sábado, 12 de novembro de 2016

PERGUNTAS SOBRE MIM...

Um leitor do meu blog, chamado Silvano, me fez essas seguintes 10 perguntas abaixo. Achei elas interessante e em vez de responder diretamente, achei que daria um excelente post sobre mim.

Me julguem à vontade.


(1) O que te motivou a ser um dissidente? 

Segundo um dicionário, dissidente é que ou o que sai de um determinado grupo ou organização por divergir de seus princípios, ideias, doutrinas ou métodos. Eu não divirjo das doutrinas das TJ por isso não me considero um dissidente. Talvez eu questione alguns métodos burocráticos, mas isso não me torna um dissidente.

(2) A religião que você pertenceu é das Testemunhas de Jeová? Se for o caso, oficialmente, ela tem o status de religião ou seita (devo lembrar que o Caminho de Cristo era considerado uma seita)? 

 Sim, acho que isso está bem implícito no blog. Me tornei Testemuha de Jeová aos 17 anos. Antes eu frequentava a Igreja Presbiteriana desde os 10 anos, do qual também tenho muito respeito. Mas minha base bíblica se fortaleceu estudando com as Testemunhas de Jeová.

O que é uma seita? O cristianismo era considerado uma seita pelos judeus e romanos. Os católicos acham que tudo é seita. Os evangélicos acham que os católicos é uma seita. Nessa briga, prefiro dizer que as Testemunhas de Jeová são o que seu nome diz: representantes de Jeová na terra.

(3) Caso tenha sido por alguma medida disciplinar a qual você não gostou, qual é o motivo de você ainda buscar informações sobre essa religião? 

Eu fui desassociado porque cometi um erro, confessei, achei que seria desassociado por esse erro e acabei sendo por outro. Em 2006 levei um par de chifres de minha noiva com o então filho de um ancião. Comprei uma briga desnecessária e me afastando. Me envolvi com uma pessoa do trabalho, fornicamos e acabei casando com ela. Um ano depois fui confessar meu erro e descobri que cometi um erro maior e "mais grave" que esse, ao aceitar ser padrinho católico do sobrinho da minha esposa.  Fui desassociado por praticas ecumênicas, idolatria ou sei lá qual o termo que usam pra isso.

Mas estou pagando um erro justamente conforme as regras explicadas a mim antes de ser Testemunha de Jeová, portanto, embora não concorde com as regras, não me sinto que fui traído ou desinformado. Busco, ainda, porque sei que as Testemunhas de Jeová possui um trabalho sério de pesquisa bíblica melhor do que qualquer religião que frequentei até hoje.

(4) O que te faz ainda ficar vinculado a essa religião, mesmo que os seus membros não te reconheça como uma Testemunha e seu atual estilo de vida se contrapõe? 

 Por que elas são sérias, são coerentes naquilo que pregam e vejo que no geral buscam realmente fazer a vontade de Deus. Meu atual estilo de vida se contrapõe só em ser desassociado!

(5) O termo apóstata te magoa atualmente ou isso nunca foi problema? Ou você acredita que a expressão dissidente se enquadra na sua realidade?

Não, porque apostasia (heresias nas outras religiões cristãs) é quando você defende uma doutrina bíblica diferente da que é defendida na Palavra. A segunda parte da pergunta respondi na pergunta 1.

(6) Sente que é difícil tocar a vida sem mencionar sobre as TJ e seus dogmas ou você o faz por pura diversão quando percebe que incomoda os seus antigos irmãos na fé? 

 A pergunta é meia confusa, mas vamos lá. Eu fui Testemunha de Jeová (a religião) por 20 anos, então ela faz parte da minha vida; assim como a Igreja Presbiteriana também o faz, de certo modo. Foram duas "escolas" do qual participei e influenciaram meu conhecimento bíblico. É impossível não mencionar sobre isso no meu dia a dia. Meu blog é direcionado a desassociados, portanto, a maioria das pessoas que visitam não se incomodam, mas ao contrário, se sentem aliviados por encontrar algo que lhes entendam e os fortaleçam. Isso vai incomodar as Testemunhas de Jeová ativa, porque elas não foram ensinadas a concordar com nada que é feito por um desassociado, mesmo que seja com as melhores intenções. Eu sei disso e compreendo. Nada do que faço aqui é pra me divertir, só informar e esclarecer.

(7) Quando você é fortemente criticado, quem te magoa mais: Um "apóstata"(dissidente) ou um visitante qualquer? 

Nenhum dos dois. A maioria são ataques clichês. Só existe uma coisa que me magoa: quando um desassociado vem desesperadamente procurar ajuda, e depois de todo conselho, ao ser readmitido entra em contato comigo novamente pedindo que eu apague todas as mensagens que ele comentou. Isso magoa!

(8) Você tem alguma esperança de que fará "justiça" ao expor na internet os "erros" que você identifica da religião-alvo?

Não exponho erros doutrinários das Testemunhas de Jeová sobre a Bíblia e consequentemente não estou buscando justiça, até porque não há justiça nenhuma a ser feita. Eu posso questionar alguns comportamentos, métodos burocráticos não-bíblicos, talvez,  mas tem muito mais o objetivo de tentar tirar alguns irmãos da "caverna de Platão" do que expor algum suposto erro.

(9) Tem algum medo ou frustração em recomeçar em outra religião?

 Não. Depois que se torna Testemunha de Jeová é impossível seguir outra religião. Quando falo seguir, falo em acreditar piamente em suas doutrinas e intenções. Há quatro anos concluí um curso de Teologia e isso foi muito importante para entender o contexto da religião como um todo. Atualmente trabalho para uma igreja mas levo as coisas mais como profissionais do que necessariamente espiritual, justamente por não concordar com as doutrinas e procedimentos ensinados.

(10) Tem convicção de que seu atual modo de vida está condizente com a ética bíblica, ainda que, possivelmente esteja em desacordo com a religião-alvo? 

Quem será que está condizente com a ética bíblica hoje em dia? Eu respeito as Testemunhas de Jeová mas não acredito, baseado no que estudo das Escrituras, que a salvação está atrelada a uma bandeira de igreja. Acredito na salvação individual e acredito que todos os que serão já foram escolhidos por Cristo e por isso foram atraídos por Ele, independente da religião que frequentam. Acredito que muitas Testemunhas de Jeová serão destruídas e que muitas pessoas hoje, que estão na dita cristandade serão salvas.






 PLURIBUS E O PARAÍSO Se você é um seriemaníaco, com certeza já deve conhecer "Plúribus", nova série da Apple+ (mais uma, né?). Se...