, mas não lembro do nome. Este foi feito num salão do reino, eu já era servo ministerial, foi mais formal, mas não menos emocionante.
Talvez por causa desses dois discursos que eu fiz, tenha rolado uma certa arrogância em achar que ouvir o mesmo discurso de outrém, não seja importante.
Desde sempre aprendemos que a Comemoração da Morte de Cristo é o evento mais importante das Testemunhas de Jeová, e portanto, é considerado imprescindível. Conheço amigos que não se perdoam se perder esse "evento". Uma amiga diz que perder a Comemoração é um pecado imperdoável.
Como eu vivi muito tempo entre os evangélicos, e eles fazem isso mensalmente, acho que fui afetado por isso, e portanto, não senti remorso por não ter assistido esse ano.
Claro que vai haver muitas discussões sobre o que é certo ou errado, que o das Testemunhas de Jeová é correto, e os dos evangélicos é errado, mas vou ser bem sincero... todas as vezes que participei da "Ceia do Senhor" na igreja evangélica onde eu trabalhava, eu me sentia próximo de Jesus e de Jeová.
Sempre agradecia pelo sacrifício resgatador de Jesus Cristo, que ao morrer por nós, permitiu o perdão dos meus pecados e a oportunidade de me beneficiar disso e lutar pela vida eterna.
Tem os irmãos fundamentalistas que vai te dizer que o memorial só serve se for visto entre as Testemunhas de Jeová, na reunião da Comemoração. Eles defendem o padrão, a regra, o ritual, assim como os fariseus defendiam naqueles tempos. Que Jeová tenha misericórdia deles!
Se você está afastado, ou desassociado, deixa eu te falar. Jesus não disse que o memorial tinha que ser num prédio verde claro ou bege, com o nome de Salão do Reino na fachada, tendo um adesivo "JW.ORG" colado nele.
Jesus disse simplesmente isso...
Então, se você não assistiu a Comemoração "on line" ou não foi pra nenhum salão do reino, não se preocupe. Você pode fazer isso em casa!
Antes de dormir, coloque um suco, ou qualquer coisa num copo. Pegue um pão no armário. Se não tiver, pode ser um biscoito. Se proste em oração e ore, ore muito. Ore a Deus pedindo perdão, peça perdão pelas suas ações, por seus pensamentos, por sua preguiça em querer voltar a Jeová. Ore pedindo forças, ore pedindo perdão e no fim, agradeça... agradeça muito a Jesus Cristo por ter morrido por você, por nós, e ter nos dado essa oportunidade, de mesmo estando afastado, ser beneficiado por sua benignidade imerecida.
Jesus não pediu nenhum procedimento padrão ou burocrático. Jesus pediu apenas que você persista em lembrar do seu sacrifício. Jesus pediu apenas que você tivesse consideração pelo seu sacrifício.
Faça isso! Ore muito a Jeová e agradeça em memória de Jesus Cristo.
E que Jeová nos abençoe e tenha misericórdia de todos nós.
